21.5 C
Porto Velho
24 junho 2026
Início Site Página 962

Lei determina reuso de água e aproveitamento da chuva em edificações

Torneira de água

Lei que obriga o governo federal a estimular o uso de água das chuvas e o reaproveitamento não potável das águas cinzas foi publicada em edição Diário Oficial da União nesta semana. São chamadas “cinzas” as águas usadas em chuveiros, pias, tanques e máquinas de lavar.

Segundo a Lei 14.546/23, a prática deve ser estimulada em novas edificações e atividades paisagísticas, agrícolas, florestais e industriais. A norma altera a Lei do Saneamento Básico e tem origem no projeto de Lei 4.109/12, do ex-deputado Laercio Oliveira (SE), aprovado pela Câmara em 2019.

Embora a medida não especifique as formas de estímulo, o dispositivo legal estabelece que os reservatórios destinados a acumular águas das chuvas e águas cinzas devem ser distintos da rede de água proveniente do abastecimento público.

Além disso, a lei determina que essas águas devem passar por processo de tratamento que assegure a utilização segura, previamente à acumulação e ao uso na edificação.

Correção de falhas

A regra também obriga os prestadores de serviço público de abastecimento de água a corrigir as falhas da rede hidráulica, de modo a evitar vazamentos e perdas. Além disso, esses prestadores são obrigados a fiscalizar a rede de abastecimento para coibir as ligações irregulares, popularmente conhecidas como “gatos”.

Por orientação dos ministérios da Integração, do Meio Ambiente e das Cidades, foi vetado trecho que previa o uso de águas cinzas e de chuvas apenas em “atividades menos restritivas quanto à qualidade”.

Na avaliação do governo, a medida poderia causar insegurança hídrica aos habitantes do semiárido brasileiro, uma vez que, nessa região, é comum o uso de cisternas para coletar água da chuva para aproveitamento posterior, incluindo o uso como água potável.

A publicação da Lei 14.546 de 2023 acontece duas semanas após a Conferência da Água, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York. Durante esse evento, líderes globais estabeleceram objetivos para transformar o gerenciamento do recurso hídrico com ações que preveem desde escolhas alimentares mais inteligentes até reavaliar a água como forma de impulsionar a economia. Na ocasião, o secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou que a água deve estar no centro da agenda política global. Uma nova conferência será realizada em 2025 para avaliar a implementação dos compromissos.

Colorado: deputado entrega academia para o quartel da PM 

Na manhã desta quinta-feira, o deputado Ezequiel Neiva realizou a entrega de uma academia para o quartel da Polícia Militar no município de Colorado do Oeste.  Para a compra da academia o deputado destinou R$ 70 mil, de emenda parlamentar. A aquisição foi realizada por meio do Fundo Especial de Reaparelhamento e Modernização da Polícia Militar (Funrespom).

Com o recurso destinado foram comprados 13 aparelhos. Durante a entrega, o comandante do quartel, capitão PM Andrade solicitou ao deputado recurso para a compra de mais equipamentos. Ezequiel Neiva disse que fará a liberação do recurso para que o quartel tenha uma academia com todos os itens necessários.

Para o capitão PM Andrade, a academia representa grande ferramenta para o bem-estar físico e mental da tropa, vez que os policiais são submetidos a situações de estresse e fadiga durante a sua rotina de trabalho. O capitão ressalta que o maior beneficiário é o cidadão, que contará com um policial em plenas capacidades físicas para o desenvolvimento do serviço de Polícia Ostensiva. “O vigor físico e a resistência a esforços prolongados são fatores inerentes ao serviço policial militar e a manutenção da atividade física é preponderante para o alcance dessas condições”, explanou o comandante. O capitão disse ainda, que pretende abrir o espaço para o uso da comunidade, aumentando a interação da população com a instituição.

Mais investimentos
O deputado destacou os investimentos que têm realizado para a Polícia Militar no Cone Sul do Estado, formado pelos municípios de Vilhena, Colorado do Oeste, Cerejeiras, Corumbiara, Cabixi, Pimenteiras e Chupinguaia. Disse que recentemente entregou duas academias ao 3º Batalhão, em Vilhena, além de centrais de ar, computadores e equipamentos de informática para a unidade e quartéis de todo o Cone Sul. Neiva afirmou que a PM em Chupinguaia ganhou prédio novo, mobiliário e computadores. “Investimos e vamos continuar destinando recursos para melhorar as condições da nossa Polícia Militar”, acrescentou o deputado.

 

Sexta-feira será de chuva em todo o Estado

A informação é da Divisão de Meteorologia do Sistema de Proteção da Amazônia. Nesta sexta-feira (7), o fluxo de umidade em baixos níveis da atmosfera segue intenso no sul da Amazônia e favorece a organização de muitas nuvens carregadas na região. A sexta-feira será de céu nublado a encoberto com chuva a qualquer hora do dia nas regiões do Vale do Guaporé, do Vale do Mamoré e na Ponta do Abunã.

Em Vilhena, 935 exames de mamografia foram realizados

De 27 de março a 1 de abril, Vilhena recebeu a Carreta da Mamografia, do projeto “Anjos na Estrada”. A iniciativa oferece atendimento personalizado e acessível à população, por meio da realização de exames preventivos de mamografia.

Durante o período de permanência da carreta itinerante no Centro Especializado em Reabilitação (CER), foram realizados 935 exames, com a emissão de laudos médicos, para pacientes que apresentavam um encaminhamento médico.

A carreta estava equipada com dois mamógrafos digitais e duas salas de ginecologia, permitindo o atendimento dos moradores de Vilhena e dos municípios do Cone Sul.

Os exames preventivos de mamografia são fundamentais para a identificação precoce de doenças e, consequentemente, um tratamento mais eficaz de diversas doenças.

Acusado de estupro, pastor é preso em Rondônia

Um pastor foi preso em Rolim de Moura(RO) suspeito do estupro de uma jovem de 18 anos. O homem já havia sido condenado pelo mesmo crime em 2008.

O mandado de prisão preventiva contra o suspeito, expedido no Espírito Santo, foi cumprido pelos policiais da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) em Rolim.

À polícia, o homem disse que foi vítima da armação de um outro pastor com quem ele tinha um desentendimento.

Em 2008, o suspeito foi condenado pelo estupro de quatro adolescentes, com idades entre 12 e 17 anos. De acordo com a condenação, na época, ele alegou que as vítimas estavam amaldiçoadas e que precisavam se ungidas. O homem chegou a fugir para o Mato Grosso, mas foi preso e cumpriu a pena.

Crianças mortas em creche são veladas nesta quinta-feira

As crianças que morreram após o ataque a uma creche em Santa Catarina começaram a ser veladas nesta quinta-feira (6). O velório de três das quatro vítimas foi marcado para o mesmo local. Após a cerimônia de despedida, as crianças serão enterradas no município entre a manhã e a tarde desta quinta.

Senado decreta luto por ataque que deixou quatro crianças mortas em creche  de Blumenau (SC) | Brasil | O Globo

“Tributo Evanescence Pitty” acontece nesta quinta em Vilhena

É nesta quinta-feira (06), no La Isla Música & Bar, em Vilhena, o show “Tributo Evanescence Pitty”. Ingressos e reserva de mesa pelo telefone (69) 99299-1457. O La Isla fica localizado na à rua Ricardo Carlos Kolert, Nº 70, bairro Jardim Eldorado.

 

infestada de ratos, Lojas Americanas é interditada em Rondônia

Uma das Lojas Americanas  em Rondônia, localizada na cidade de Jaru, foi fechada na tarde desta quarta-feira (05) pela Vigilância Sanitária. O motivo foi os inúmeros roedores no estabelecimento.

O órgão de fiscalização determinou que a empresa providenciasse imediatamente a dedetização do local, com a contratação de uma empresa e como procedimento o fechamento das portas.

A presença de ratos foi evidenciada pelas fezes encontradas em vários lugares e até mesmo a presença dos roedores, em diversas repartições do estabelecimento.

A empresa poderá ser reaberta assim que apresentar o laudo de dedetização do local, a Prefeitura.

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO DA PREFEITURA

O Departamento de Vigilância Sanitária de Jaru, esclarece que as Lojas Americanas, foi alvo de uma denúncia anônima, que apontava irregularidades no que diz respeito as condições sanitárias do local.

Diante da informação, como é de praxe, os fiscais realizaram uma vistoria no estabelecimento comercial e constataram o risco sanitário à saúde dos clientes.

Diante disso, foi lavrado o auto de interdição cautelar do local, conforme determina o Artigo 38 da Lei Municipal 2.924/2021.
A interdição permanecerá até que a empresa esteja adequada as normas sanitárias vigentes.

Vereador quer detector de metais em escolas de Rondônia

O vereador Professor Aleks Palitot, de Porto Velho, apresentou um projeto de lei há três semanas com o objetivo de implementar detectores de metais nas escolas municipais. A iniciativa tem como meta fortalecer a proteção de estudantes e educadores, impedindo o acesso de armamentos e objetos perigosos nos recintos escolares.

A proposta surge em resposta a recentes episódios de violência em instituições de ensino, tanto em Porto Velho como em outras áreas do país. Palitot ressalta a crescente inquietação em relação à segurança nas escolas por parte de pais, alunos e docentes, e enfatiza a relevância de estratégias preventivas para garantir um ambiente escolar estável e seguro.

O projeto propõe a colocação de detectores de metais nas entradas das escolas municipais e o treinamento de funcionários para identificar e proibir a entrada de itens perigosos. Adicionalmente, a proposta estabelece a formação de um grupo de segurança escolar, composto por membros das escolas, da Guarda Municipal e da Polícia Militar, responsável por assegurar a execução e a continuidade das ações de segurança.

O vereador destaca que, apesar de os detectores de metais não serem a solução definitiva para a segurança escolar, essa medida pode representar um progresso considerável na prevenção de episódios violentos. “É fundamental também investir em outras abordagens, como capacitação docente e fomento de atividades que promovam a cultura de paz“, declara Palitot.

A sugestão do vereador foi bem acolhida pelos pais, estudantes e professores das escolas municipais de Porto Velho. Maria das Graças, mãe de um estudante, comenta: A segurança de nossos filhos é uma constante preocupação, e qualquer iniciativa que possa aprimorá-la é apreciada”. O projeto de lei do vereador Professor Aleks Palitot aguarda discussão e votação na Câmara Municipal de Porto Velho, mas já demonstra um passo relevante na busca de soluções para assegurar a segurança nas escolas municipais da cidade.

Quinta-feira de chuva em Rondônia

Nesta quinta-feira, 06,  o Sul e Sudoeste de Rondônia recebem hoje e amanhã, a presença de muitas nuvens de chuvas chegando da  Bolívia, isso vai levar a pancadas nessas regiões. É o que informa o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Chuvas passageiras e pontuais estão previstas para cair a qualquer hora em Rondônia.