25.4 C
Porto Velho
23 junho 2026
Início Site Página 979

PF mira grupo criminoso em RO; Vilhena está na lista

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã nesta segunda-feira, 13, a operação “DOF Camaleão”, cujo objetivo é debelar grupo criminoso responsável por esquema de fraudes a Documentos de Origem Florestal (DOF) que viabilizou a receptação, comercialização e transporte ilegal de madeira em Nova Dimensão, distrito de Nova Mamoré/RO.

Foram cumpridos 03 (três) mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Guajará Mirim/RO, sendo 02 (duas) pessoas físicas e 01 (uma) pessoa jurídica do ramo madeireiro, com domicílios em Nova Dimensão, distrito de Nova Mamoré, e em Vilhena.

As investigações tiveram início após uma fiscalização, em 04/12/2020, oportunidade em que se verificou uma inconsistência na apresentação do documento de origem florestal (DOF) ao se comprovar a origem da madeira que um caminhão transportava de Nova Mamoré com destino a Itabira/MG. Haja vista que o documento apresentado era referente a um transporte feito em 2018.

Nesse sentido, constatou-se que uma empresa do ramo madeireiro com sede no distrito de Nova Dimensão, usou de tal estratagema delituoso para emitir DOF ideologicamente falso e tentar transportar madeira para o estado de Minas Gerais.

Ademais, o IBAMA identificou a possibilidade de criação de um DOF cuja existência era aferível em pesquisas abertas, mas que, no entanto, sua existência nos sistemas internos da autarquia federal era referente a outro DOF já utilizado anteriormente, permitindo que os órgãos de fiscalização, como forças policiais, fossem induzidos a erro quando abordassem os transportadores de madeira.  Nada mais era do que um DOF “falso”, ideologicamente falso.

Desse modo, partindo desse fato e com o desenrolar das investigações, a Polícia Federal logrou êxito em se chegar aos responsáveis pela confecção e adulteração do DOF. E no dia de hoje deu cumprimento aos mandados de busca e apreensão determinados pela justiça.

Vale salientar que no dia da apreensão do caminhão que transportava a madeira com o DOF falsificado, na cidade de Vilhena/RO, a empresa enviava 84,26m³ (oitenta e quatro e vinte e seis metros cúbicos) de madeira ilegal para o Estado de Minas Gerais. Os investigados poderão responder, na medida de suas participações, pelos crimes de falsidade de documento público e pela Venda, depósito, transporte ou guarda de madeira sem licença válida para o armazenamento, outorgada pela autoridade competente, sem prejuízo de outros delitos porventura identificados no decorrer das investigações.

O nome da operação é uma referência ao caráter fictício dos Documentos de Origem Florestal utilizados pelos investigados.

Governo prepara projeto de lei para regulamentação das redes sociais

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, disse nesta segunda-feira (13) que, junto com a Secretaria de Comunicação (Secom), a pasta está preparando proposta de projeto de lei de regulamentação das redes sociais. A estimativa, segundo ele, é encaminhar o texto – que já tem as linhas gerais definidas e unidade na equipe de governo – para avaliação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na próxima semana. Dino informou que se o presidente concordar com a proposta, o texto será encaminhado à Câmara dos Deputados.

“Já temos a tramitação de um projeto de lei lá, sob a relatoria do deputado Orlando [Silva] e a nossa ideia inicial é que o conteúdo seja aproveitado para qualificar, e termos uma legislação moderna, adequada e que proteja as liberdades e garanta, ao mesmo tempo, que a internet não seja uma guerra. Que haja dever e cuidado por parte das empresas, e haja um sistema de responsabilidade, no caso de cometimento de crimes por intermédio dessas plataformas”, disse.

Segundo o ministro, o projeto em discussão na Câmara já passou pelo Senado e, aparentemente, vai ocorrer mudança por parte dos deputados e isso implica no retorno à avaliação dos senadores. Mesmo assim, ele disse esperar que a lei seja aprovada ainda neste ano.

Dino lembrou que, em paralelo, há duas ações diretas de inconstitucionalidade tramitando no STF. “Haverá uma audiência pública no dia 28 de março, e claro, concluída esta fase o Supremo também pode julgar, de modo que são dois caminhos diferentes que irão se complementar, no sentido de termos novos marcos jurídicos sobre internet no Brasil ainda neste ano de 2023, seja por deliberação do Congresso, seja por deliberação do Supremo”, completou.

Em outra frente o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está preparado um relatório que também será encaminhado ao Congresso. Segundo o presidente do TSE e ministro do Alexandre de Moraes, a intenção é acrescentar sugestões ao PL de origem do Senado e em tramitação na Câmara com relatoria do deputado Orlando Silva (PCdoB – SP). Moraes acrescentou que, para concluir o trabalho, tem conversado com representantes das redes sociais.

Para o presidente do TSE, as discussões têm que levar em conta três pontos: a transparência no uso dos algoritmos, o engajamento maior e a monetização das redes sociais. “Não importa qual seja a informação, se está ganhando dinheiro tem que ter responsabilidade pela informação”, disse.

Moraes defendeu que, neste momento, para uma nova legislação, não precisa ser definido o conceito de fake news, sob pena do país ficar sem uma regulamentação do setor. “Não precisamos, de início, exigir que toda, absolutamente toda informação seja checada pelas plataformas, mas podemos exigir estes três pontos e que todas as big tecs tenham responsabilidade, com maior transparência dos algoritmos. Há necessidade. A utilização de algoritmos faz com que qualquer plataforma deixe de ser algo inerte onde se colocou conteúdo e passou a atuar. Se passou a atuar pode ser responsabilizada”, apontou.

“O que você não pode fazer na vida real, não pode fazer escondido nas redes sociais. É simples isso. Agora, como responsabilizar, como ir atrás do anonimato, de redes sociais que se escondem em paraísos não mais fiscais, mas digitais? Essa é uma outra questão. Se nós não tivermos premissas sólidas para iniciar a discussão nós não vamos chegar a lugar nenhum. A primeira premissa é: a lei vale para o real e para o virtual.”

O presidente da Câmara, Arthur Lira, defendeu equilíbrio na discussão do tema e que não se pode permitir radicalizações de nenhuma das partes. Lira destacou que, desde a aprovação do texto pelo Senado, muitos fatos ocorreram envolvendo a participação em redes sociais. Para ele, é possível fazer um consenso entre as propostas para a aprovação de uma lei para o setor.

“Caberá ao relator Orlando fazer uma síntese de propostas que virão do Poder Executivo, do Poder Judiciário, sociedade civil e órgãos interessados, para que a gente construa realmente um texto adequado, que propicie as alterações que nós desejamos, todos brasileiros, para que a liberdade de expressão seja preservada, mas, ao mesmo tempo, a responsabilidade necessária com todos os caminhos adequados tanto para as big tecs como para os usuários”, disse.

“É polêmico o tema, é abstrato, é subjetivo, dito pelo próprio ministro que tem áreas escuras, opacas, claras, então nós teremos um trabalho duro para aprovar este texto. Nós não conseguimos sequer votar a urgência no mandato passado, mas a  necessidade de se chegar a um bom termo, em um tema que está desequilibrado, é importante que todos nós nos empenhamos”, concluiu.

Na avaliação de Lira o tema está bastante maduro em relação a sua espinha dorsal. “O poder judiciário vai prestar algum tipo de contribuição ali pelo dia 15, 16 e o relator já vem conversando com alguns assessores e com o ministro da Justiça para também trazer para o plenário as contribuições do executivo. Por que isso é importante? Porque são setores que vão influenciar na votação e na condução dos votos para que a gente tenha a aprovação. De um lado, a gente não vai poder traduzir com liberdade de expressão excessiva, em que tudo é permissivo e também não só uma restrição punitiva.”

Seminário
Dino, Moraes e Lira participaram no Rio, nesta segunda-feira (13), do Seminário Liberdade de Expressão, Redes Sociais e Democracia, no Centro Cultural da Fundação Getulio Vargas, em Botafogo, na zona sul do Rio.

No mesmo encontro, o ministro do STF Gilmar Mendes fez um relato de como este tipo de legislação vem sendo tratada em outras partes do mundo. Ele disse que, no Brasil, as discussões de regulação das plataformas adquiriram um renovado fôlego, em razão do que chamou de “espantosos episódios do dia 8 de janeiro de 2023”.

“A brutalidade das cenas de ataques às instituições democráticas foram antecedidas da circulação de conteúdo on line produzidos por grupos extremistas nos dias que antecederam os atos de massacre e de terrorismo”, afirmou.

“Há uma grande conscientização em curso de que os episódios cruéis vivenciados no início do ano foram orquestrados virtualmente, sem que os intermediários que participaram da difusão desses conteúdos tivessem adotado medidas mínimas para lidar com os riscos sistêmicos gerados por comunicações odiosas”, acrescentou.

O seminário é uma parceria do Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário da FGV Conhecimento, com a Rede Globo e apoio do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).

A intenção é discutir, na perspectiva da democracia digital, temas como a governança digital contemporânea sob a ótica do Estado Democrático de Direito, e “questões transversais sobre proteção de dados, inteligência artificial e suas regulações, tecnologia, comunicação e liberdade de expressão”.

Adolescente é apreendido repassando notas falsas em RO

As notas, todas elas de R$ 20,00 possuem características muito similares as originais, desta forma o fator principal para sua identificação, foi a atitude suspeita do adolescente, que retornava reiteradamente ao caixa fazendo pagamentos com cédulas no mesmo valor e recebendo o troco.

O caso aconteceu neste domingo (12), em um estabelecimento comercial que promovia um campeonato de futebol no interior do distrito de Tarilândia. “Eu conheço o garoto e seus pais, são todos trabalhadores do sítio, estranhei quando ele começou vir diversas vezes pegar “besteirinhas” pra comer e sempre pagava só com notas de R$20,00, em dado momento eu lhe adverti que as notas poderiam ser falsas e que chamaria a polícia”, disse o proprietário do estabelecimento.

A Policia Militar, foi acionada e abordou o jovem com outras cédulas no bolso, realizando então sua apreensão.

O pai do garoto foi comunicado e teve que se deslocar do sitio a mais de 17 km do distrito, para acompanhar e ser responsabilizado pela atitude de seu filho. Na UNISP ressaltou ao site Jaru Online “este menino só estuda e trabalha na roça comigo, nunca fez nada de errado, ele não mexe com estas coisas”, disse o pai, preocupado como os procedimentos que deverão ser adotados pela justiça, “não sei como funciona, nunca tive em uma delegacia, não tenho dinheiro para pagar advogado, estou sem gás e cozinhando a lenha”, relatou.

O garoto, alegou que encontrou o dinheiro jogado e pegou imaginando ser de verdade, e passou a gastá-lo.

A guarnição da Policia Militar que fez a abordagem, entregou no início da noite o pai e o filho, bem como as notas apreendidas na Unisp, para que a Policia Civil adote as medidas cabíveis, inerentes ao caso.  JaruOnline

Em defesa dos trabalhadores em educação, Sintero alinha ações com a deputada Cláudia de Jesus

Equipe de gabinete da deputada estadual Cláudia de Jesus (PT), recebeu, nesta segunda-feira (13), a visita dos líderes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Rondônia e do Sindicato dos Trabalhadores, que solicitaram da parlamentar acompanhamento de projetos que tramitam no Legislativo e tratam sobre o piso dos professores, aumento das gratificações dos educadores e ajuda alimentar para os profissionais de saúde.

O mandato da deputada vai acompanhar e debater os projetos, para que os trabalhadores não sejam prejudicados. Carlino Lima e Francisco Sobrinho, que integram o gabinete parlamentar, estiveram reunidos com Manoelzinho do Sintero, Célia Campos e Golbery Paixão de Sindsaúde, juntamente com Lionilda Simão, presidente do Sintero.

Previsão de grande volume de chuva nesta terça-feira em RO

Rondônia registra um grande volume de chuva nesta terça-feira (14). É o que aponta a previsão do tempo do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam).

Segundo a meteorologia, esse acúmulo de chuva no estado está sendo causado pelo fluxo de umidade em baixos níveis da atmosfera, que segue intenso no sul da Amazônia.

A terça-feira vai seguir com céu nublado a encoberto, com pouco sol e chuva a qualquer hora do dia em todo o estado.

Segunda com céu nublado e pancadas de chuva em Rondônia

Nesta segunda-feira (13), o céu fica nublado, com o sol aparecendo entre muitas nuvens e com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas entre a tarde e à noite em todas as regiões rondonienses. A previsão é do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam). De acordo com o órgão, o “fluxo de umidade continua intenso na região e favorece a organização de nuvens carregadas no estado”.

Enfermeira perde bebê de cinco meses em acidente entre Colorado e Vilhena

Uma enfermeira de 32 anos perdeu o bebê que estava esperando após um acidente de trânsito na BR-435 entre as cidades de Vilhena (RO) e Colorado do Oeste (RO). Ela estava grávida de 21 semanas.

Grávida perde bebê em acidente em RO — Foto: Reprodução/Redes sociais

A vítima estaria sozinha no carro e o acidente aconteceu enquanto ela se deslocava para Pimenteiras do Oeste (RO), cidade distante aproximadamente 177 km de Vilhena. O veículo em que ela estava colidiu contra uma carreta.

Imagens feitas por testemunhas que passavam no local mostram a parte da frente do veículo dela completamente destruída. Ainda não se sabe qual a motivação do acidente.

Após o acidente ela foi socorrida até Colorado, onde a equipe médica confirmou a morte do bebê. Na sequência a vítima foi levada até Vilhena.

A mulher precisou passar por cirurgia para retirar o bebê. Atualmente o estado de saúde dela é considerado estável. (G1)

Nova Regra pode vetar militar da ativa de disputar eleição e assumir cargos públicos

Os militares que desejam concorrer a cargos eletivos ou aceitar convites para se tornarem ministros terão que ir para a reserva.  Essas são algumas das novas regras que os militares serão obrigados a cumprir em breve, informa o jornalista Lauro Jardim, em sua coluna no jornal O Globo. De acordo com a reportagem, o Ministério da Defesa está finalizando o texto que será entregue ao presidente Lula em até dez dias, como parte de um processo de despolitização dos quartéis. Se a nova regra prosperar, “casos como o de Eduardo Pazuello — que virou ministro e permaneceu como general de três estrelas — e de dezenas de sargentos, capitães e majores que disputam eleições e permanecem na ativa (e quando não se elegem voltam aos quartéis) estão com os dias contados”, destaca a reportagem.

Vilhenense e Porto Velho abrem rodada do Rondoniense com vitória

O Real Ariquemes recebeu em casa o Porto Velho, e o time da capital ficou bem a vontade no Gentil Valério dominando todo primeiro tempo e criando boas chances de gol. Apesar do domínio o gol da locomotiva só veio na parte final aos 36 minutos numa cobrança de escanteio o lateral Douglas mostrou habilidade para abrir o placar com um toque de letra.

O Porto Velho foi para o intervalo com a vantagem de um gol e mais disposição em campo. Mas na segunda etapa o Real Ariquemes equilibrou as ações e as duas equipes proporcionaram uma bela partida de futebol. Mas a decisão ficou para os minutos finais, primeiro com o Furacão do Vale do Jamari aos 37 minutos com Yan que saiu do banco de reservas para empatar a partida, Léo dominou e rolou para Yan empurrar para as redes do Porto Velho. Mas nos acréscimos aos 51 minutos numa cobrança de escanteio o zagueirão Renan subiu e decretou a vitória da Locomotiva. Com a vitória o Porto Velho dormiu na liderança com sete pontos. O Real Ariquemes estacionou nos seis pontos na terceira colocação.

No sul do Estado no Portal da Amazônia o Vilhenense recebeu a equipe do Guaporé que viajou em busca da primeira vitória na competição. Mas o Leão não deu chances ao adversário que se apresentou bem, mas não o suficiente para somar os três pontos. O Vilhenense buscou o gol com velocidade na primeira etapa, desperdiçando boas chances de gol, mas no minuto 20 o camisa dez Leozinho bateu de primeira na entrada da área para marcar o gol que garantiu a primeira vitória do Leão no Rondoniense. Com os três pontos o Vilhenense soma quatro e permanece na quinta posição, enquanto o Guaporé segue em sexto na tabela, sem vencer e sem marcar gol na competição.

Alucinado, homem é preso após tenta estuprar amiga e atacar policiais em RO

Acusado do crime de estupro tentado, um homem de 29 anos foi preso na madrugada deste domingo (12) em uma vila de apartamentos no bairro Agenor de Carvalho, em Porto Velho.

O homem alucinado ainda teria agredido e rasgado a farda de um dos policiais. Relatos da ocorrência dão conta de que o acusado foi até o apartamento de uma amiga e muito alterado, sob efeito de drogas, teria arrombado a porta do imóvel e partiu para cima da vítima de 26 anos tentando estuprá-la.

A mulher gritou desesperada por socorro e vizinhos chamaram  Polícia Militar. Com a chegada da PM, o criminoso muito agressivo foi para cima de um dos policiais com socos, chutes e rasgou a farda do agente público.

Foi necessário os policiais agirem com força física para conter o acusado. Após muito trabalho, ele foi algemado e levado ao Departamento de Flagrantes.

Para a polícia, a vítima contou que tinha apenas amizade com o acusado, mas nos últimos dias ele vinha desejando de todas as formas ter relacionamento amoroso com ela, chegando até ameaçar matar a mãe e filha dela se não conseguisse o que queria. Rondoniaovivo.