21.3 C
Porto Velho
25 junho 2026
Início Site Página 956

Morre o colunista social Zuza Carneiro

O colunista social Zuza Carneiro morreu na tarde desta sexta-feira (14), vítima de complicações de um AVC, sofrido no último dia 21. Zuza trabalhou por anos no jornal Estadão do Norte. Amigos foram às redes sociais e lamentaram o falecimento do jornalista.

Zuza era o mais antigo colunista social em atividade em Rondônia, fundador também de agência de modelo. Estava casado com Eliane Fogaça.

O colunista social sofreu um AVC em março e foi hospitalizado no pronto socorro João Paulo II e foi transferido para a Ameron.

Desde quarta-feira a situação do profissional teve complicações graves e os médicos informaram a família que o quadro era irreversível.

Prazo para justificativa de ausência no Encceja acaba hoje

O prazo para a apresentação de justificativa de ausência no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2022 termina nesta sexta-feira (14). Candidatos que não compareceram ao exame no ano passado precisam apresentar a justificativa caso queiram participar gratuitamente da edição 2023.

Aqueles que não justificarem a ausência precisam pagar uma taxa de R$ 40 ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela prova.

A justificativa deve ser acompanhada de documentos com data e assinatura que comprovem o motivo da falta ao Encceja 2022. As solicitações serão analisadas pelo Inep, e o resultado tem divulgação prevista para a partir de 24 de abril, data em que terá início o prazo para que o candidato apresente recurso.

Gratuidade

Todo o procedimento é realizado por meio do Sistema Encceja. Caso a justificativa de ausência seja aprovada, o candidato ficará apto a se inscrever de forma gratuita no Encceja 2023. As inscrições deverão ser entre os dias 22 de maio e 2 de junho.

O Encceja é aplicado desde 2022 visando possibilitar a retomada da trajetória escolar por jovens e adultos que completaram os estudos na idade apropriada.

Se aprovado, o participante pode ter acesso a certificados de conclusão dos ensinos fundamental e médio.

Professores paraenses vão receber R$ 8 mil de salário inicial

A Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) aprovou, por unanimidade, o aumento salarial de 15% para os professores. A aprovação foi feita na terça-feira (11). a Com o aumento de 15% do salário inicial do magistério, a categoria passa de R$6.956,75 para aproximadamente R$8 mil. De acordo com recente estudo divulgado pelo Movimento Profissão Docente, o Pará paga o segundo melhor salário do Brasil para professores.

Além disso, foram aprovados outros três projetos de Lei encaminhados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc): o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) para os administrativos da Seduc, reestruturação da Seduc e a criação da Fundação de Apoio para o Desenvolvimento da Educação Paraense (FADEP). Agora os projetos de Lei seguem para sanção do Governador do Estado, Helder Barbalho.

G1

Clube promove curso de tiro para crianças; MP recomenda suspensão

Um clube de atiradores realizou um curso de tiro para crianças no último dia 1º de abril. A empresa foi alvo de críticas nas redes sociais após a divulgação de fotos dos menores empunhando armas do tipo “airsoft”.

O curso chamado “Projeto Hunter Atirador Mirim” foi promovido pelo Clube de Caça e Tiro Hunter, em Jataí, no Sudoeste de Goiás.

O clube compartilhou, nas redes sociais, diversas fotografias de ao menos 15 crianças no dia das aulas. Nas imagens, é possível ver os menores segurando as armas de pressão.

O uso da arma de airsoft é permitido para a prática de tiro desportivo, e a venda pode ser feita legalmente a maiores de 18 anos.

Nesta quinta-feira (13), a promotora Patrícia Galvão, titular da 7ª Promotoria de Justiça, recomendou que as aulas sejam interrompidas “imediatamente”, informou o Ministério Público de Goiás.

A recomendação diz ainda que não seja realizada qualquer atividade prática ou teórica de tiro desportivo, ainda que com arma de pressão ou simulacros em geral, com crianças e adolescentes menores de 14 anos.

Mulher passa mal durante treino em academia de crossfit e morre

Uma mulher de 37 anos morreu após passar mal enquanto fazia uma série de exercícios físicos em uma academia de crossfit em Anápolis, a cerca de 59 km quilômetros de Goiânia. Michelle Gomes dos Santos estava fazendo os treinos habituais, quando sentiu um mal-estar e desmaiou na terça-feira (11).

De acordo com a academia Box 4 de Maio, foi constatada a parada cardíaca da mulher e iniciadas as medidas de suporte básico à vida pela própria equipe da unidade.

O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionado “com urgência”, alega o estabelecimento. A academia disse ao UOL que o Samu informou “que não havia viaturas disponíveis no momento para o atendimento e que deveriam aguardar”.

Um dos alunos, que é médico, também foi chamado para ajudar no atendimento e chegou ao local em cinco minutos, acompanhado de outra aluna médica. A dupla e a equipe do estabelecimento continuaram os protocolos de resgate enquanto esperavam o SAMU.

Segundo a academia, o SAMU chegou apenas 30 minutos após o desmaio de Michelle. Os paramédicos fizeram a reanimação, mas a vítima não resistiu.
Michelle treinava no estabelecimento desde agosto de 2022.

Agentes penitenciários anunciam paralisação nesta sexta-feira

Penitenciária Federal de Porto Velho

A partir das 8h desta sexta-feira (14), policias penais federais, os antigos agentes penitenciários, realizam uma paralisação de 24 horas nos cinco presídios federais de segurança máxima.

Segundo Varlei Ferreira, representante sindical e diretor da Associação dos Policiais Penais do Brasil, o objetivo da paralisação é abrir diálogo sobre a regulamentação da carreira, esperada desde 2019, e que a associação ressalta que foi prometida para os primeiros 100 dias de governo.  “Carreira autônoma, como são as outras carreiras, previsão de direção geral na policia, no órgão, tem que ter, é determinação da constituição. Independência funcional, atribuições bem especificadas dessa nova instituição, a Policia Penal Federal, desenvolvimento da carreira. Tudo isso decorre da Constituição Federal.”

Os policias penais também pedem equiparação de vencimento com as carreiras de outros policiais federais, e cobram diálogo da Secretaria Nacional de Políticas Penais com a categoria, como destaca Varlei. Segundo ele, na falta de comunicação, só resta a opção de fazer manifestações e paralisações pontuais.

A associação afirma que durante a paralisação será mantida a segurança dos presos e serão garantidos os serviços essenciais nas unidades. Mas as visitas de familiares e advogados estarão suspensas.

Cerca de 1,6 mil policiais penais atuam na segurança dos presos mais perigosos do país nos presídios federais em Brasília, Rio Grande do Norte, Paraná, Mato Grosso do Sul e Rondônia.

A reportagem não teve retorno sobre a posição do Ministério da Justiça e da Secretaria Nacional de Políticas Penais.

Morre empresário vilhenense Nilton Locatelli

O empresário vilhenense Nilton Locatelli, deixa mulher, filhos e netos. Ele faleceu nesta nesta quinta – feira (13). Locatelli estava internado há mais de um mês com sintomas de infecção. O presidente da Câmara Municipal de Vilhena, vereador Samir Ali, lamentou o seu falecimento e emitiu nota de pesar.

Nota Oficial

Que Deus o receba em sua infinita glória. Descanse em paz com a certeza de que Deus irá confortar o coração de familiares e amigos. Realmente um dia triste para Vilhena. Através desta expresso minhas sinceras condolências”. Samir Ali.

 

Escola Segura já fez centenas de prisões e apreensões

Brasília (DF) 28/03/2023 Ministro da justiça, Flávio Dino, durante audiência na CCJ da Câmara dos Deputados.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, disse nesta quinta-feira (13) que a Operação Escola Segura já resultou em centenas de prisões, apreensões de adolescentes e buscas em todo o país. A ação, iniciada na última semana, visa evitar ataques a escolas brasileiras, em uma parceria dos governos federal e estaduais.

Segundo Flávio Dino, o Ministério da Justiça fará um balanço da operação nesta sexta-feira (14), com os números consolidados de prisões e apreensões feitas nos estados.

“Todos os dias temos registros de prisões e apreensões de adolescentes, assim como da realização de buscas e apreensões. Um dos resultados dessas operações é que temos ataques emanados de indivíduos que atuam solitariamente, mas temos também, infelizmente, agrupamentos que se organizam sobretudo na internet e que têm várias inspirações”, disse o ministro, em evento no Rio de Janeiro. Ação do governo vai da identificação de pessoas que planejam ou estão efetivamente executando ataques até a identificação e desmonte desses agrupamentos, explicou.

Também nesta quinta-feira, o Ministério da Justiça publicou uma portaria com normas para as plataformas de tecnologia lidarem com o problema do ataques nas escolas.

“Temos hoje uma nova norma impositiva, imperativa para as plataformas de tecnologia, podendo chegar a várias sanções, se não houver adesão espontânea, que nós esperamos que ocorra em relação às novas normas”, disse o ministro. “Estamos instaurando hoje os processos administrativos relativos a cada plataforma. Elas serão notificadas desses processos, dos seus deveres e terão prazo para prestar informações ao ministério.”

Flávio Dino recomendou que as empresas cumpram as normas voluntariamente para que não haja necessidade de punição. “Se for necessário, faremos, tanto administrativamente quanto judicialmente. Nenhuma empresa vai ter uma regulação maior do que as leis do país. Isso é o princípio fundamental de um país soberano”, afirmou.

Na quarta-feira (12), o Ministério havia lançado um edital de R$ 150 milhões para fortalecer estados e municípios no combate e prevenção a ataques a escolas. Nesta quinta, foi lançado novo edital, no valor de R$ 100 milhões, voltado para as guardas municipais.

Segundo o presidente do Conselho Nacional das Guardas Municipais, Carlos Braga, o dinheiro do novo edital ajudará prefeituras nas estratégias de segurança das unidades escolares.

“O recurso que o Ministério da Justiça vai soltar é extremamente importante para as guardas municipais, especialmente nesse momento de crise nas escolas no Brasil. As guardas municipais são preventivas e comunitárias por natureza. O lugar delas é, especialmente, nas escolas. Esse recurso vai ajudar a colocar mais guardas municipais fazendo segurança das escolas”, afirmou Braga.

O ministro da Justiça informou que caberá aos estados e municípios decidir como serão usados os recursos e ressaltou que dinheiro poderá ser usado, por exemplo, para comprar mais viaturas e armas letais, ou não letais.

Flávio Dino lembrou que, em vários países, discute-se atualmente se seria benéfica a colocação de agentes armados dentro das escolas e que, nesse momento, caberá às autoridades locais tomar a decisão.

Acadêmica de Direito da Unir sofre importunação sexual e aulas são suspensas

O advogado Bruno Valverde Chahaira, diretor do Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), autorizou “a realização da atividade letiva, devidamente adaptada, por meio de Recursos Educacionais Digitais, Tecnologias de Informação e Comunicação (atividades remotas) enquanto subsistir a condição obstativa/impeditiva”.

No caso, ele se refere a problemas estruturais em salas de aula no Campus José Ribeiro Filho, e também ausência de segurança necessária para o “adequado desenvolvimento das disciplinas” sob sua supervisão.

A medida foi tomada no dia 06 de abril de 2023, seis dias antes de receber nova denúncia apresentada pelo Centro Acadêmico 05 de Outubro.

Na última quarta-feira, 12, Thawane Scatambulo Sena, presidente da Diretoria Executiva do organismo estudantil, apresentou documento a Chahaira contando o relato de uma acadêmica vítima de importunação sexual.

“A Acadêmica C.B, do 9° perı́odo do curso de Direito (turma 2018.2) procurou o Centro Acadêmico de Direito 5 de Outubro para relatar que ontem, quando precisou utilizar o banheiro feminino do Bloco Amarelo identificado como bloco 1D do Campus José Ribeiro Filho durante o período noturno, um homem (desconhecido, até o momento) tentou observá-la por baixo da porta do banheiro feminino”, diz o comunicado.

Thawane Scatambulo prossegue:

“Com o insucesso, o homem permaneceu no outro lado da porta, proferindo palavras de cunho sexual intimidando a referida acadêmica, a qual precisou entrar em contato com um amigo para buscá-la no banheiro de forma que a mesma pudesse sair em segurança. Outrossim, ao informar no grupo da sua sala sobre o ocorrido com o intuito de alertar outras alunas a não se dirigirem ao banheiro do bloco sozinhas, foi relatado por uma de suas colegas que a mesma situação havia ocorrido com ela há algumas semanas”, concluiu.

Com informações do Rondoniadinamica

Sindsef inaugura novas instalações em Vilhena

A direção executiva do Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Rondônia (Sindsef-RO) inaugurou na manhã desta quinta-feira as novas instalações da sede da coordenação regional em Vilhena. A cerimônia foi dirigida pelos diretores, dirigentes das coordenações regionais, representantes do Conselho Fiscal e da Comissão de Ética, que formam o Sistema Diretivo.

A obra iniciada na gestão 2020/2022, conta com ampliação da recepção de atendimento, construção de rampa de acesso e reparos na estrutura interna e externa. O descerramento da placa foi conduzido pelo presidente do Sindsef-RO, Almir José Silva, acompanhado da diretora da Secretaria- Geral, Eliete Azevedo, no ato representando o vice-presidente, Mário Jorge Souza de Oliveira e pelos dirigentes da Coordenação de Vilhena, Roberval Carvalho (coordenador), Janete do Nascimento (secretária)  e Lucinda Josefá (tesoureira).

O município de Vilhena será a sede da primeira reunião do Sistema Diretivo da gestão 2023/2025, que tem como pauta análise de conjuntura, balanço financeiro, Sistema Ping, informes jurídicos e outros temas de interesse das categorias representadas pelo Sindsef.