32.2 C
Porto Velho
23 junho 2026
Início Site Página 985

Receita Federal intima Bento Albuquerque para que ele explique por que trouxe propina a Bolsonaro na sua mala

O ex-ministro de Minas e Energia, almirante Bento Albuquerque, será intimado pela Receita Federal para que explique por que trouxe ilegalmente propinas na forma de joias para Jair e Michelle Bolsonaro. “A Receita Federal busca o domicílio fiscal para intimar o ex-ministro de Minas e Energia da gestão Jair Bolsonaro Bento Albuquerque. O objetivo é que ele explique a entrada de um segundo pacote de joias que teria entrado ilegalmente no país e sido entregue à Presidência da República”, aponta reportagem do jornalista Manoel Ventura, do jornal O Globo.”O pacote continha um relógio, uma caneta, um par de abotoaduras, um anel e um tipo de rosário, todos da marca suíça Chopard, e era supostamente destinado a Bolsonaro. O material entrou no Brasil em outubro 2021, sem ser declarado, pelas mãos de Bento Albuquerque. Ele trouxe o material na sua bagagem. A caixa de joias só foi para o acervo da Presidência no dia 29 de novembro de 2022, ou seja, mais de um ano depois”, acrescenta o jornalista. “O ex-ministro de Bolsonaro pode ser multado por ter entrado no país sem declarar os bens. Não há estimativa ou avaliação pública desse segundo lote de joias, presentes enviados pelo governo da Arábia Saudita para Bolsonaro e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.”Apesar de ter deixado o governo, Albuquerque ainda atua no Ministério de Minas e Energia. Ele tem canal direto com Alexandre Silveira – atual titular da pasta – e chegou a indicar alguns antigos subordinados para a equipe do novo ministro, como Bruno Eustáquio e Marisete Pereira.

Saque de valores esquecidos recomeça nesta terça-feira

Com a possibilidade de verificação de valores de pessoas falecidas, o Sistema de Valores a Receber (SVR) reabre os saques nesta terça-feira (7) após 11 meses fechado. A partir das 10h, os usuários poderão agendar o recebimento dos recursos no site Valores a Receber, administrado pelo Banco Central (BC).

As consultas foram reabertas em 28 de fevereiro. Conforme o balanço mais recente do BC, até o último domingo (5), 19,7 milhões de consultas haviam sido feitas. Desse total, 5,5 milhões (28%) têm quantias a receber e 14,2 milhões (72%) não encontraram valores esquecidos.

Segundo o BC, cerca de 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de pessoas jurídicas têm cerca de R$ 6 bilhões a receber. O sistema terá novidades importantes, como impressão de telas e de protocolos de solicitação para compartilhamento no Whatsapp e inclusão de todos os tipos de valores previstos na norma do SVR. Também haverá uma sala de espera virtual, que permite que todos os usuários façam a consulta no mesmo dia, sem a necessidade de um cronograma por ano de nascimento ou de fundação da empresa.

Além dessas melhorias, haverá a possibilidade de consulta a valores de pessoa falecida, com acesso para herdeiro, testamentário, inventariante ou representante legal. Assim como nas consultas a pessoas vivas, o sistema informará a instituição responsável pelo valor e a faixa de valor. Também haverá mais transparência para quem tem conta conjunta. Se um dos titulares pedir o resgate de um valor esquecido, o outro, ao entrar no sistema, conseguirá ver as informações: como valor, data e CPF de quem fez o pedido.

Fontes de recursos

A nova fase do SVR incluiu fontes de recursos esquecidos que não estavam nos lotes do ano passado. Foram acrescentadas contas de pagamento pré ou pós-paga encerradas, contas de registro mantidas por corretoras e distribuidoras encerradas e outros recursos disponíveis nas instituições para devolução.

Além dessas fontes, o SVR engloba os seguintes valores, já disponíveis para saques no ano passado: contas-corrente ou poupança encerradas; cotas de capital e rateio de sobras líquidas de ex-participantes de cooperativas de crédito; recursos não procurados de grupos de consórcio encerrados; tarifas cobradas indevidamente; e parcelas ou despesas de operações de crédito cobradas indevidamente.

Golpes

Nesta fase do programa, o Banco Central aconselha o correntista a ter cuidado com golpes de estelionatários que alegam fazer a intermediação para supostos resgates de valores esquecidos. O órgão esclarece que todos os serviços do Valores a Receber são totalmente gratuitos, que não envia links nem entra em contato para tratar sobre valores a receber ou para confirmar dados pessoais.

O BC também esclarece que apenas a instituição financeira que aparece na consulta do Sistema de Valores a Receber pode contactar o cidadão. O órgão também pede que nenhum cidadão forneça senhas e esclarece que ninguém está autorizado a fazer esse tipo de pedido.

Sintero realiza 1º Simpósio Relações Ético-Raciais em Vilhena

Voltado para os estudantes do Ensino Médio, profissionais em educação e sociedade civil organizada, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Rondônia (Sintero), realiza no próximo dia 14, no CEEJA de Vilhena, o 1º Simpósio Relações Ético -Raciais, avanços e desafios da educação rondoniense etapa Cone Sul.

Na oportunidade, os eixos do evento estarão centrados nas políticas afirmativas; enfrentamento contra violência contra mulheres; diversidade em uma perspectiva humanitária; mundo do trabalho e a importância da das políticas públicas para a juventude; masculinidade em debate e campanha laço branco.

As inscrições podem ser feitas pelo seguinte endereço:

https://docs.google.com/forms/d/1v8BFinkPZI_p9IWumlFSzXAsxO4gTMgT4YaXWOBO8KM/edit

Vídeo oficial do chamamento para o 1º Simpósio Relações Ético-Raciais

https://www.youtube.com/watch?v=U9URIY81H_c&t=33s

Mulheres do Sintero discutem sobre pautas da Secretaria de Gênero e Etnia

Deputado de RO apresenta projeto para mudar sistema de indicação ao STF

O deputado federal Delegado Thiago Flores, de Rondônia, apresentou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que busca mudar o sistema de indicação para o Supremo Tribunal Federal (STF).

Entre os pontos revistos pelo texto estão um mandato fixo de dez anos para os indicados do STF, além de incluir a Câmara dos Deputados no processo de indicação da Suprema Corte.

O texto também prevê uma rotatividade de indicações. Ou seja, além do presidente da República, os nomes para o STF poderiam vir do próprio Congresso Nacional.

A PEC já foi protocolada na Câmara e agora o deputado Flores corre atrás de ao menos 171 assinaturas para que o projeto tramite no Congresso. (G1)

Mc Pipokinha recebe sexo oral de fã durante show

Uma cena durante um show da Mc Pipokinha deixou fãs perplexos e dividiu opiniões na web no último final de semana. A cantora que é conhecida pelas músicas com letras picantes voltou a causar e ser destaque nas redes sociais após protagonizar uma apresentação com atos sexuais ao vivo em cima do palco.

Tudo começou quando uma fã se animou demais durante o show. Ela subiu no palco, tirou a roupa e partiu para cima da cantora que não pensou duas vezes e se sentou para que a fã fizesse sexo oral nela na frente de todos que estavam assistindo o show.

Nas imagens feitas por alguém que assistia tudo, é possível ver a cena picante onde rolou até um chupão nos seios. É claro que a cena dividiu opiniões na web, na ocasião, a plateia foi ao delírio e na web teve quem criticasse a cena.

“Eita como gosta de atenção hein! já dá pra virar atriz porno essa aí. O povo cai tudo nos bait dela.” Criticou um internauta. “Isso é show? Ou é puteiro?”. Alfinetou outro. “Sempre disse que esse seria o próximo passo das músicas e shows de Funk. Primeiro musica de sentido duplo, Depois de uma descrição do ato sexual e agora consumação do ato!” Disse outro.

PF abre inquérito para investigar caso das joias de Michelle

 A Polícia Federal (PF) abriu inquérito para investigar o caso das joias milionárias de Michelle Bolsonaro “dadas” pela Arábia Saudita e que estão retidas na Receita Federal após uma comitiva do governo federal tentar entrar ilegalmente com elas no país. O caso vai ficar em São Paulo, com a Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários, uma vez que os produtos estão no Aeroporto de Guarulhos.

O ministro da Justiça, Flávio Dino, havia mandado a corporação investigar se houve crime na tentativa do antigo governo de trazer para o Brasil joias avaliadas em mais de R$ 16 milhões.

Bolsonaro negou que as joias dadas pelo governo saudita teriam sido trazidas de forma ilegal e que os presentes seriam para uso pessoal da ex-primeira-dama. Michelle também negou irregularidades, mas em tom de deboche.

Três mulheres de Rondônia estão entre as vítimas fatais de grave acidente no Mato Grosso

Sete pessoas morreram em um acidente entre uma carreta e um ônibus, neste domingo (5), na BR-174, próximo ao Distrito de Caramujo, em Cáceres, a 250 km de Cuiabá. Três das vítimas fatais são rondonienses. Elas estavam no ônibus De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os dois veículos bateram de frente.

De acordo com a empresa de transportes, o ônibus saiu de Rio Branco, no Acre, e tinha como destino final Goiânia, em Goiás.

Segundo informações de policiais o ônibus com itinerário Rio Branco para Goiânia, seguia sentido Cáceres e a carreta no sentido contrário, quando em dado momento houve a colisão.

A carreta teria invadido a pista contrária e colidido com o ônibus, segundo o Chefe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Newton Quinzani. Ele disse que a carreta, que transportava legumes e verduras, invadiu a pista de forma repentina, já que não há marcas de frenagem na via.

“Ainda estamos averiguando o motivo por qual esse motorista saiu da sua mão de direção e invadiu a pista contrária. Como foi uma colisão frontal, os primeiros atingidos foram os dois motoristas e depois os passageiros.

O terceiro veículo (camionete Forte Ranger) seguia atrás do ônibus e não consegui frenar, ocasião que colidiu na traseira do ônibus, rodando na pista e sendo atingido também pelo caminhão, que acabou saindo da pista.

Três mulheres de Rondônia estão entre as vítimas fatais de grave acidente no Mato Grosso

Mortes

As vítimas fatais são: 

Terezinha da Silva Cardoso Soares, 63 anos. (Porto Velho)

Felipe Coelho Correa, 39 anos. (Pelotas – RS), motorista do caminhão.

Maria Alice de Araújo Barros, 63 anos.  (Rio Branco -AC)

Astrogildo Victor de Moura, 72 anos, (Rio Branco -AC)

Ketlen Cristiny Rodrigues de Souza, 29 anos. (Porto Velho)

Lurdes Maria de Castro, 72 anos. (Vilhena)

Junior César da Silva, de 62 anos, (Goiânia – GO), motorista do ônibus

Rondoniagora

Órfãos de vítimas de feminicídio terão direito a salário mínimo

A prefeitura de São Paulo regulamentou esta semana a lei do Auxílio Ampara que vai conceder o benefício de um salário mínimo para crianças e adolescentes cujas mães ou tutoras foram vítimas de feminicídio.

Com esta regulamentação, cabe agora ao Ministério Público de São Paulo informar à secretaria de Direitos Humanos sobre os casos de  feminicídios para que o tutor legal de crianças e jovens órfãos receba o pagamento desse auxílio.  A lei tinha sido aprovada em novembro do ano passado

Ainda de acordo com a prefeitura, a secretaria de Direitos Humanos solicitou ao MP um levantamento dos casos de feminicídios ocorridos no município para poder iniciar o pagamento do benefício.

A assessoria de imprensa do Ministério Público, por sua vez, informou que esse relatório está sendo elaborado pela promotora Silvia Chakian, mas que a coleta de dados ainda está na fase inicial.

Para ter direito ao Auxílio Ampara, a criança ou adolescente deve estar residindo na cidade de São Paulo, no momento em que ocorreu o crime de feminicídio. Outra exigência é estar sob guarda oficializada por família acolhedora ou tutela provisória, além de estar cursando instituição de ensino e ter renda familiar de no máximo 3 salários mínimos.

O Auxílio é pago até o jovem ou a jovem completar 18 anos, mas caso faça curso de graduação ou profissionalizante, o auxilio pode ser prorrogado até ele ou ela completar 24 anos.

Em Rondônia, jovem finge assaltar desconhecido e leva tiro

 Na noite de sábado (04), uma brincadeira de mau gosto quase terminou em tragédia na em Porto Velho. Um jovem de 24 anos, identificado como Endrew W. P., foi baleado após fingir estar armado.

O jovem teria pulado na frente de um Fiat Uno que estava parado e simulado um assalto, fingindo sacar uma arma da cintura.

A vítima, no entanto, reagiu e atirou, atingindo a mão esquerda do suspeito, que transfixou e acertou seu tórax.

O Samu foi acionado e levou Endrew para o Hospital João Paulo II. A testemunha afirmou que o jovem não estava armado e tudo não passou de uma brincadeira. Até o momento, o motorista que atirou não foi encontrado

Semana começa com previsão de chuva e tempo abafado em Rondônia

Nesta segunda-feira (6) são grandes as chances de chuva no estado. Isso porque o fluxo de umidade em baixos níveis da atmosfera continua intenso na região. Pode chover em todas regiões do estado no fim da tarde, inclusive com temporais. A previsão é do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam). O  sol vai aparecer de manhã entre muitas nuvens, e muito mormaço.