21.3 C
Porto Velho
25 junho 2026
Início Site Página 955

Governo anuncia megapacote de concursos com 8,5 mil vagas

Para aqueles que buscam pela tão almejada vaga de concurso no setor público, este é um ano promissor. Isso porque a União deve anunciar, nos próximos dias, o primeiro pacote de concursos públicos federais, com expectativa de pelo menos 8,5 mil vagas em 15 órgãos. A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, trabalha para autorizar os certames.

 

Outros dois blocos devem ser disponibilizados até o fim de 2023.O primeiro concurso público do primeiro ano do governo Lula foi autorizado em 10 de abril, com 814 vagas para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Os cargos são para analista em ciência e tecnologia, pesquisador e tecnologista e exigem nível superior. O salário é de até R$ 16.798,48. O edital deverá ser publicado em até seis meses. O concurso é o primeiro a ser realizado pela pasta desde 2012.

 

Conforme o Orçamento Federal de 2023, encaminhado no governo passado e aprovado em dezembro de 2022 pelo Congresso Nacional, a previsão é de que sejam abertas 58.867 vagas para provimento e criação, sendo 47.834 para o Poder Executivo, 6.522 para o Judiciário, 520 para o Legislativo, 240 para o Ministério Público da União e 88 para a Defensoria Pública da União.

 

Segundo Dweck, órgãos com maior déficit de pessoal serão priorizados. “Várias áreas estão com dificuldade. Foi um período de muito desmonte, praticamente sem nenhum concurso”, disse a ministra da Gestão em entrevista à Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Os cargos serão para os níveis médio e superior, com salários de até R$ 23.563,79. As vagas devem ser espalhadas pelo Brasil, com oportunidades para o Distrito Federal e outros estados.

Pacientes acusam médicos por plásticas malfeitas e sem anestesia

Quase 60 mulheres denunciam dois médicos por cirurgias plásticas malfeitas no Rio de Janeiro e na Bahia. Os médicos Gilberson Vanderlei e Rossini Tebaldi Ruback têm milhares de seguidores nas redes sociais e fazem sucesso por exibirem fotos de corpos esculturais e modelos que passaram por suas cirurgias.

Mas, na verdade, as pacientes sofreram complicações graves. Há relato até de procedimento realizado sem anestesia.

As denúncias começaram após a paciente Jaqueline expor o caso na internet. Isso chamou a atenção de outras vítimas, que acabaram se juntando e formando um grupo para denunciar o médico.

Só em Porto Seguro, na Bahia, são 18 mulheres que buscam a Justiça contra os procedimentos feitos pelo doutor carioca Gilberson.

Mas não foi fácil convencer as vítimas a seguirem em frente com a denúncia contra o médico, que tinha feito um contrato com uma cláusula de sigilo completo caso houvesse qualquer tipo de sequela -e a multa era de R$50 mil e mais 30% do valor da cirurgia.

Já o cirurgião Rossini Ruback é acusado de erros médicos por pelo menos 40 pacientes. O advogado Gustavo Azevedo representa 20 vítimas: “Todas, sem exceção, tiveram que retirar as próteses mamárias, reconstruir ou refazer as cirurgias.”

Uma paciente de 69 anos ganhou de presente dos filhos uma cirurgia. O valor: R$18 mil. A cirurgia não deu certo, e, depois de 60 dias, ela teve de retirar a prótese sem anestesia.

Fantástico entrou em contato com os dois médicos.

Rossini Ruback não atendeu as ligações. O advogado dele encaminhou uma nota em que diz serem totalmente falsas as acusações sobre as cirurgias sem anestesia. Informou que o doutor jamais foi condenado judicialmente por qualquer conduta médica e que os documentos confidenciais das cirurgias de cada paciente estão à disposição da Justiça e dos órgãos competentes. Na nota o advogado disse ainda que não considera erro médico o fato de os resultados não terem sido satisfatórios para as pacientes nem mesmo dos procedimentos terem gerado complicações.

G1

Na BR-364, acidente entre Hilux e Corsa deixa duas vítimas fatais em Rondônia

Um grave acidente envolvendo uma Toyota Hilux e um Chevrolet Corsa Sedan, ocorrido no fim da noite deste sábado (15) na BR 364, deixou duas vítimas fatais.

Segundo apurado, a Hilux com dois ocupantes, sendo pai e filha, seguiam sentido Ji-Paraná a Ouro Preto, quando perto da entrada do Morro Chico Mendes se deparam com o Corsa que seguia sentido oposto.

Um morado de Jaru que retornava para cidade e seguia logo atrás da Hilux, nos relatou que por pouco não se envolve no acidente, ele relatou que o Corsa, invadiu a pista contrária ocasionando a colisão frontal entre os veículos.

No Corsa seguia dois jovens que vieram a óbito no local, um foi atirado para fora do veículo. Já pai e filha que seguiam na caminhonete não sofreram nenhum aranhão, “eles estavam traumatizados e chorando, ajudei a destravar as portas e retira-los”, relatou o condutor.

Embriagado, motociclista tenta fugir de blitz, avança sobre agentes do Detran e acaba preso em Rondônia

O fato aconteceu na noite deste sábado (15), em uma blitz da Lei Seca realizada na cidade Jaru. A tentativa de fuga quase terminou com agentes de trânsito feridos.

O condutor de uma motocicleta Honda CG Titan que estava embriagado, foi abordado e se recusou a parar vindo a avançar com seu veículo sobre um integrante da equipe do Detran. Policiais Militares que estavam na operação interviram e conseguiram deter o condutor que acabou caindo na via, metros à frente.

Ao ser submetido ao teste do etilometro ele apresentou alto teor alcoólico, sendo então autuado por embriagues na direção, onde também irá responder por demais de crimes relacionados a direção perigosa.

Mais de 50 mil famílias podem ter desconto de até 65% na conta de energia em RO

Cerca de 59 mil famílias têm direito ao benefício ‘Tarifa Social’, que garante descontos de até 65% na conta de energia em Rondônia. Segundo a distribuidora de energia, a Energisa, os clientes devem fazer cadastro na empresa para ter direito ao desconto.

De acordo com a concessionária, quase 127 famílias são cadastras e recebem o benefício, mas para alcançar mais pessoas, uma busca ativa, “além da inclusão automática por meio do cruzamento de dados da empresa com as bases do CadUnico e BPC”, é realizado pela empresa.

Ainda segundo a Energisa, os moradores que não atualizam os dados no Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) por mais de dois anos, perdem o direito ao desconto. Para ter direito ao benefício, as famílias precisam:

  • Ser inscrita no CadÚnico com renda familiar mensal menor ou igual a meio salário-mínimo por pessoa;
  • Idosos com 65 anos ou mais;
  • Ser portador de doença que precise de aparelho elétrico para o tratamento (nesse caso com renda mensal de até três salários-mínimos);
  • Famílias com integrante que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC);
  • Famílias indígenas e quilombolas inscritas no CadÚnico com renda menor ou igual a meio salário-mínimo, por pessoa da família ou que possuam, entre seus moradores, algum beneficiário do BPC (Benefício de Prestação Continuada).

Traficantes de Cacoal caem com 383 kg de cocaína em Pimenteiras do Oeste

A droga estava acondicionada em vários sacos de plásticos. A apreensão foi feita na noite de quinta-feira (13) pela Polícia Militar, em uma área rural próxima a uma pista de pouso. No total, 383 quilos de cocaína foram apreendidos. As informações foram cruzadas entre as Polícia Federal e Militar, culminando com a apreensão.

As diligências iniciaram no município de Cacoal, após informações de que integrantes de uma família se deslocaram na manhã do dia 13, em uma camionete Hilux, para a região do parque estadual Mequens, possivelmente para buscar e ou receber drogas.

Os policiais militares da PM de Rondônia seguiram a rota da camioneta e em um local bastante ermo, por volta das 19 horas, localizaram um veículo com as mesmas características, ocupado por três pessoas. Em razão de não existirem elementos para conduzi-los à delegacia, o trio foi liberado. Como um dos elementos já utilizara a área para esconder droga, os policiais militares realizaram buscas pela mata e cerca de 20 metros a droga foi encontrada pela PM nas proximidades de uma pista de pouso.

Música ao vivo neste sábado em Vilhena: Jeferson Lázaro se apresenta no Teodora

Um casamento perfeito para a noite deste sábado(15): o cantor Jeferson Lázaro, um dos grandes talentos musicais de Vilhena, e a boa mesa e o excelente cardápio de bebidas servidos no Bar Teodora, localizado na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes.

O melhor da música nacional e do pop rock estarão no repertório do artista. A música ao vivo começa a partir das 20h30.

Diretor de escola é condenado por desviar verbas em Rondônia

O acusado “apropriou-se e desviou em proveito próprio e/ou de terceira pessoa não identificada, indevidamente, verba pública estadual, relativas ao Programa de Apoio Financeiro – PROAFI e outras verbas de convênios relativos a tal programa”, diz trecho da acusação feita pelo Ministério Público de Rondônia.

Ele foi condenado pela prática de improbidade administrativa. O diretor é acusado de desviar R$ 22 mil de recursos destinados à escola. De acordo com a sentença, “houve composição [acordo] entre as partes na seara administrativa referente ao ressarcimento ao erário, reputo desnecessária a condenação do requerido à reparação do prejuízo ao erário, para não incorrer em bis in idem”, escreve a magistrada que sentenciou o diretor.

Mais adiante ela afirma: “está comprovado que, em decorrência das condutas levadas a efeito por esse requerido, resultou lesão ao erário de R$ 22.448,00 (vinte e dois mil e quatrocentos e quarenta e oito reais), referente ao total dos valores constantes dos cheques impugnados nos autos”.

Em Rondônia, homem que matou companheira de 14 anos na frente do filho é condenado a 23 anos

Francielton de Souza Salgueiro foi condenado a mais de 20 anos de prisão nesta sexta-feira (14) por ter matado a própria companheira a facadas na frente do filho do casal, que na época tinha apenas um ano de idade. A vítima, Vitória Amanda, tinha 14 anos quando foi assassinada.

O julgamento foi realizado no Plenário do Tribunal do Júri de Porto Velho e terminou com a condenação e pena de 23 anos e 4 meses de reclusão em regime fechado. O júri foi composto por quatro mulheres e três homens.

No dia do crime, ele disse aos policiais que o bisneto, de um ano, filho da vítima, chegou sozinho na casa dele, que fica aos fundos da residência da menina, e a criança chamava pela mãe.

Francielton foi julgado por feminicídio cometido por motivo torpe e por meio que dificultou a defesa da vítima. Ainda há agravantes pelo crime ter sido cometido em âmbito de violência doméstica, na frente do filho do casal.

Vitória foi morta no dia 5 de abril de 2020 no distrito de Jaci-Paraná, em Porto Velho. A denúncia feita pelo Ministério Público de Rondônia (MP-RO) aponta que o réu matou a adolescente a facadas por não aceitar o término do relacionamento dos dois.

O homem morava com a vítima e tinha um filho com ela. O crime aconteceu na frente da criança, que na época tinha um ano de idade.

De acordo com o boletim de ocorrência , o avô da vítima foi quem encontrou o corpo da neta na área da casa.

Adolescente foi morta pelo companheiro em Porto Velho — Foto: Redes Sociais

Unir suspende aulas noturnas após denúncias de importunação sexual

A reitoria da Universidade Federal de Rondônia (Unir) suspendeu as aulas presenciais no campus José Ribeiro Filho, em Porto Velhonos dias 13, 14 e 15 de abril. A decisão foi tomada depois que denúncias de importunação sexual feita por departamentos acadêmicos da instituição repercutiram.

O assunto veio à tona quando o Centro Acadêmico de Direito 5 de Outubro (CAD5) publicou um documento que narra o episódio onde uma aluna do 9° período foi vítima de importunação sexual.

Segundo a denúncia, a acadêmica estava no banheiro feminino quando um homem tentou observá-la por baixo da porta e proferiu palavras de cunho sexual e tom intimidatório. A vítima precisou pedir ajuda de colegas – pelo celular – para conseguir sair do local em segurança. Até o momento que a denúncia foi publicada, o suspeito não foi identificado.

Depois que o caso foi relatado pela vítima, outras alunas se manifestaram informando terem passado por situações semelhantes.

O Centro Acadêmico de Jornalismo também utilizou as redes sociais para repudiar os casos de assédio ocorridos na Unir e informar que, no último mês, uma estudante de jornalismo passou por uma situação semelhante: um homem proferiu palavras obscenas enquanto ela estava no banheiro feminino.

Inicialmente o Departamento de Ciências Jurídicas (DACJ) da Unir decidiu suspender as atividades presenciais somente para o curso de Direito no período noturno por tempo indeterminado. O departamento levou em consideração o medo relatado pelas vítimas e a falta de segurança.

“Foi identificado que, nos banheiros, incluso os femininos, utilizados pelas discentes do DACJ e de outros departamentos acadêmicos, as portas dos sanitários estão sem trancas. […] As acadêmicas que foram vitimadas pelo ocorrido relataram sua sensação de medo e insegurança quanto ao ocorrido, bem como o receio, justo e inquestionável, de que outras discentes e docentes possam ser vitimadas”.

Segundo o departamento, a decisão de suspender as aulas foi tomada depois de uma reunião realizada com professores, comunidade acadêmica e a própria reitoria da Unir.

No início da noite, a reitoria da Universidade comunicou que suspendeu as aulas do período noturno por três dias para “sanar e tomar as medidas cabíveis” quanto aos casos de insegurança relatados pelas alunas. De acordo com a reitoria, as atividades didáticas podem ser mantidas de forma remota.

G1