21.6 C
Porto Velho
23 junho 2026
Início Site Página 988

Canibal brasileiro é preso com carne humana em Portugal

Um brasileiro de 26 anos foi preso na noite de segunda-feira, 27, em um aeroporto de Lisboa, em Portugal, transportando uma mala com carne humana, de acordo com informações do jornal português Correio da Manhã. Trata-se do mineiro Begoleã Fernandes, que tinha acabado de chegar em Lisboa de um voo proveniente de Amsterdã, na Holanda, e iria embarcar em outro avião com destino a Belo Horizonte, Minas Gerais, no Brasil, ainda na tarde de segunda-feira.

 

Antes disso, ele foi detido pelos inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), do país europeu, que averiguaram que seu passaporte e visto de residência italiano eram falsificados. No sistema do aeroporto, descobriram ainda que já havia um pedido de detenção por homicídio emitido pela polícia da Holanda, assim como a suspeita de canibalismo.

 

Em sua bagagem, ainda de acordo com o periódico português, havia uma caixa de plástico com diversos pedaços de carne humana. No entanto, de acordo com as análises, a carne humana não pertence a Alan Lopes, homem de 26 anos que teria sido morto por Fernandes, em Amsterdã, no domingo, 26.

 

Ainda de acordo com informações publicadas pelo Correio da Manhã nesta quinta-feira, 2, Fernandes enviou mensagens à família e amigos da vítima horas depois de ter cometido o crime.

 

Nos áudios gravados, o brasileiro justificou que estava se defendendo depois de o amigo, também brasileiro, ter dito que ele era canibal e que iria comê-lo em um churrasco na tarde de domingo.

 

Procurados, o Itamaraty e a Embaixada dos Países Baixos em Brasília não se pronunciaram.

Brasil tem 822 mil estupros por ano ou dois por minuto

Depressão, suicidio

Estudo publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) chama a atenção para um problema crítico no Brasil e que afeta principalmente as mulheres: o número estimado de casos de estupro no país por ano é de 822 mil, o equivalente a dois por minuto.

O estudo se baseou em dados da Pesquisa Nacional da Saúde, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PNS/IBGE), e do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, tendo 2019 como ano de referência. De acordo com o Sinan, a maior quantidade de casos de estupro ocorre entre jovens, com o pico de idade aos 13 anos.

Com base nessa estimativa, o Ipea também calculou a taxa de atrito para o país, ou seja, a proporção dos casos estimados de estupro que não são identificados nem pela polícia, nem pelo sistema de saúde. A conclusão é que, dos 822 mil casos por ano, apenas 8,5% chegam ao conhecimento da polícia e 4,2% são identificados pelo sistema de saúde.

Quanto às relações entre agressores e vítimas de estupro, notam-se quatro grupos principais: os parceiros e ex-parceiros, os familiares (sem incluir as relações entre parceiros), os amigos/conhecidos e os desconhecidos.

Neste cenário, a estimativa de 822 mil estupros por ano é, de acordo com os responsáveis pela pesquisa, conservadora. Pesquisador do Ipea e um dos autores do estudo, Daniel Cerqueira afirmou que faltam pesquisas especializadas sobre violência sexual abrangendo o universo da população brasileira. Segundo ele, uma limitação das análises é que elas se fundamentam inteiramente numa base de registros administrativos (Sinan).

“O registro depende, em boa parte dos casos, da decisão da vítima, ou de sua família, por buscar ajuda no Sistema Único de Saúde”, disse, em nota, o pesquisador. Segundo o Ipea, dessa forma, o número de casos notificados difere “substancialmente da prevalência real, pois muitas vítimas terminam por não se apresentar a nenhum órgão público para registrar o crime, seja por vergonha, sentimento de culpa, ou outros fatores”.

Influenciadora revolta web ao afirmar: ‘Homem que lava louça e limpa a casa perde energia masculina”

Quando você pensa que já viu de tudo nessa vida, a internet vem e te mostra o contrário. Nos últimos dias, um vídeo da influenciadora digital, Ingrid Santiago, autointitulada empreendedora, com mais de 208 mil seguidores no Instagram, viralizou nas redes sociais. Em um discurso confuso, Ingrid orienta suas seguidoras a “não permitir que seus maridos lavem louça”, porque a tarefa doméstica “diminui a energia masculina” do cônjuge.

Acredite se quiser, segundo a influenciadora, lavar a louça ou limpar a casa, “afeta a masculinidade dos homens”.

“Homem não lava a louça, nem limpa a casa. Deixa só eu te falar o porquê: enquanto as mulheres colocam os homens pra lavar louça e limpar a casa, elas só aumentam a energia feminina deles e faz com que o cara diminua a energia masculina, ela acaba castrando o homem. ‘Ah, mas isso é ser machista’. Não, que machista o quê. Deixa só eu te falar uma coisa sábia, deixa ele fazer no dia que ele quiser. ‘Ingrid, eu não tenho ajuda’, enquanto você continuar colocando seu marido pra lavar louça e limpar a casa, você nunca vai ter um homem de verdade do seu lado. E você precisa potencializar a energia masculina dele, não tirar.” Ela continua o discurso, pedindo para que as mulheres aumentem a energia do homem, deixando de colocar ele pra lavar louça, limpar a casa e deixar ele fazer no dia, o que ele quiser e quando ele quiser.

Na rede social, a fala da empreendedora repercutiu negativamente, principalmente entre as mulheres que se sentem sobrecarregadas ao trabalhar fora e dentro de casa. “A pessoa que tem empregada dando dicas”, comentou uma internauta. “A minha energia feminina aumenta como? Quem se preocupa com a minha feminilidade? Escrava”, comentou outra. “Isso ai mulheres, trabalhem fora, cuidem dos filhos e quando chegar em casa façam tudo sozinhas sem pedir ajuda enquanto o maridão tá no sofá”, desabafou outra.

Técnica de enfermagem ferida em acidente de ambulância segue internada em RO

Segue internada no Hospital João Paulo II a técnica de enfermagem que ficou ferida no acidente entre uma ambulância e um carro , na noite de terça-feira (28), na BR-364, perto de Candeia do Jamari.

Segundo informação da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), quatro dos cinco feridos no acidente foram socorridos e atendidos no Hospital João Paulo II, em Porto Velho, onde passaram por procedimentos médicos.

Ambulância com paciente criança se envolve em acidente na BR-364 — Foto: Wanderson Caldeiras / arquivo

Além da profissional de saúde, outras quatro pessoas ficaram machucadas na batida, incluindo uma menina de cinco anos.

A menina de cinco anos e o pai dela receberam alta da unidade nesta quarta-feira (1°), assim como o motorista da ambulância. Já o condutor do carro de passeio foi atendido em uma unidade de Candeias do Jamari.

MPT dá dez dias para vinícolas apresentarem contratos com terceirizada

As vinícolas gaúchas Aurora, Garibaldi e Salton terão dez dias para apresentarem documentos que mostrem a relação com a empresa terceirizada Fênix Serviços de Apoio Administrativo, flagrada na semana passada mantendo trabalhadores em condição análoga à escravidão em Bento Gonçalves (RS). A determinação veio do Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul (MPT), que promoveu nesta quarta-feira (1º) uma audiência com representantes das vinícolas.

Segundo o MPT, as empresas terão de fornecer documentos como contratos de prestação de serviços, notas fiscais, atos constitutivos para que a responsabilidade de cada vinícola no episódio seja esclarecida. As companhias também terão de esclarecer como os contratos com a empresa terceirizada eram fiscalizados.

Somente após analisar os documentos, o MPT apresentará uma proposta de termo de ajuste de conduta com as vinícolas. O acordo incluirá obrigações a serem cumpridas e deverá estabelecer o pagamento de uma indenização de danos morais coletivos. Até agora, informou o Ministério Público do Trabalho, as três empresas manifestaram a intenção de negociar um compromisso para aprimorar a fiscalização da cadeia produtiva do vinho na Serra Gaúcha.

Na segunda-feira (27), o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, convocou uma reunião extraordinária da Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae) e disse que um processo administrativo está sendo instaurado contra as vinícolas.

Nesta quarta-feira (1º), 54 trabalhadores baianos expostos ao trabalho análogos à escravidão foram recebidos na sede da Defensoria Pública da Bahia, em Salvador. As vítimas relataram uma rotina de maus-tratos.

Entenda o caso

No dia 22 de fevereiro, uma ação conjunta entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF) e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) resgatou 207 trabalhadores que enfrentavam condições de trabalho degradantes em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. O resgate ocorreu depois que três trabalhadores que fugiram do local contactaram a PRF, em Caxias do Sul (RS), e fizeram a denúncia.

Atraídos pela promessa de salário de R$ 3 mil, os trabalhadores relataram enfrentar atrasos nos pagamentos dos salários, violência física, longas jornadas de trabalho e oferta de alimentos estragados. Eles relataram ainda que, desde que chegaram, no início do mês, eram coagidos a permanecer no local sob pena de pagar multa por quebra do contrato de trabalho. A PF prendeu um empresário baiano responsável pela empresa, que foi encaminhado para o presídio de Bento Gonçalves.

Em notas, as vinícolas disseram que desconheciam as irregularidades praticadas contra os trabalhadores recrutados pela empresa prestadora de serviços terceirizados.

Atlético-MG vence e avança na Libertadores

Foto: Pedro Souza / Atlético

O Atlético-MG não deu chances ao Carabobo (Venezuela) e venceu por 3 a 1, na noite desta quarta-feira (1) no estádio do Mineirão, para garantir a classificação para a terceira fase prévia da Copa Libertadores, a última antes da etapa de grupos. Agora o Galo pega o vencedor do confronto entre Millonarios (Colômbia) e Universidad de Quito (Equador).

Grêmio vence e avança na Copa do Brasil

Graças a gols do argentino Cristaldo e de Ferreira, o Grêmio derrotou o Campinense por 2 a 0, na noite desta quarta-feira (1) no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, para garantir a classificação para a segunda fase da Copa do Brasil.

Muito atraída pela presença do artilheiro uruguaio Luis Suárez, a torcida do Tricolor gaúcho teve um bom comparecimento na partida, que foi disputada em campo neutro. Porém, o atacante, que já tem oito gols pelo Grêmio na temporada, passou em branco nesta noite.

A grande contribuição do camisa nove do time gaúcho na partida foi o passe de calcanhar para Cristaldo, que bateu de esquerda para abrir o placar aos 26 minutos do primeiro tempo. Aos 41 da etapa final, o jovem Ferreira deu números finais ao placar.

Após superar o Campinense, a equipe do Rio Grande do Sul pegará o Ferroviário na segunda fase da Copa do Brasil.

MPT abre investigação contra vereador por apologia ao trabalho escravo

O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) abriu uma investigação contra o vereador Sandro Fantinel (Patriota) por ter feito declarações xenófobas contra trabalhadores resgatados em situação análoga à escravidão em vinícolas de Bento Gonçalves e também por apologia ao trabalho escravo.

Em discurso na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, no dia 28 de fevereiro, Fantinel disse que empresários do setor de uva e vinho não deveriam contratar mais “aquela gente lá de cima”, em referência aos trabalhadores da Bahia que foram resgatados nas vinícolas.  O vereador defendeu ainda a contratação de argentinos que, segundo ele, seriam limpos, trabalhadores, corretos, cumprem o horário, mantêm a casa limpa e no dia de ir embora ainda agradecem o patrão. Fantinel completou dizendo que a única cultura que os baianos têm é viver na praia tocando tambor e, que por isso, seria normal que fosse ter esse tipo de problema.

Para o procurador do Trabalho e vice-coordenador nacional de erradicação do Trabalho Escravo no MPT, Italvar Medina, as falas do vereador “minimiza, indevidamente, a extrema gravidade da escravidão contemporânea, busca culpabilizar as próprias vítimas pelos ilícitos sofridos, tem conteúdo preconceituoso e, para piorar, estimula a discriminação nas relações de trabalho, em ofensa à Constituição da República, à legislação e a compromissos internacionais assumidos pelo Brasil”.

Entenda o caso

Na noite de 22 de fevereiro, uma ação conjunta entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF) e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) resgatou 207 trabalhadores que enfrentavam condições de trabalho degradantes na colheita de uva em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha.

O resgate ocorreu depois que três trabalhadores fugiram do local, contactaram a PRF, em Caxias do Sul, e fizeram a denúncia. Os trabalhadores, que foram atraídos pela promessa de salário de R$ 3 mil, relataram enfrentar atrasos nos pagamentos dos salários, violência física, longas jornadas de trabalho e oferta de alimentos estragados. Eles relataram ainda que, desde que chegaram, no início do mês, eram coagidos a permanecer no local sob pena de pagar multa por quebra do contrato de trabalho.

Na ação, a PF prendeu um empresário baiano responsável pela empresa responsável por contratar os trabalhadores.

Em nota, as vinícolas, que utilizavam a mão de obra, disseram que desconheciam as irregularidades praticadas contra os trabalhadores recrutados pela terceirizada Oliveira & Santana, prestadora de serviços.

Clientes do BB enfrentam instabilidade em aplicativo

Smartphone, celular, em uso.

Clientes do Banco do Brasil (BB) enfrentam problemas para entrar no aplicativo da instituição desde o fim da manhã. O problema começou por volta das 11h e foi parcialmente resolvido por volta das 13h. No entanto, o excesso de demanda represada continua causando lentidão nos serviços digitais.

Segundo o site Downdetector, que monitora reclamações de serviços, até as 11h o número de queixas por minuto estava dentro da média. No entanto, houve uma explosão das reclamações a partir das 11h11, quando foram registradas 159 reclamações simultâneas. O pico das reclamações foi registrado às 12h11, quando havia 1.075 queixas simultâneas.

Segundo o site, 77% das reclamações estavam relacionadas a problemas para fazer login no aplicativo móvel do BB, 15% relataram dificuldades para fazer transferências via Pix e 3% não conseguiam fazer transferências via Pix.

Por volta das 13h, os clientes voltaram a conseguir entrar no aplicativo e no site do banco, mas as ferramentas têm momentos de instabilidade por causa da demanda represada de atendimento. O número de reclamações por minuto no site Downdetector subiu novamente das 13h32 às 13h47 e voltou a cair em seguida, estando por volta de 230 queixas por minuto desde as 14h.

Em nota, o BB informou que está tomando providências e que os demais canais de atendimento continuam funcionando normalmente. “O Banco do Brasil informa que identificou intermitência no acesso ao app, envolvendo parte de seus clientes na manhã desta quarta-feira. Os demais canais de atendimento continuam operando. O BB está tomando todas as providências para a normalização do ocorrido”, informou a instituição financeira.

Plano Municipal de Turismo começa a ser elaborado em Vilhena

Buscando promover o desenvolvimento turístico em Vilhena, a Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio (Semtic), promoveu na última semana, a primeira reunião para a elaboração do Plano Municipal de Turismo.

 

A ação é fruto de um convênio entre o município e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), através do processo licitatório realizado no ano de 2022, onde o Instituto Iaperon será responsável para elaboração do documento

 

De acordo com o secretário da pasta, Dirceu Hoffmann, o plano busca nortear ações que envolvem o turismo e a geração de empregos. “Esse passo será fundamental para potencializar o turismo e, consequentemente, contribuindo com a geração de empregos e aumentando a renda. A população e os comerciantes terão espaço para colaborar”, destacou.

 

Participaram deste encontro, além do secretário da pasta Dirceu Hoffmann, a agente de desenvolvimento Rita Correia, a analista do Sebrae Cristiane Arruda, e os representantes do Iaperon, Maria Emília e Ricardo Belmiro.

 

No começo de março, a equipe do Iaperon visitará cerca de 400 estabelecimentos para levantar um diagnóstico do município. Nos próximos meses, estão previstas reuniões com gestores, parceiros e uma oficina com a comunidade.