21.8 C
Porto Velho
24 junho 2026
Início Site Página 975

No pais do ódio, frentista toca fogo em cliente

O frentista Paulo Sérgio Esperançeta ateou fogo em um cliente do posto de gasolina em que trabalhava após uma discussão na manhã do último sábado, 18, no bairro de Pilarzinho, zona norte de Curitiba.

Esperançeta joga combustível em Santos usando a bomba de combustível do posto. Santos e Esperançeta teriam discutido por causa de um suposto estrago que o frentista fez na chave do carro.

O frentista jogou combustível sobre o cliente usando a bomba do posto e, em seguida, ateou fogo. Ardendo em chamas, Caio dos Santos correu pelo pátio do posto. Primeiro arrancou a camisa, depois arriou as calças. Foi socorrido por outro frentista que usou um extintor.

A vitima foi socorrida por outro frentista e levado ao Corpo de Bombeiros. Ele sofreu queimaduras graves, mas seu quadro é estável. Santos prestará depoimento na Polícia Civil na tarde desta segunda, 20.

O caso está sendo investigado peala Polícia como tentativa de homicídio. Até o momento, Paulo Sérgio Esperançeta não foi localizado. Depois do incidente, ele fugiu do posto de gasolina. Não há ordem de prisão preventiva nem em flagrante.

O advogado Marcel Bento Amaral, que representa o estabelecimento, afirma que o frentista foi demitido.

Veja a cena

 

 

Deputados criticam criminalização do candomblé em debate na Câmara

Santo Amaro (BA), 28/02/2023 - Terreiros de Santo Amaro (BA) se unem contra racismo, māe Williana de Odé, posa para foto em eu terreiro Ilê axé Ojú Igbô Odé. Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

A Câmara dos Deputados celebra, nesta terça-feira (21), o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, instituído pela Lei nº 14.519/23. Sancionada em janeiro pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a legislação visa celebrar a diversidade religiosa existente no Brasil, além de prestigiar os valores constitucionais de liberdade e inviolabilidade de crença, de credo e do seu exercício.

Segundo o autor do projeto de lei, deputado Vicentinho (PT-SP), essa é uma data para estimular o combate à intolerância religiosa. Ao falar da lei em seminário realizado pela Câmara nesta segunda-feira (20), o parlamentar destacou a constante criminalização do candomblé.

“Inicialmente proibida e considerada como ato criminoso, a prática do candomblé chegou a ser impedida por vários governos, sendo seus adeptos perseguidos e presos pela polícia”, relatou Vicentinho.

Dados oficiais da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, mostram que, apenas no ano de 2021, das 571 denúncias de violação à manifestação da fé de diversas religiões, mais da metade estavam relacionadas às religiões de matriz africana.

Outro dado alarmante é o Relatório da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (Renafro), “Respeite o meu Terreiro”, que entrevistou 255 lideranças religiosas em todo o território nacional e revelou que cerca de 99% dos entrevistados confirmaram já ter sofrido algum tipo de ofensa.

Para a deputada Erika Kokay (PT-DF), relatora do projeto, é preciso reconhecer a força da cultura afro-brasileira. “Há uma tentativa de apagamento da história brasileira, para que nós não conheçamos e nem façamos o luto dos períodos traumáticos da nossa história. A escravização, bem como a ditadura militar e o próprio colonialismo foram traumáticos. E eu penso que se você não trata o problema, ele na verdade retorna com ainda mais ferocidade. É um pouco do que vivenciamos nos últimos quatro anos”, disse a deputada durante o seminário, em Brasília.

Kokay avalia que existe um racismo estrutural no Brasil que atinge principalmente as religiões de matrizes africanas. “O primeiro aspecto é reconhecer essa assimetria e a desigualdade de direitos, que precisa ser visibilizada para ser enfrentada. Ninguém enfrenta o que não se vê ou que está invisibilizado. Precisamos fazer o reconhecimento de povos, comunidades, territórios”.

Originalmente, o projeto previa a comemoração no dia 30 de setembro, mas a data foi alterada por sugestão do senador Paulo Paim (PT-RS) para coincidir com o marco escolhido pelas Nações Unidas para instalar uma rede intercontinental de conscientização pelo Dia Internacional Contra a Discriminação Racial.

“No Brasil, esse movimento ganha especial relevância quando se constata um crescimento vertiginoso dos episódios de racismo, associados ou não à violência religiosa, sobretudo diante das manifestações de matrizes africanas”, aponta o voto da deputada Erika Kokay, na época da votação do projeto.

Para não bloquear o pagamento, Iperon alerta servidores para a realização da prova de vida

O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia (Iperon) reforça que todos os segurados precisam se recadastrar no mês de seu aniversário. Esse processo é popularmente conhecido como prova de vida — um procedimento anual para comprovar que a pessoa que recebe algum benefício de longa duração está viva.

Os aposentados e pensionistas podem fazer o recadastramento de duas formas: presencial e online, conforme estabelece o Decreto do Governo de Rondônia n° 23.482.

Segundo o Iperon, a prova de vida é obrigatória e garante por um ano, que o pagamento não seja bloqueado.

Terça-feira será de chuva forte em Rondônia

A terça-feira (21) será de céu carregado e chuva forte em Rondônia, segundo informa a Divisão de Meteorologia do Sistema de Proteção da Amazônia. Um sistema de baixa pressão atmosférica continua presente sobre o sul da Amazônia e mantém elevadas as condições de chuva em toda a região.O tempo varia de nublado a encoberto e chove a qualquer hora do dia. Há possibilidade de grandes acumulados de chuva em todo o estado.

Terça-feira terá pouco sol e com condições de chuva forte em todo o estado

Trio é preso com 232 kg de maconha em Ji-Paraná

Neste domingo, 19, a Polícia Militar de Ji-Paraná fez uma mega apreensão de drogas.

Apreensão aconteceu quando os policiais estavam em patrulhamento pela rua Estônia, bairro Jardim das Seringueiras e avistou um veículo modelo Fiat Uno, onde um homem retirava várias caixas de seu interior.

Ao ser realizada a abordagem ao suspeito, ele apresentou bastante nervosismo, e na averiguação das caixas foram encontrados no interior, vários tabletes de drogas tipo maconha. O suspeito de imediato recebeu voz de prisão.

Em ato continuo, os policiais fizeram a incursão na casa de onde eram retiradas as caixas pelo homem, e lá foram localizadas várias outras, contendo mais tabletes de maconha; duas garotas suspeitas que estavam no local e pretendiam levantar segundo elas, uma grana com a droga, também foram presas.

PM prende duas mulheres e um homem com 232 kg de maconha

Rondoniaovivo

Secretária Nacional de Promoção da Igualdade Racial visita Rondônia e recebe apoio do Sintero

A Secretária de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Ieda Leal, cumpriu agenda em Porto Velho nos dias 15 e 16 de março. Na oportunidade, ela debateu sobre a pauta étnico-racial com órgãos governamentais, sociedade civil organizada e com a Universidade Federal de Rondônia.

Na manhã do dia 16 de março, ela priorizou em sua agenda o diálogo com os movimentos sindicais e sociais do Estado. A plenária popular ocorreu na Sede Administrativa do Sintero e reuniu importantes lideranças que encampam a luta anti-racial em Rondônia.

Iêda Leal comentou sobre a responsabilidade e o compromisso firmado pelo Ministério da Igualdade Racial na articulação de políticas inclusivas a todos os povos, em especial ao povo preto. Ela ressaltou que o Governo Lula tem priorizado essa pauta, mas o apoio e união da sociedade civil organizada na ampliação do debate em todos os espaços será elemento fundamental na luta por uma sociedade antirracista.

“Essa foi a primeira agenda oficial do governo Lula no Estado de Rondônia e nos sentimos honrados com a presença da Secretária Nacional de Promoção da Igualdade Racial. O Sintero é uma das entidades engajadas nesta luta e, por isso, reforçamos mais uma vez o nosso posicionamento contra a discriminação e o preconceito racial”, disse Lionilda Simão, presidenta do Sintero.

Secretária Nacional de Promoção da Igualdade Racial cumpre agenda em Porto Velho; SINTERO é uma das entidades engajadas nesta luta

Casal é preso após levar criança de um ano para motel em Rondônia

Um homem, de 30 anos, e uma jovem, de 22 anos, de nacionalidade venezuelana, foram presos pela Polícia Militar, flagrados com uma criança dentro de um motel, localizado no bairro Floresta, na zona sul de Porto Velho.

De acordo com a PM, um motorista de aplicativo, que levou o casal e a criança para o motel, foi quem fez a denúncia para o recepcionista do local.

A Polícia foi acionada, e quando chegou no local, flagrou o casal com a criança, de 1 ano e 4 meses, no motel.

Os dois foram questionados, e afirmaram para a Polícia que levaram a criança porque não tinha ninguém para cuidar.

Os dois receberam voz de prisão, e foram levados para o Departamento de Flagrantes.

Cabo da PM morre a tiros durante assalto em mercado; bandido é alvejado

O cabo da PM de Rondônia Fabio da Silva Monteiro, 40 anos, assassinado na noite deste sábado (18), durante assalto em um mercado na rua Daniela com Veleiros, bairro Aponiã em Porto Velho, foi atingido por três tiros. Ele reagiu ao roubo e foi baleado pelo apenado Elciclei Cunha de Oliveira, 32 anos, que também foi alvejado com dois, mas sobreviveu.

O latrocínio foi filmado por câmera de vigilância e mostra que por volta de 19h20 o bandido Elciclei chega e anuncia o assalto. Há imediata reação por parte de Fábio, que segundo o dono do comércio Moscoso, era cliente. Há um intenso tiroteio, que culminou com a o PM, o marginal e outro cliente atingidos.

Elciclei foi preso por policiais penais que estavam nas proximidades. O cabo baleado foi socorrido por policiais militares ao pronto-socorro João Paulo II, mas morreu.

Horas depois uma guarnição da PM encontrou abandonado um Chevrolet Tracker, que foi roubado e possivelmente usado no roubo, uma vez que foi filmado passando várias vezes pelas proximidades. Rondoniagora

Cabo da PM morreu com três tiros durante assalto em mercado; bandido foi atingido com dois

 

Em cidade de Rondônia, mulher tem moto queimada por homem que caiu no golpe do pix

Na  quinta-feira (16), a polícia militar foi acionada para poder fazer o atendimento de uma ocorrência de uma briga generalizada na unidade integrada de segurança pública (Unisp), da Avenida Amazonas com José Amador dos Reis, bairro Escola de Polícia, zona leste de Porto Velho.

Quando os policiais chegaram no local uma mulher estava desesperada após ter a sua motocicleta incendiada por um homem ainda não identificado, onde a vítima informou que colocou um anunciou da venda de sua moto e alguém tirou o número dela e vendeu para esse homem, que falava que já havia pagado a motocicleta por pix e ela mostrou a sua conta bancária constatando que não havia nenhum pagamento referente a venda a moto.

 O homem relatou que queria a moto ou nem ele ou nem ela ficariam com a motocicleta, onde mesmo com uma ação ousada na frente de uma delegacia ele colocou fogo na moto e depois fugiu do local tomando rumo ignorado. Uma equipe do Corpo de Bombeiros chegou no local apenas para fazer o rescaldo, mas a moto ficou parcialmente destruída. A Polícia Civil irá investigar os crimes de golpe e o danos a moto da mulher.

Mulher tem moto queimada por homem que caiu no golpe do pix

Justiça determina busca e apreensão em prefeitura de cidade rondoniense

Por determinação da Justiça, o Ministério Público de Rondônia, com o apoio da Polícia Civil, realizou nesta sexta-feira (17), busca e apreensão de documentos na Prefeitura de São Miguel do Guaporé. O objetivo é investigar contratos alvos de sérias denúncias por parte de vereadores do Município, uma deles feito por Edimar Crispin, versa sobre pagamento de obra já realizado, mas que a obra não foi iniciada.

As buscas foram coordenadas pelo promotor de Justiça Adalberto Mendes de Oliveira. O jornal apurou que após as denúncias, o MP decidiu solicitar a busca e apreensão para averiguar melhor o caso.

Na denúncia realizada na Câmara, Edimar Crispim explicou que em dezembro do ano passado, a Secretaria Municipal de Administração e Fazenda, emitiu o empenho 3138/2022 no valor de R$ 33.197,25 para “compra de materiais para calçar todo o pátio da Prefeitura”. Mas, apesar do pagamento ter sido realizado para uma empresa mecânica, o procedimento foi sem licitação e a obra não foi realizada.

Outra denúncia pelo vereador Valmir Santos (PT) e refere-se a uma ata de preços de mais de R$ 2 milhões para de contratação de empresa especializada em prestação de serviços, organização de eventos, locação de tendas e aquisição de água mineral.