21.5 C
Porto Velho
25 junho 2026
Início Site Página 961

Multas por desmatamento na Amazônia aumentam 219% no 1º trimestre

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, e os chefes de missões diplomáticas à Amazônia Oriental, fazem sobrevoo para a sobre a Floresta Nacional de Carajás e visita à mineradora Vale.

O número de multas por desmatamento e outras infrações na região amazônica, no primeiro trimestre de 2023, aumentou 219%, se comparado à média do mesmo período dos anos de 2019 a 2022. Os dados são do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Somam-se às multas, as apreensões de bens e produtos relacionados às infrações ambientais, que tiveram alta de 133%, e o número de embargos de propriedades, que cresceu 93%, no mesmo período. O Ibama aponta que essas medidas descapitalizam os infratores e impedem que obtenham financiamentos bancários, além de restringir o comércio de produtos ilegais.

Se observadas somente as operações realizadas contra os invasores do território indígena Yanomami, localizado nos estados do Amazonas e Roraima, desde 6 de fevereiro até o momento, o Ibama destruiu 285 acampamentos de garimpeiros, oito aeronaves, 23 barcos, três tratores e 124 motores. Também foram apreendidos 21 mil litros de combustível, 22 toneladas do minério cassiterita, 5 kg de mercúrio, entre outros equipamentos de apoio logístico ao garimpo ilegal.

Em todo o Brasil, as autuações ambientais do instituto aumentaram 78%, de janeiro a março deste ano, em relação ao mesmo intervalo de meses, dos quatro anos anteriores.

O Ibama justifica que os aumentos das multas, apreensões de bens e produtos e embargos de propriedades ocorreram devido à retomada das atribuições do órgão ambiental do governo federal e o comando do combate ao desmatamento pela área ambiental.

Homem invade hospital e esfaqueia seis pessoas entre médicos e pacientes

Um homem procurou atendimento médico no Hospital Municipal José Nigro Neto, na madrugada desta sexta-feira (7), em Américo Brasiliense, na microrregião de Araraquara, interior de São Paulo.

Ao entrar, ele teve um surto e acabou esfaqueando pacientes e a equipe médica presentes no local.

Sete pessoas ficaram feridas, e o agressor foi morto pela Polícia Militar.

O agressor chegou ao hospital nervoso, de acordo com a PM, e teve um surto, durante o qual esfaqueou várias pessoas. Ele era conhecido na cidade por ser usuário de drogas e já ter causado problemas antes.

Grávida passa mal e morre após tomar injeção em farmácia

Uma mulher grávida, de 32 anos, morreu na terça-feira, 4, depois de tomar uma injeção com efeito supostamente vitamínico, com o objetivo de “aumentar a imunidade”, em Cuiabá, no Mato Grosso. Gestante de 8 meses, ela estava esperando uma menina, que também faleceu.

Segundo apurado pelo Terra, a vítima é Elaine Ellen Ferreira Vasconcelos. Ela estava na farmácia, no bairro Tijucal, na região Sul de Cuiabá, quando recebeu a injeção. A mãe e o marido da vítima estavam a acompanhando e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao perceberem que Elaine começou a passar mal.

Os socorristas encontraram a mulher em parada cardiorrespiratória, e foram iniciados os procedimentos de reanimação. Elaine foi levada para a maternidade Santa Helena, para que os médicos tentassem salvar a mãe e o feto. Na unidade de saúde, ela foi encaminhada para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas não foi possível reanimá-la, e a criança também perdeu os sinais vitais.

Na farmácia, foi informado à polícia que a vítima foi até o estabelecimento para tomar a medicação, pois estava com sintomas gripais, e queria aumentar a imunidade em razão da gravidez. A caixa do medicamento usado pela vítima foi entregue à polícia.

A equipe da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) realizou a liberação do corpo da vítima e segue investigando o caso.

Em nota, o Conselho Regional de Farmácia do Mato Grosso (CRF-MT) esclareceu que não foi notificado ou recebeu denúncia a respeito do caso de Elaine. Leia a nota na íntegra.

“O Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso (CRF-MT) vem a público esclarecer que não foi notificado, ou recebeu denúncia a respeito do caso da gestante que veio a óbito, supostamente após administração de um medicamento endovenoso em um estabelecimento farmacêutico em Cuiabá.

Assim que a diretoria do CRF-MT tomou conhecimento do caso, por meio de matérias jornalísticas, a fiscalização foi acionada para apurar as informações e obter os devidos esclarecimentos sobre o óbito da gestante.

Aeroportos e rodoviárias esperam movimento intenso durante a Páscoa

Levantamento da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) mostra que mais de 651 mil passageiros devem viajar nos 21 aeroportos comerciais do país durante o feriado da Páscoa, o que representa aumento de 54% em relação ao mesmo feriado no ano passado. Em 2022, foram registrados 422,3 mil embarques e desembarques nesse período.

A expectativa, segundo a Infraero, é que os dias mais movimentados sejam esta quinta-feira (6), com 159,6 mil passageiros e 1.209 pousos e decolagens, e a segunda-feira (10), com 160 mil passageiros e 1.216 movimentos de aeronaves estimados. Estão previstos também 4,9 mil pousos e decolagens no período, volume 40% superior aos 3,5 mil voos realizados em 2022

Devido ao elevado fluxo de passageiros, a Infraero recomenda que os passageiros cheguem ao aeroporto com antecedência mínima de uma hora e meia para voos domésticos e de três horas, para os internacionais. Também foram reforçadas medidas de segurança e fluidez nas operações e no funcionamento da infraestrutura aeroportuária, com o objetivo de manter os níveis de conforto e a segurança dos usuários dos aeroportos.

Rodoviárias

Movimentação do feriado de Carnaval na Rodoviária Interestadual de Brasília.
Estima-se que 24 mil passageiros passem pela Rodoviária de Brasília no feriado da Páscoa – Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O movimento nas rodoviárias de Brasília e de Paulo também deve ser muito intenso. De acordo com a concessionária Socicam, a expectativa é receber 130 mil pessoas nos três terminais rodoviários de São Paulo (Tietê, Barra Funda e Jabaquara), somente nesta quinta e na sexta-feira (7).

Durante todo o feriado prolongado, a previsão é de mais de 496 mil passageiros saindo e chegando à capital paulista pelos terminais rodoviários. Os principais destinos são Belo Horizonte, Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro, Sul de Minas, litoral e interior de São Paulo. Para atender a demanda, foram disponibilizados 655 ônibus extras.

Em Brasília, a previsão é de que 24 mil passageiros circulem pelo terminal rodoviário da cidade de hoje até segunda-feira. Segundo a Socicam, apenas entre esta quinta e a sexta-feira, cerca de 9 mil pessoas devem embarcar em Brasília, principalmente para Fortaleza, Salvador, Goiânia, Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.

Corinthians inicia Libertadores com vitória

O Corinthians derrotou o Liverpool (Uruguai) por 3 a 0, na noite desta quinta-feira (6) no Estádio Centenário, em Montevidéu, e garantiu a liderança do Grupo E da Copa Libertadores da América no início da sua trajetória na edição 2023 da competição.

Mesmo fora de casa o Timão mostrou que jogaria pela vitória. E logo com um minuto de partida conseguiu colocar a bola no fundo da rede com Fausto Vera após boa jogada pelo lado direito. Porém, o lance foi anulado pelo juiz, que assinalou impedimento. Assim, a equipe paulista só conseguiu abrir o placar aos 46 minutos, quando Fagner cobrou escanteio para Balbuena fazer de cabeça.

A nota negativa da etapa inicial foi a saída de campo de Renato Augusto, que caiu sozinho com dores no joelho direito. Um episódio triste para o experiente jogador, que, justamente nesta partida, retornava após se recuperar de lesão no local.

Páscoa: Prefeitura entrega kits de doces às crianças vilhenenses

A Prefeitura de Vilhena, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) anunciou a distribuição de 550 kits de doces para as crianças que participam do programa “Criança Feliz” e do Centro de Convivência da Criança (CCC).

O secretário responsável pela pasta, Rogério Golfetto, enfatiza que a ação faz parte das atividades de Páscoa promovida pela Semas, que visa levar um pouco de alegria às famílias em situação de vulnerabilidade social.

Através do “Criança Feliz”, cerca de 300 crianças já receberam os kits de doces em suas residências. Para os pequenos do CCC, que ainda não receberam, a distribuição será feita na terça-feira, 11, dia em que serão iniciadas as atividades do Centro. A expectativa é que 250 crianças sejam contempladas com a ação.

Novo surto de covid é registrado em Vilhena

A Prefeitura de Vilhena e a Santa Casa de Chavantes informam que devido a um novo surto de Covid-19 ocorrido dentro do Hospital Regional de Vilhena (HRV), foi estabelecido que todas as visitas sejam suspensas e apenas acompanhantes com solicitação médica serão permitidos.

A medida foi adotada após seis pacientes internados terem sido diagnosticados com o coronavírus. Diante desse cenário, foi realizada uma testagem em massa na unidade, que confirmou que três profissionais da Saúde também positivaram para a doença.

 

Até o momento, os seis pacientes contaminados estão isolados em uma ala da enfermaria, enquanto os servidores positivados foram afastados do trabalho.

Ônibus escolar tomba e deixa estudantes feridos em Rondônia

Um ônibus escolar tombou no final da manhã de quinta-feira (06) na zona rural de Alvorada do Oeste. Não há informações sobre o que pode ter ocasionado o acidente, mas é possível ver que o trajeto da estrada está muito escorregadio devido às chuvas constantes que caem em todo o estado de Rondônia.

O veículo transportava vários estudantes e circulava pela estrada vicinal da Linha 0, próximo do Distrito de Terra Boa.

Vários alunos sofreram ferimentos, assim como a monitora. Ambos foram socorridos ao Hospital Municipal e, após receberem atendimento médico, foram liberados e já retornaram para suas residências.

Jornal Correio do Vale

Após ataque em creche, políticos rondonienses apresentam propostas de combate à violência nas escolas

Em Rondônia, diversos políticos apresentaram propostas para coibir ações violentas em escolas. Na Câmara Municipal de Porto Velho, o vereador Alecks Palitot propôs detectores de metais nas escolas do município. O projeto foi apresentado, mas não tem data para votação. De acordo com o texto, esses detectores seriam instalados em unidades escolares com mais de 200 alunos por turno.Na Assembleia Legislativa, o deputado Rodrigo Camargo apresentou um projeto para que o Estado garanta um policial militar nas unidades de ensino em cada turno escolar. O projeto já tramita nas comissões da Assembleia Legislativa e também prevê que o “guardião escolar” faça ações preventivas com os alunos.

Agências bancárias ficam fechadas na Sexta-Feira da Paixão

As agências bancárias estarão fechadas amanhã (7), feriado de Sexta-Feira da Paixão, assim como no Dia de Tiradentes (21 de abril). Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, assim como os canais digitais e remotos (internet e mobile banking), tanto nos dias dos feriados quanto nos fins de semana.

“Os canais digitais de atendimento estão disponíveis e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário. Graças ao expressivo investimento dos bancos em tecnologia e automação, os canais eletrônicos assumiram a condição de canal mais utilizado para as transações bancárias, por ser uma alternativa prática e extremamente segura”, destaca o diretor adjunto de Serviços da Febraban, Walter Tadeu de Faria.

As contas de água, energia, telefone e carnês com vencimento nos dias 7 e 21 de abril poderão ser pagos, sem acréscimo, no próximo dia útil após os feriados, ou seja, nos dias 10 e 24 de abril, segunda-feira.

Em relação aos tributos, a Febraban informa que eles já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a orientação da instituição é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos com código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.

Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).