23.2 C
Porto Velho
23 junho 2026
Início Site Página 987

Cerejeiras: morre Gaúcho da Chácara da Amizade

Amigos e músicos que trabalharam para o empresário Josias José de Souza, de 57 anos, o Gaúcho da Chácara da Amizade, em Cerejeiras, postaram em suas redes sociais o falecimento do amigo neste sábado (05).

As causas da morte ainda não foram reveladas. Ele passava por tratamento médico.

Querido na cidade, Josias ficou conhecido como Gaúcho da Chácara. Durante anos, administrou seu espaço de eventos e garantiu oportunidades para muitos artistas se apresentarem em Cerejeiras.

Padre e Freira largam vida religiosa para viver história de amor

“Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor é de Deus, e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor”, já dizia João 4:7–8. Então, a história que atiçou as redes sociais nesta semana tem muito embasamento religioso, bastante profundo se podemos assim dizer. isso porque, uma jovem freira, conhecida como Massiel, e o padre Tomás, ambos do México, se conheceram durante os seus estudos sobre a vida religiosa. A história deles comoveu as redes sociais, após eles anunciarem que ambos deixaram seus ofícios para viverem um intenso amor. Tomás e Massiel viveram sete anos dedicados às suas tarefas apostólicas, foi então que eles decidiram deixar a religião e, coincidentemente, retomaram o contato.

Segundo eles, tudo começou quando de uma amizade surgiu o amor. Tomás se apaixonou perdidamente por Massiel, segundo ele mesmo revela nas redes sociais. O caso logo ganhou repercussão em vários países. E aqui no Brasil, como a gente gosta de uma boa história de amor, não poderia ser diferente. Viralizou!

Tomás revelou que tinha o objetivo de falar com Massiel somente para saber por que ela teria abandonado o convento. Porém, à medida que eles se conheciam, o que aparentava ser apenas uma amizade, evoluiu para algo maior. Tomás disse que se encantou pela beleza e pelo jeito único de se vestir de Massiel e se apaixonou completamente.

No TikTok, Tomás contou como identificou que estava apaixonado por Massiel: “A questão é que eu a vi, e a vi muito diferente, muito bonita com seu sorriso lindo e seu jeito único de se vestir. Eu não sei, mas tudo começou mesmo quando a gente começou a conversar. Não sei se você já viu aqueles filmes em que a pessoa fala e sei lá, o outro não escuta, só assiste.”

Pois bem, a história de amor entre o ex-padre Tomás e a ex-freira Massiel mostrou que a realidade pode superar a ficção e que o amor pode sim aparecer em qualquer hora ou lugar, mesmo que as circunstâncias aparentemente sejam improváveis. A história emocionante e inspiradora do casal comoveu muitos usuários das redes sociais e provou algumas histórias de amor ultrapassam a imaginação.

Vasco e Flamengo se enfrentam neste domingo

Lance da partida entre Trem (AP) e Vasco da Gama pela primeira rodada da Copa no Brasil no Estadio Nacional de Brasilia em 23 de fevereiro de 2023. Foto: Daniel RAMALHO/VASCO

Neste domingo (05), Flamengo e Vasco entram em campo às 18h10 (de Brasília), no Maracanã. O duelo vale muito para os dois, já que o Rubro-Negro pode garantir o título antecipado da Taça Guanabara, enquanto o Cruz-maltino luta por uma das vagas na próxima fase.

Morre o jornalista Marcio Guedes aos 76 anos

O comentarista esportivo Marcio Guedes morreu na noite desta sexta-feira (3), aos 76 anos, no Rio de Janeiro. Ele vinha enfrentando os sintomas de uma hepatite C, mas ainda não há informações confirmadas sobre a causa da morte

Em cinco décadas de carreira, o jornalista passou pelas redações do Jornal do Brasil, Correio da Manhã, Jornal da Tarde/ Estado de São Paulo. Foi colunista e comentarista no jornal O Dia, na Band, na TV Manchete, na TV Globo, na Record, na ESPN e desde 2001 trabalhava na TV Brasil. Atualmente Marcio Guedes fazia comentários para os programas esportivos da Rádio Nacional (Bate Bola Nacional e No Mundo da Bola) e da TV Brasil (Stadium e No Mundo da Bola), da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Marcio Guedes recebeu dois prêmios Esso de Jornalismo no exercício da profissão. O primeiro no Correio da Manhã pela série de matérias “Futebol em três tempos”, sobre a ascensão, glória e decadência de craques de futebol. A segunda no Jornal da Tarde/ Estado de São Paulo pela matéria “Assim se fez o craque: Zico”.

Ainda não há informações sobre o velório do jornalista.

Júri de acusados de chacina em Vilhena serão julgados a partir do dia 13

No próximo dia 13 de março acontece a 1ª reunião ordinária do Tribunal do Júri da comarca de Vilhena.

O primeiro júri é da chacina na zona rural da cidade. Serão julgados os réus Wemerson Marcos da Silva, Suesi Marcelino Rocha, Adelson de Oliveira e Leandro Rodrigues da Silva. Eles são acusados de executar 5 pessoas em uma fazenda, por vingança relacionada a conflitos agrários, bem como com a intenção de causar medo dentre os demais familiares do proprietário e, com isso, garantir o sucesso de uma nova invasão.

Foram mortos no dia 13 de outubro de 2021 o dono da fazenda, Heladio Cândido Senn, 73 anos, a esposa dele, Sônia Biavatti, 55 anos, além dos funcionários Oederson Santana, Jhonatan Rocha Borges dos Reis e Amagildo Severo.

Segundo a denúncia do Ministério Público, a vítima Heladio era proprietário da “Fazenda Vilhena”, área que já há algum tempo era alvo de conflitos agrários e de diversas invasões. O crime teria sido motivado por vingança, devido a outros de conflitos já protagonizados, e para proporcionar novas invasões da área.

De acordo com as investigações da Polícia, a família estava jantando quando a casa foi invadida. Heladio foi levado para uma sala separada, onde foi torturado. A mulher do fazendeiro e os três funcionários foram levados para a varanda da casa, colocados de joelho e executados com tiros nas nucas.

Após executarem as cinco vítimas, os criminosos fugiram levando a caminhonete dos fazendeiros e outros objetos da família, segundo informa o Rondoniagora.

Inscrições do concurso do Banco do Brasil terminam nesta sexta

Candidatos ao concurso do Banco do Brasil têm até esta sexta-feira (3) para fazer a inscrição. Originalmente, o prazo acabaria dia 24 de fevereiro, mas foi adiado em uma semana.

Ao todo, são ofertadas 6 mil vagas, sendo 2 mil de escriturário-agente comercial e 2 mil para escriturário- agente de tecnologia com contratação imediata; e 2 mil vagas para cadastro de reserva, 1 mil para cada cargo. Há vagas em todos os estados e no Distrito Federal, porém as de tecnologia são apenas para Brasília e São Paulo.

O candidato precisa ter 18 anos (completos até a data de contratação) e apresentar certificado de conclusão do ensino médio.

Inscrição

Os candidatos podem se inscrever até as 23h59 (horário de Brasília) de hoje. A inscrição tem valor de R$ 50 e deve ser feita no site da Fundação Cesgranrio. Podem pedir isenção de pagamento as pessoas registradas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico), membros de famílias com baixa renda e doadores de medula óssea.

No momento da inscrição, o candidato deverá escolher a Unidade Federativa onde deseja trabalhar e uma das 190 cidades com locais de aplicação das provas. Os exames serão realizados em 23 de abril.

Pessoas com deficiência

O banco anunciou também que ampliou o número de vagas exclusivas para pessoas com deficiência. Agora, são 825, das quais 299 para contratação imediata e 226 para formação de cadastro de reserva.

Remuneração

O salário inicial é de R$ 3.622,23 para jornada de 30 horas semanais, além de auxílio alimentação/refeição de R$ 1.014,42 e cesta alimentação de R$ 799,38, que são pagas mensalmente.

O funcionário terá participação nos lucros ou resultados; vale-transporte; auxílio-creche; auxílio a filho com deficiência; previdência complementar; planos de saúde e odontológico básico e acesso a programas de educação e capacitação.

Para ansiedade e insônia, juiz autoriza paciente a plantar maconha em casa para uso medicina

O juiz federal Antonio Claudio Macedo da Silva, titular da 10ª Vara Criminal da Justiça Federal em Brasília, concedeu salvo-conduto a um paciente que sofre de ansiedade e insônia poder cultivar maconha em casa para fins medicinais. A doença causa-lhe decorrências psicológicas como falta de memória, concentração e crises de pânico.

Ele informa ainda que, dentre diversos tratamentos, realizou terapia experimental à base de óleo de canabidiol, extrato derivado de Cannabis (CBD), “o qual surtiu efeitos de melhora não apresentados em tratamentos ortodoxos”.

O homem impetrou um habeas corpus alegando que seu quadro de saúde estava lhe causando falta de memória, de concentração e crises de pânico, e que tentou vários tratamentos, sendo que o melhor foi uma terapia experimental à base de óleo de CBD. Nas suas alegações, afirma não ser possível a aquisição regular dos medicamentos com CBD “devido aos exorbitantes preços em território nacional”.

Nesse contexto, argumenta que não resta outra alternativa a não ser a realização do plantio de Cannabis com o fim de utilização terapêutica, garantindo-se o tratamento médico realizado pelo paciente.

Na sua decisão, divulgada nessa quinta-feira (2), o magistrado determina que a polícia do Distrito Federal deve “a abster-se de promover quaisquer atos que atentem contra a liberdade física, bem como de apreender materiais e insumos destinados ao seu tratamento de saúde, ou mesmo destruí-los”.

O juiz diz ainda, em sua decisão, que a polícia, inclusive, abstenha-se de abordar o paciente até mesmo durante o caminho entre “a residência e institutos de pesquisa de aferimento da qualidade destes insumos e também durante o trajeto das sementes importadas, até que não seja mais necessário o uso e cultivo in natura do vegetal Cannabis sativa”.

Júri vai decidir futuro de homem que agrediu e tentou matar a mulher por causa de pneu descalibrado, em RO

Sentença de pronúncia determinou que Francisco Alves Filho, responda no 2º Tribunal do Júri da Comarca de Porto Velho pelas acusações de tentar matar com tiro e facada a sua companheira, S.B.C. A vítima sofreu lesões em todo corpo.

O crime teria motivação banal. O réu culpou a vítima de não ter percebido que o pneu do carro “estava descalibrado”. Após uma discussão, a vítima trancou-se em um quarto e, ao abrir a porta, a pedido do réu, foi atingida por um tiro na barriga; em seguida, a vítima trancou-se em outro quarto, porém o réu, por uma janela do lado de fora da casa, deu vários disparos e atingiu o pé da vítima com outro tiro. A vítima foi para a cozinha na tentativa de sair do local, porém foi surpreendida por Francisco com golpes de faca. “Por fim, foi socorrida pelo seu irmão e familiares e encaminhada ao Hospital João Paulo II, onde foi submetida a cirurgia”, conforme descrito na sentença de pronúncia.

A sentença de pronúncia narra que o médico que atendeu a vítima no pronto socorro, no dia dos fatos, falou aos familiares tratar-se de um caso grave e não poderia dar garantia de vida à paciente. Simone ficou por mais de uma semana na UTI devido às enfermidades sofridas pela violência criminosa. Além disso, ficou com traumas psicológicos: chora, não consegue dormir à noite, tem medo de andar na rua, dentre outros.

O réu responderá perante ao 2º Tribunal do Júri por tentativa de homicídio qualificado: motivo fútil, recurso que dificultou a defesa da vítima; feminicídio e violência doméstica.

O crime aconteceu no Bairro Conceição, em Porto Velho, na madrugada do dia 24 de setembro de 2022. Já a sentença de pronúncia foi publicada no Diário da Justiça do dia 28 de fevereiro de 2023. Ação Penal n. 7070810-20.2022.8.22.0001. (Rondoniagora)

MPF vai à Justiça pedir demissão de servidor empossado irregularmente no Ifro

O Ministério Público Federal (MPF) entrou com ação civil pública para que o Instituto Federal de Rondônia (Ifro) corrija o resultado final do concurso para professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, realizado em 2022. Devido a uma interpretação equivocada do edital, o Ifro e o Instituto AOCP, responsável pela organização do certame, aprovaram e deram posse a um candidato que não atingiu a pontuação necessária para participar da segunda fase do concurso.

Higor dos Santos Santana se autodeclarou negro, mas foi considerado inapto no procedimento de heteroidentificação, que busca aferir as características fenotípicas dos concorrentes para evitar fraudes à política de cotas raciais. A inaptidão, porém, acabou favorecendo de forma irregular o candidato, que foi então classificado entre as vagas para ampla concorrência sem cumprir os critérios exigidos pelo Edital 73, de 22 de novembro de 2021. Por isso, o MPF requer que o profissional seja imediatamente exonerado do quadro de docentes do Ifro e que os réus providenciem a reclassificação dos demais candidatos.

A irregularidade ocorreu na disputa pelo cargo de professor de administração. Segundo as regras do edital, o certame contava com três fases (provas objetiva, de desempenho didático e de títulos) e somente deveriam ser convocados para participar da segunda etapa os classificados na prova objetiva até determinada colocação. Para o cargo de Administração, foram chamados os 11 primeiros colocados da ampla concorrência e os três mais bem classificados para as vagas reservadas a pretos e pardos, entre os quais estava Higor Santana.

O procedimento de heteroidentificação que constatou a inaptidão do candidato foi realizado somente ao final do processo seletivo. Ao perder o direito de concorrer às vagas destinadas aos autodeclarados negros, ele foi então reclassificado para a ampla concorrência, considerando-se equivocadamente a pontuação total obtida nas três fases do concurso. Os organizadores do certame ignoraram o fato de que Higor Santana não estaria entre os 11 classificados para a segunda etapa, pois obteve nota 61 na prova objetiva, enquanto a pontuação do último colocado da ampla concorrência foi 64.

“Agindo dessa forma, o administrador acaba por criar um sistema que burla as próprias normas do edital. Ou seja, basta a qualquer interessado inscrever-se na vaga de cotas, independentemente da etnia, não comparecer à fase de heteroidentificação (ou mesmo ser reprovado nela) e passar de fase com notas inferiores àqueles que estavam disputando em ampla concorrência, violando o direito tanto desses últimos quanto dos próprios cotistas. Não poderia o Estado chancelar tal ardil, motivo pelo qual o MPF busca corrigir o problema”, explica o procurador Raphael Luis Pereira Bevilaqua, autor da ação.

O candidato Higor dos Santos Santana foi nomeado para o quadro permanente de pessoal do Ifro em julho do ano passado. Em janeiro de 2023, o MPF chegou a encaminhar ao instituto uma recomendação para que corrigisse a irregularidade no resultado final do concurso, mas as medidas não foram acatadas.

Número da ação: 1002686-93.2023.4.01.4100.

Acompanhe a tramitação perante a Justiça Federal de Rondônia.

STF derruba lei de Rondônia que proibia destruição de máquinas utilizadas em crimes ambientais

G1 RO- O Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a lei de Rondônia que proibia a destruição ou inutilização de maquinários apreendidos em operações e fiscalizações de combate a crimes ambientais. A norma foi criada para atender pedidos de garimpeiros.

O julgamento iniciou no dia 17 de fevereiro e foi finalizado dia 28. O relator, ministro Gilmar Mendes, considerou que a norma é inconstitucional por tratar de assuntos que são de competência da União: editar normas gerais sobre proteção do meio ambiente e legislar sobre direito penal. Ele foi acompanhado pelos outros 10 ministros.

O pedido de inconstitucionalidade foi feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR), em julho de 2022, sob a argumentação de “possibilidade real de danos ao patrimônio ambiental e indígena rondoniense”

Alguns meses antes, o Ministério Público de Rondônia (MP-RO) também ingressou com uma ação no Tribunal de Justiça para tornar a lei citada inconstitucional .

Em seu voto, Gilmar Mendes ressalta que “o direito ao meio ambiente equilibrado é indisponível, inalienável e impõe ao Estado e à coletividade obrigações de fazer e não fazer”.

Por que os maquinários devem ser destruídos?

 

Como citado no voto do relator, a Lei federal 9.605 de 1988 – regulamentada pelo Decreto 6.514 de 2008 – estabelece sanções para crimes ambientais, entre elas a destruição e apreensão de produtos utilizados nos crimes.

Segundo a legislação atual, as máquinas devem ser destruídas para interromper as ações criminosas.

“Nos casos em que for inviável a remoção de produtos ou instrumentos utilizados para a prática de infrações ambientais, a destruição é medida cabível para impedir que, logo após o término das atividades fiscalizatórias, esses produtos e instrumentos sejam, novamente, direcionados à destruição do patrimônio indígena ou ambiental”, conclui Gilmar Mendes.

A lei

 

A lei N° 5.299 foi sancionada em janeiro de 2022 pelo Governo de Rondônia. A proposta que deu origem à lei é de autoria do deputado Alex Redano (Republicanos). Durante a sessão plenária, Redano diz que atendeu pedidos de garimpeiros.

“Eu fiz uma reunião, uma audiência com todos os garimpeiros, nós tivemos o auditório completamente lotado e uma grande reclamação é a fiscalização que deixa inutilizados os bens apreendidos. Então esse projeto proíbe queimar bens particulares, por exemplo, dragas. Afundar dragas e maquinários em reserva, casas em áreas de reserva”, disse o deputado, na época.

g1 entrou em contato com o Governo de Rondônia e a Assembleia Legislativa do estado, mas não obteve declarações sobre a derrubada da lei até a última atualização desta matéria.