23.2 C
Porto Velho
23 junho 2026
Início Site Página 986

Duas apostas de RO ganham R$ 123 mil na quina

Casa lotérica na zona sul do Rio de Janeiro

Rolim de Moura e Machadinho do Oeste. As duas aposta realizada em Rondônia faturaram, juntas, R$ 123.188 após acertarem a quina do concurso 2.570 da Mega-Sena, sorteado na noite deste sábado (4).

Um dos bilhetes premiados na quina é de Rolim de Moura. O jogador apostou sozinho, numa aposta simples de R$ 4,50, e vai embolsar R$ 61.594,54.

A segunda aposta premiada em R$ 61.594,54 foi um bolão registrado na Lotérica Líder em Machadinho do Oeste. Segundo a Caixa, o bolão simples foi feito entre seis pessoas e cada uma vai receber pouco mais de R$ 10 mil.

Vasco vence o Flamengo em clássico emocionante no Maracanã

Se havia alguma dúvida do quanto esse Vasco que está sendo construído em 2023 tem a capacidade de ser honesto e fazer jus à história do cruz-maltino, ela acabou depois do Clássico dos Milhões deste domingo. A vitória sobre o Flamengo não significa que o time da Colina será campeão de algo na temporada. Nem mesmo do Carioca, onde Fluminense e Flamengo são favoritos ao título. Mas permite ao torcedor finalmente olhar nos olhos dos torcedores adversários. Não há mais motivos para ter vergonha.

Foi apenas a segunda vitória vascaína nos últimos 22 clássicos contra o Flamengo, o que reforça a carga simbólica do resultado para os vascaínos. No ano do centenário, a rivalidade histórica ganha um novo fôlego.

Emoção do início ao fim

 

A partida foi equilibrada. O Flamengo teve mais a bola e criou boas chances para balançar as redes, antes e depois de Pumita marcar o golaço que definiu o placar de 1 a 0 para os vascaínos. Mas teve dificuldades para furar a última linha defensiva do time de Maurício Barbieri e ficou carente de um pouco de sorte.

 

Mas não se trata de uma vitória injusta do Vasco, muito pelo contrário. O time da Colina entrou em campo com uma proposta clara de jogo e conseguiu executá-la muito bem. Recuou muito mais do que está acostumado nesta temporada, à espera dos contra-ataques. Conseguiu encontrá-los. Acertou duas bolas na trave no primeiro tempo.

 

Até que no segundo, a bola sobrou para Pumita, que fazia partida ruim. Provavelmente a pior desde que foi contratado pelo Vasco. O lateral-direito uruguaio bateu de primeira e fez um golaço para fazer explodir o lado vascaíno das arquibancadas.

 

A vitória foi tão justa que o Vasco ainda teve a chance clara de ampliar a vantagem, depois que Marlon Gomes, que entrou no segundo tempo, sofreu pênalti. Pedro Raul teve a bola que poderia ser do jogo, mas Santos fez a defesa. Fica o porém na atuação do centroavante vascaíno, um dos melhores em campo até então.

A partir daí, o jogo foi de pura trocação. O Flamengo apertando o Vasco na defesa, obrigando Léo Jardim a fazer grandes defesas, e o cruz-maltino conseguindo bons contra-ataques, mas sempre pecando no último passe ou na finalização.

Polícia Federal quer ouvir Michelle e Bolsonaro na investigação sobre joias trazidas ilegalmente

Delegados ouvidos pela coluna da jornalista Bela Megale já têm um roteiro traçado que deve ser seguido nas apurações sobre as joias dadas pela monarquia saudita ao casal Bolsonaro.

Os primeiros depoimentos seriam os dos funcionários da Receita Federal que tiveram envolvimento com a apreensão das peças. Os investigadores creem que é preciso apurar junto a eles quais autoridades e funcionários do antigo governo solicitaram a liberação das joias, o nível de pressão que exerceram e a mando de quem atuaram.

omo revelou o jornal “O Estado de S. Paulo”, em outubro de 2021 colar, anel, relógio e um par de brincos de diamantes enviados pelo regime da Arábia Saudita a Michelle e Jair Bolsonaro foram apreendidos pela Receita Federal.

Os investigadores apontam ainda que o ex-ministro Bento Albuquerque, seu ex-auxiliar Marcos Soeiro, que trouxe as peças, e as demais autoridades envolvidas nas tentativas de reaver o conjunto de diamantes também devem ser ouvidas.

www.brasil247.com -

Outra passo considerado importante pelos investigadores seria tentar ouvir membros do regime saudita para confirmar os destinatários do presente milionário, apontados pelo próprio ex-ministro Bento Albuquerque em entrevista ao “Estadão” como sendo Michelle e Jair Bolsonaro.

Depois disso, o casal deve ser chamado para depor sobre os fatos.

Delegada detalha rede proteção às mulheres vítimas de violência doméstica em Rondônia

O acolhimento de mulheres vítimas de violência é um serviço oferecido pelo Governo de Rondônia, por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher – DEAM, para proteger e garantir os direitos das mulheres que sofrem violência doméstica e familiar. Em Porto Velho, a DEAM está localizada no segundo andar da Unisp Leste.

De acordo com a delegada titular da DEAM, Amanda Ferreira Levy, o atendimento é realizado por profissionais capacitados, como psicólogos e policiais especializados, que oferecem suporte emocional e informam os serviços e auxílios sociais oferecidos pelo Estado às vítimas. “Elas podem vir diretamente até a Delegacia aonde serão acolhidas. Aqui elas se sentem protegidas e todas são orientadas sobre os direitos previstos na Lei Maria da Penha, e a elas é oportunizado o requerimento de medida protetiva” garantiu.

MULHER PROTEGIDA

Paralelo ao atendimento prestado pela DEAM, em Rondônia, as vítimas de violência que têm a medida protetiva concedida pelo Tribunal de Justiça – TJRO, também têm acesso ao “Programa Mulher Protegida” da Secretaria de Estado de Assistência Social – Seas.

A Delegacia da Mulher integra a rede de serviços do “Programa Mulher Protegida” e tem um papel importante no acolhimento e encaminhamento das vítimas. A DEAM é responsável pela condução dos Inquéritos Policiais que investigam os agressores e, mediante protocolo, encaminham os autos ao Ministério Público de Rondônia – MPRO, para a promoção das denúncias e consequente responsabilização judicial, contribuindo, assim, para a redução da violência contra as mulheres no nosso Estado.

Ainda, segundo a delegada titular da DEAM, “é importante ressaltar que, o combate à violência contra a mulher deve ser uma ação conjunta entre o Estado e a sociedade, e que a conscientização e o apoio às vítimas são fundamentais à efetividade das políticas públicas de proteção às mulheres. Toda e qualquer denúncia pode e deve ser realizada e os canais são múltiplos e de fácil acesso. O 197, por exemplo, é o canal telefônico de recebimento de denúncias em funcionamento 24 horas, em qualquer município do Estado. Vale salientar que, quem tem a conta no gov.br tem mais agilidade no atendimento, sendo possível inclusive, receber o boletim de ocorrência pelo e-mail cadastrado”, concluiu.

SERVIÇO

O atendimento especializado e humanizado direcionado às mulheres em Porto Velho é feito na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Família – DEAM, que está localizada na avenida Amazonas, nº 6781, Bairro Escola de Polícia, em Porto Velho, com atendimento das 7h30 às 19h30. O contato pode ser feito também pelo Disk Denúncia, 197 ou pelo número (69) 98479-8255.

 

Famílias de baixa renda podem solicitar parabólica digital gratuita

Famílias de baixa renda de 439 municípios podem solicitar o agendamento e a instalação de uma parabólica digital. A instalação é gratuita. De acordo com o Ministério das Comunicações, a família precisa estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e ter em casa uma parabólica tradicional instalada e em funcionamento.

Veja a lista de cidades

A troca da parabólica tradicional pela digital é para garantir que não haja interferência (chuvisco, chiado e imagem travada) nos canais abertos de TV por satélite com a chegada do 5G, pois o sinal é transmitido pela mesma frequência, segundo a pasta. Além disso, a parabólica digital oferece som e imagem com mais qualidade e 100 canais gratuitos.

Estima-se que 1,5 milhão de pessoas serão beneficiadas. São Paulo é o estado com mais municípios com kits de instalação, 163. Em seguida, aparecem Santa Catarina (36) e Paraná (33).

Como fazer o agendamento

Para agendar a instalação da antena de TV parabólica digital, a família deve entrar em contato pelo telefone 0800 729 2404 ou pelo site sigaantenado.com.br. É preciso informa dados pessoais, CPF e o NIS.

Após três anos de inatividade, Jon Jones conquista o cinturão dos pesados no UFC

O melhor de todos os tempos. De volta ao MMA após três anos de inatividade, Jon Jones deu um verdadeiro show em sua estreia no peso pesado (até 120,2kg.) do Ultimate. Grande estrela do UFC 285, realizado neste sábado, 4, em Las Vegas (EUA), o norte-americano não tomou conhecimento de Cyril Gane e ‘passeou’ contra o antigo campeão interino. Com atuação impecável, o atleta conquistou o cinturão vago com uma finalização relâmpago, via guilhotina.

Com a vitória, Jones amplia seu legado no MMA. No topo dos pesados, o atleta se inseriu na seleta lista de combatentes que vestiram cinturões em categorias distintas da organização, já que, por 10 anos o combatente reinou absoluto na divisão até 93kg.

Antigo campeão interino, Gane tem o que lamentar. Conhecido por sua técnica, o francês pouco conseguiu produzir ao longo do confronto. O atleta também perde a segunda oportunidade de assumir o topo absoluto do grupo.

Veja a luta

https://www.youtube.com/watch?v=inYFvjBuXu8

 

Roqueiros em favor dos amigos de quatro patas em Vilhena

A união faz a força. Dia 11, no mais alternativo espaço rock and roll de Vilhena. Um grupo de roqueiros estará se apresentando e abraçando a causa dos amigos de quatro patas. Um elenco da melhor qualidade vai fazer a festa underground: Jefferson Lázaro, Banda Chevy, Banda Razz, Sandro Vieira, entre outros. A entrada é um kg de ração ou R$10,00. É o Beltras Solidário, em prol do amor dos amigos de quatro patas.

Em Rondônia, mulher é morta a facadas no meio da rua; marido é apontado como o assassino

Marilza Silva Aguiar de Andrade, 43 anos, foi assassinada a facadas, no distrito de Vista Alegre do Abunã, na madrugada deste sábado (4). O principal suspeito do crime, de acordo com relato de moradores e do filho da vítima, seria o próprio esposo dela, identificado como Joilson B. P., 40 anos.

Policiais foram acionados, após receberem informação de que uma mulher estava caída no meio da rua Antônio Leandro Barbosa, próximo a Serraria PH, apresentando sangramento.

Chegando ao local, uma ambulância da Unidade Básica de Saúde, atendeu a vítima e logo depois a levou para o pronto socorro de Extrema.

Os médicos tentaram de tudo, mas a mulher não resistiu aos ferimentos.

A Polícia apurou após relato de testemunhas e do filho da vítima, que o autor do crime seria o esposo de Marilza..

Os policiais chegaram a realizar patrulhamento pela região, mas não encontraram o suspeito e nem conseguiram descobrir qual a motivação do crime.

O caso vai ser investigado pela Polícia Civil.

Anvisa determina apreensão e proibição de anabolizantes falsificados

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a apreensão e proibição da comercialização, distribuição e uso de unidades falsificadas dos medicamentos Deca-Durabolin e Durateston. A medida, determinada em resolução do órgão, foi tomada após denúncia da empresa Aspen Pharma sobre a circulação, no mercado brasileiro, de unidades falsificadas dos medicamentos, em nome de outra fabricante.

Segundo a Anvisa, as unidades falsificadas possuem em suas rotulagens a empresa Schering-Plough como fabricante, mas essa empresa teve os registros dos medicamentos cancelados em 2017. Nesse caso, as unidades desses medicamentos comercializadas com o nome da empresa Schering-Plough, mesmo que se apresentem como dentro da validade, são falsas, diz a agência.

Durateston é indicado no tratamento de reposição de testosterona em homens portadores de condições associadas com hipogonadismo primário e secundário, tanto congênito quanto adquirido, quando houver confirmação de deficiência de testosterona por características clínicas e testes bioquímicos.

O Deca-Durabolin pertence ao grupo de medicamentos conhecidos como esteroides anabolizantes. O produto ajuda a reconstruir os tecidos que se tornaram fracos por causa de uma doença crônica ou danos graves.

A Anvisa orienta que a população adquira medicamentos apenas em estabelecimentos devidamente regularizados, sempre dentro da embalagem completa e peça nota fiscal. No caso desses dois medicamentos, o fabricante regular é a Aspen Pharma.

“Em caso de identificação de unidades dos medicamentos com suspeita de falsificação, a população não deve utilizar o produto e deve entrar em contato com a Aspen Pharma para verificação da autenticidade do produto. Comuniquem, também, o fato imediatamente à Agência, preferencialmente por meio do sistema Notivisa”, recomenda a agência.

No Dia Mundial da Obesidade, campanha pede novo olhar sobre a doença

Obesidade é o excesso de gordura corporal em quantidade que cause prejuízos à saúde. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a pessoa é considerada obesa quando seu Índice de Massa Corporal (IMC) é igual ou superior a 30 quilos por metro quadrado (kg/m²). A faixa de peso normal varia entre 18,5 kg/m² e 24,9 kg/m².

O Atlas Mundial da Obesidade 2022, publicado pela Federação Mundial de Obesidade, prevê que, em 2030, cerca de 30% dos brasileiros adultos e 15,7% das crianças e adolescentes deverão apresentar algum grau da doença. No mundo, o Atlas estima que 1 bilhão de pessoas estarão obesas naquele ano.

Para marcar o Dia Mundial da Obesidade, comemorado neste sábado (4), a campanha da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) tem como tema este ano Uma Nova Forma de Olhar. “O objetivo é chamar a atenção como uma doença crônica, multifatorial, recidivante, que tem aspectos múltiplos na sua gênese e não apenas como uma visão antiga de fruto de maus hábitos, disse o presidente da entidade, Paulo Miranda.

A campanha destaca a importância do olhar empático e da percepção que se deve ter da pessoa que vive com obesidade, as dificuldades que enfrenta, os aspectos orgânicos que envolvem o ganho e a perda de peso, além das múltiplas comorbidades. O objetivo da SBEM é alertar a sociedade para esses múltiplos aspectos e a necessidade de “perceber a obesidade de forma diferente, com olhar novo e mais empático, entendendo as histórias das pessoas que vivem com a doença”, disse o especialista.

Sedentarismo e obesidade
Sedentarismo e obesidade – Ginecomastia.org/Direitos Reservados

Miranda confirmou que tanto no Brasil quanto no mundo há um número crescente de pessoas com sobrepeso e obesidade. No Brasil, segundo ele, as pessoas com sobrepeso ultrapassam metade da população adulta e atingem número cada vez maior de crianças. “A obesidade e o sobrepeso na infância chamam a atenção e preocupam mais ainda. Quanto mais tempo de vida e mais precoce o aparecimento, maior o risco do acúmulo de comorbidades, maior a exposição do tempo de vida a esses problemas, levando a complicações múltiplas, como o risco de diabetes, de hipertensão, de doença cardiovascular com morte precoce, de alguns tipos de câncer. Ou seja, tudo isso além do impacto sobre a qualidade de vida e outras doenças que também pioram quando acometem pessoas com obesidade”.

Paulo Miranda lembrou que é muito importante ter a visão de que obesidade é doença crônica, com aspectos multifatoriais, cuja incidência vem aumentando no mundo inteiro e que, aparentemente, pelos números que se observa, ainda continuará crescendo na próxima década. Dados do Ministério da Saúde indicam que a prevalência da obesidade entre crianças no Brasil está em torno de 15%. Acrescentou que quanto mais tempo a pessoa vive com excesso de peso, maior o impacto metabólico e o risco de desenvolvimento de complicações associadas, incluindo comorbidades musculoesqueléticas.

Prevenção

Academia de ginástica
Academia de ginástica – Arquivo/José Cruz/Agência Brasil

Na avaliação de Paulo Miranda, a melhor forma de prevenção da obesidade está no estímulo a hábitos de vida saudáveis. Ele considera que esse fator passa por políticas públicas como incentivo ao consumo de alimentos saudáveis, taxação de alimentos associados ao maior risco de obesidade, como ocorre em alguns países. “A gente já sabe que o consumo excessivo de alimentos industrializados, ultraprocessados, refrigerantes e bebidas adoçadas também está relacionado ao maior risco de desenvolver obesidade”.

Em contrapartida, deve ser incentivado o consumo de alimentos in natura, de preparo caseiro, que têm, cientificamente comprovada, maior ação preventiva contra a obesidade. O mesmo ocorre em relação ao incentivo à prática de atividade física e à transformação de ambientes, para que a movimentação ativa possa ser feita de maneira mais frequente e, inclusive, estimulando os espaços públicos à prática dessas atividades. “Todas essas ações, comprovadamente, vão nos ajudar a ter mais saúde e a conseguir prevenir a doença”.

Genética

“A gente sabe que há meios de prevenir boa parte dos casos de obesidade e sobrepeso. Contudo, não devemos ver as pessoas que desenvolvem sobrepeso ou obesidade como fruto somente de maus hábitos, porque há outros aspectos importantes que envolvem o risco individual para o desenvolvimento da doença. Entre eles está, por exemplo, a predisposição genética”, afirmou o médico endocrinologista.

Miranda destacou a importância de se ter uma visão ampla sobre aquilo que é uma ação de prevenção populacional e o olhar sobre o risco individual. “Isso faz com que a gente veja melhor a complexidade do problema da obesidade, as dificuldades enfrentadas pelas pessoas que têm a doença, seja no seu dia a dia e com redução da qualidade de vida, seja ao buscar atendimento e tratamento em busca de reverter a situação”.

Segundo o especialista, uma das limitações enfrentadas pelas pessoas obesas é a falta de disponibilização de uma medicação para o tratamento farmacológico pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Alimentação

obesidade infantil
Obesidade infantil – Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A endocrinologista Lorena Lima Amato, membro da SBEM, confirmou que a obesidade pode trazer complicações para o desenvolvimento dos ossos, articulações e músculos das crianças que estão em constante crescimento. Ela sugeriu o incentivo a atividades com gasto de energia, como andar de skate, de bicicleta e brincar de pega-pega, que ajudam no combate ao sedentarismo. Sobre a alimentação infantil, recomendou que pais e responsáveis evitem salgadinhos e excesso de doces. Lembrou a necessidade de oferecer frutas, folhas verdes e legumes às crianças. Para Lorena, essa troca nem sempre é bem-vista pela criança mas, aos poucos, faz toda a diferença na qualidade de vida.

Para a especialista, criança precisa de rotina, inclusive na hora de comer. Horários estabelecidos para as refeições ajudam a diminuir a chance de escapar e comer alimentos como salgadinhos. Deve-se evitar também o consumo excessivo de frituras e alimentos industrializados. Em relação à água, lembrou que ela pode inibir a vontade de comer e, por isso, a criança não deve beber água pelo menos 30 minutos antes das refeições. Além disso, Lorena afirmou que deixar frutas à disposição e ao alcance da criança constitui ótima solução para incentivar a alimentação saudável.