20.4 C
Porto Velho
25 junho 2026
Início Site Página 957

Defensora pública de Rondônia é denunciada por transfobia: ‘barbudo de vestido’

Uma defensora pública de Rondônia foi denunciada por transfobia depois de fazer uma série de publicações e comentários no Instagram. “Detonar a mulher não é crime, mas falar que trans não é mulher é [crime]” e “por que ‘blackface’ é ofensivo e drag queens não?” são algumas das frases escritas pela servidora na rede social.

A denúncia foi feita na Corregedoria-Geral da Defensoria Pública do Estado (DPE-RO) pelo movimento LGBTQIAP+ de Rondônia, representado sobretudo pelos coletivos Somar e Grupo Comcil. Eles também utilizaram as redes sociais para falar sobre o caso.

Defensoria recebe denuncia de transfobia cometida por defensora — Foto: Redes Sociais

Publicações

 

Depois que o caso foi exposto, o perfil da defensora foi desativado. No entanto, os stories, publicações e comentários foram registrados pelos denunciantes antes que ficassem indisponíveis.

Em algumas das publicações, a defensora questiona a presença de mulheres trans no esporte:

“Mulheres concorrendo nos esportes com trans… quem tem mais força física?”, escreve.

Em outra publicação, ela fala sobre o uso do banheiro feminino, citando um episódio onde uma mulher cis teria ficado com “medo” de frequentar o mesmo banheiro que uma mulher trans.

“O barbudo de vestido que se intitula trans (quando lhe é conveniente), gritou e ameaçou uma mulher negra e grávida que ficou com medo de usar o mesmo banheiro que o ‘trans’”, publicou.

A defensora também compartilhou posts e fez comentários que atribuem a identidade de “mulher” ao sexo feminino e outras questões biológicas, além de alegar:

“E posso ser criminalmente responsabilizada pelo que escrevi. Mas se escreverem a mesma coisa sobre mim não é crime. Porque detonar a mulher não é crime, mas falar que trans não é mulher é [crime]”.

Defensora de RO é denunciada por transfobia — Foto: Redes Sociais

G1

Seduc abre inscrições para profissionais de informática em RO

Teletrabalho, home office ou trabalho remoto.

A Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc) abriu um processo seletivo para contratação temporária de profissionais da área de informática. As inscrições iniciam nesta quinta-feira (13) e seguem até o dia 22 de abril.

As vagas são para os cargos de analista de desenvolvimento e analista de banco de dados para os municípios de Vilhena (RO), Pimenta Bueno (RO), Rolim de Moura (RO), Ji-Paraná (RO), Guajará-Mirim (RO) e Porto Velho.

 

A inscrição é gratuita e será realizada somente de forma virtual pelo Portal Oficial do Governo de Rondônia. Aqueles que forem selecionados terão o contrato com duração de um ano, podendo ser prorrogado por igual período.

Dia do Beijo é comemorado nesta quinta; estudo diz que ajuda a perder peso

Existem várias datas para celebrar o Dia do Beijo. No Brasil, assim como em outros países, é comemorado em 13 de abril. No entanto, em outras localidades, é celebrado em 6 de julho, por exemplo. Mas, independentemente da data, o que realmente importa é conhecer os benefícios que um ou mais beijos podem trazer.

Ajuda na perda de peso e acelera o metabolismo

De acordo com um estudo de Joseph S. Alpert, da Faculdade de Medicina da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, um simples beijo pode queimar entre duas a três calorias por minuto. Já um beijo apaixonado pode chegar a queimar até 26 calorias.

Andréa Demirjian, autora do livro ‘Kissing: Everything You Ever Wanted to Know about One of Life’s Sweetest Pleasures’, afirma que beijar pode ajudar a acelerar o metabolismo.

Melhora a autoestima

“Beijar pode fazer com que o cérebro libere neurotransmissores como oxitocina e dopamina, o que pode levar a maiores sentimentos de afeto, união e intimidade”, revela a sexóloga Jennifer Litner.

“As pessoas também notam que muitas vezes neutraliza ou reduz o cortisol, que é o hormônio do estresse”, continua.

Ajuda a reduzir as cáries

“O beijo aumenta o fluxo de saliva, o que pode ajudar a evitar o acúmulo de bactérias nos dentes”, explica Matthew Messina, diretor da Ohio State Upper Arlington Dentistry.

Dilata os vasos sanguíneos

“Há uma liberação de substâncias químicas que fazem com que você se sinta menos estressado. Isso é bom para o coração e para a pressão sanguínea”, continua Andréa Demirjian. Ela também menciona que beijar pode ajudar a reduzir dores de cabeça.

Em resumo, além de ser uma forma de expressar afeto e intimidade, o ato de beijar traz consigo alguns benefícios surpreendentes. Desde a possibilidade de ajudar na perda de peso e acelerar o metabolismo, melhorar a autoestima, reduzir o acúmulo de bactérias nos dentes e até mesmo dilatar os vasos sanguíneos, o beijo é uma verdadeira aliado para o bem-estar e saúde. Então, que tal aproveitar o Dia do Beijo e dar aquele beijo caprichado em quem você ama? É uma desculpa e tanto para desfrutar de todos esses benefícios de forma deliciosa e divertida! Beijos para todos!

Professores denunciam superlotação em sala de aula, uso de celulares e fones de ouvido

Em Jaru, uma professora da escola estadual Plácido de Castro denunciou a superlotação em salas de aula, após orientação da Seduc.

“Há superlotação! Querem economizar ao não contratar professores, porém se esquecem que a qualidade de ensino cai, e adoecem os professores com excesso de aluno em sala”, relatou a professora que não iremos identificar, mas que também traz demanda dos demais colegas de trabalho.

Segundo a professora, a SEDUC orientou a alocar até 40 alunos em sala, número superior aos de vários estados que possui delimitação em lei, e contrário ao projeto de Lei 4731/12, do Senado, que fixa em 25 o máximo de alunos na pré-escola e nos dois primeiros anos do ensino fundamental e em 35 nos demais anos do ensino fundamental e no ensino médio.

Relato

“Os desafios do Novo Ensino Médio são árduos e está sendo penosos para alunos e professores. Com a falta de professores e para dar conta da demanda da nova carga horária, a Secretaria de Educação – SEDUC, aumentou o número de alunos por sala de aula, causando superlotação.

Professores da Escola Plácido de Castro, vem sentindo na pele, as consequências deste fato. As decorrências são dramáticas, uma vez que o professor tem que concorrer com a falta de interesse de muitos alunos, indisciplina, como o uso recorrente de celular e fones sem a finalidade de estudar.

A LDB afirma que “Será objetivo permanente das autoridades responsáveis alcançar relação adequada entre o número de alunos e o professor…”, porém, a vista dos problemas acima levantados, esta relação adequada não está sendo prioridade.

Os professores pedem socorro, pois desta forma o resultado pode ser desastroso para a vida acadêmica de alunos interessados e também para a sociedade”, finalizou.

Com informações do Jaruoline

 

Suspeito de matar esposa a golpes de facão é preso em Rondônia

Policiais do 9° Batalhão de Vista Alegre do Abunã e Jaci-Paraná realizaram a prisão de Marcos S.M., 50, na tarde desta quarta-feira (12), suspeito de matar a esposa, de 61 anos.

O crime foi cometido em uma residência na região central do distrito de Vista Alegre do Abunã, em Porto Velho.

Vizinhos sentiram falta da idosa, que levantava cedo todos os dias, e quando foram na casa dela, encontraram a vítima caída, ensanguentada e acionaram a PM.

A vítima foi morta com vários golpes de facão, e o principal suspeito era o marido, que estava foragido.

Durante as buscas a equipe da PM de Vista Alegre recebeu informações que Marcos estava escondido no distrito de Jaci-Paraná, onde logo depois foi localizado e preso, em seguida encaminhado ao 9°DP de Extrema.

Rondoniagora

Mega-Sena acumula e prêmio vai para R$ 9 milhões

O sorteio do concurso 2.582 da Mega-Sena foi realizado na noite dessa quarta-feira (12) no Espaço da Sorte, em São Paulo. Não houve ganhadores.

O prêmio acumulou e para o próximo concurso, no sábado (15), é estimado em R$ 9 milhões.

As dezenas sorteadas foram: 10 – 14 – 17 – 19 – 21 – 34.

A quina registrou 95 apostas vencedoras. Cada uma vai pagar prêmio de R$ 21.843,53. Já a quadra teve 6.127 ganhadores, cabendo a cada acertador R$ 483,83.

As apostas para o próximo concurso podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, em casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.

A aposta simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50.

Vilhena vive surto de dengue

A informação é da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa), que mostra que 40 municípios de Rondônia estão em surto de dengue, incluindo Vilhena.

A Agevisa alerta que a ocorrência de óbitos e casos graves deve ser comunicada à coordenação estadual em até 24 horas, para o monitoramento e análise das informações epidemiológicas e vetorial para divulgação da situação.

Ações como a distribuição de insumos para o controle do Aedes Aegypti e o suporte de contenção do surto estão sendo desenvolvidas.

Caixa anuncia crédito bilionário para micro e pequenas empresas

Dinheiro

A Caixa Econômica Federal (CEF) retoma nesta semana a linha de crédito destinada a microempreendedores individuais (MEIs), micro, pequenos e médios empresários. Serão disponibilizados R$ 3,9 bilhões para empresas com renda bruta anual de até R$ 300 milhões. O banco poderá emprestar entre R$ 5.000 e R$ 5 milhões, conforme faturamento e análise de crédito.

Os beneficiários poderão pagar em até 60 meses, com possibilidade de até 12 meses de carência. A Caixa informou que o crédito é isenta de tarifa de contratação e de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). A contratação pode ser solicitada nas agências do banco e por meio dos escritórios da Rede de Atacado da Caixa.

O banco também pretende reduzir juros para cerca de 2,1 milhões de micro e pequenas empresas (MPEs). Em nota enviada à imprensa, a Caixa afirmou que, “para as empresas associadas, as linhas de capital de giro estão disponíveis para contratação com taxas a partir de 1,21% a.m. e os investimentos para compra de máquinas e equipamentos podem ser contratados com taxas a partir de 1,34% a.m. O banco oferece ainda condições diferenciadas no Cheque Empresa”.

O anúncio da liberação de crédito aconteceu em um contexto de boas perspectivas do mercado sobre o governo federal. Um dos motivos foi a apresentação de novas regras fiscais anunciadas no mês passado pelo ministério da Fazenda, comandado por Fernando Haddad.

Educação de luto em Cerejeiras: morre Professora Toninha

Antônia Maria Ramos, de 60 anos, conhecida em Cerejeiras como  Professora Toninha, faleceu nesta quarta-feira (12), na cidade de Arapongas, no Paraná, seu estado de origem.Ela passou por uma cirurgia cardíaca e seu quadro se agravou. Internada na UTI, ela não resistiu.

Amigos foram às redes sociais se despedir e homenagear a educadora que, por muitos anos, trabalhou nas escolas de Cerejeiras.

Servidora do Estado, Toninha tinha passado para o quadro federal com a transposição, mas teve que voltar à sala de aula. A sobrecarga de trabalho e a estafa mental teriam, segundo colegas de profissão, contribuído para o agravamento de seu quadro clínico.

Seu corpo será velado e enterrado na cidade de Porecatu (PR).

Adolescente que ameaçou atacar escola em Vilhena é apreendido

Os detalhes da operação que resultou na apreensão de um adolescente em Vilhena será  esclarecido em entrevista coletiva nesta quarta-feira (12), a partir das 9h30.

Segundo apurou este Mídia Rondônia, o jovem teria feito ameaças de atacar escolas no município.

Diante do alarme e desespero de pais e servidores, uma operação foi montada e conseguiu identificar o autor das ameaças. A coletiva com os delegados responsáveis pela investigação acontece na sede da Unisp, em Vilhena.

Ontem,11, a Prefeitura de Vilhena divulgou nota de esclarecimento sobre o caso, conforme segue abaixo.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura de Vilhena vem a público esclarecer que está empenhada em garantir a segurança nas unidades de ensino e algumas medidas de segurança já foram tomadas. Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) está trabalhando em parceria com a Polícia Militar, Civil e Federal, o Ministério Público (MP) e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para criar um Plano de Segurança para as escolas.

Duas reuniões para discutir o assunto já foram realizadas neste mês, e está previsto para a próxima sexta-feira, dia 14, um encontro com todos os órgãos envolvidos, onde será elaborado o Plano de Segurança Escolar.

A Prefeitura ressalta que a segurança nas escolas é um assunto sério e que precisa ser tratado com responsabilidade. Em vista disto, as mensagens contendo supostas ameaças de ataques às escolas em Vilhena, que têm circulado nas redes sociais, estão sendo analisadas pelas autoridades competentes.

Desta forma, não há motivos para que os pais não enviem seus filhos para a escola, pois todas as forças de Segurança Pública estão empenhadas em combater todo e qualquer tipo de ameaça.

Por fim, é importante salientar que a propagação de mensagens dessa natureza em grupos e redes sociais apenas gera medo e insegurança na comunidade escolar. Qualquer informação ou denúncia de possíveis ataques deve ser encaminhada para a Polícia Civil, no número 197 (Disque denúncia da Polícia Cívil).