32.2 C
Porto Velho
23 junho 2026
Início Site Página 984

Em Guajará, Ifro contrata professores de Biologia, Inglês e Matemática

O campus de Guajará-Mirim (RO) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro) abriu um processo seletivo para a contratação temporária de professores substitutos nas áreas de biologia, inglês e matemática.

O contrato terá duração máxima de 24 meses com regime de trabalho de 40 horas semanais. Os salários partes de R$ 3,1 mil e podem chegar a R$ 5,8 mil, mais benefícios, dependendo da titulação.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até o dia 12 de março por meio do preenchimento de um formulário no site da instituição. Os documentos exigidos em edital devem ser enviados em formato PDF.

Sintero alinha ações com municípios e reforça pautas em defesa dos trabalhadores rondonienses

A Secretaria de Assuntos Municipais realizou reunião online na quinta-feira (02/03) com dirigentes das Regionais do Sintero, com intuito de alinhar as pautas das categorias municipais para o ano de 2023.

Na reunião, foram discutidas pautas de interesses dos trabalhadores e trabalhadoras em educação municipais como: atualização do Piso do Magistério 2023 com o percentual de 14,95%, valorização salarial aos técnicos/as educacionais, gestão democrática, formação profissional, através de convênios com a Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, “reforma da previdência”, Marcha das Margaridas, PCCR’S, entre outros

Secretaria de Assuntos Municipais do SINTERO realiza reunião com dirigentes das Regionais para alinhar as lutas das categorias

Cada Regional fez explanação sobre a situação nos municípios dos quais o Sintero possui representação e indicou encaminhamentos. Veja abaixo os municípios representados pelo Sintero.

Regionais Municípios
Regional Norte Porto Velho

Itapuã do Oeste

 

Regional Estanho

 

 

Ariquemes

Alto Paraíso

Monte Negro

Cacaulândia

Rio Crespo

Buritis

Cujubim

 

Regional Mamoré Guajará Mirim
Regional da Mata Nova Brasilândia D’ Oeste
Regional Centro II Teixeirópolis

Urupá

 

Regional Cone Sul Cerejeiras

Cabixi

 

Regional Guaporé Presidente Médici

Costa Marques

Seringueiras

Regionais Municípios
Regional Norte Porto Velho

Itapuã do Oeste

 

Regional Estanho

 

 

Ariquemes

Alto Paraíso

Monte Negro

Cacaulândia

Rio Crespo

Buritis

Cujubim

 

Regional Mamoré Guajará Mirim
Regional da Mata Nova Brasilândia D’ Oeste
Regional Centro II Teixeirópolis

Urupá

 

Regional Cone Sul Cerejeiras

Cabixi

 

Regional Guaporé Presidente Médici

Costa Marques

Seringueiras

 

Para a Secretária de Assuntos Municipais do Sintero, Luciana Basilio, através dessa reunião de planejamento-realinhamento será possível que o sindicato faça uma análise das pautas que necessitam de maior atenção e alinhe os próximos passos da luta.

Cerca de 1,6 mi de pessoas resgatam R$ 62,1 mi em valores esquecidos

No primeiro dia de saques após a reabertura do Sistema de Valores a Receber (SVR), cerca de 1,6 milhão de pessoas pediram o resgate de R$ 62,1 milhões, divulgou o Banco Central (BC). O balanço abrange os pedidos realizados entre as 10h e as 17h30 desta terça-feira (7).

Segundo o BC, o maior valor resgatado por uma pessoa física correspondeu a R$ 328 mil. Em relação às pessoas jurídicas, a maior quantia retirada chegou a R$ 133 mil. Houve mais de 1 milhão de pedidos de saques diretos, por meio das chaves Pix.

Após uma espera média de até duas horas na fila virtual durante a manhã, o tempo de espera reduziu-se rapidamente ao longo da tarde. Por volta das 17h15, a fila estava zerada, segundo o BC.

Em nota, o BC ressalta que o SVR permanecerá aberto para todos, sem interrupções programadas, para que cada um possa recuperar os valores esquecidos no sistema financeiro. “Independentemente do montante, o recurso pertence ao cidadão e deve a ele ser devolvido”, destacou o órgão.

Reabertura

Com a possibilidade de verificação de valores de pessoas falecidas, o Sistema de Valores a Receber (SVR) reabriu nesta terça-feira (7), após 11 meses fechado. Desde as 10h, os usuários podem agendar o recebimento dos recursos no site Valores a Receber.

As consultas foram reabertas em 28 de fevereiro. Conforme o balanço mais recente do BC, até esta segunda-feira (6), 23,8 milhões de consultas foram feitas. Desse total, 6,9 milhões (29%) apontaram quantias a receber e 16,8 milhões (71%) não encontraram valores esquecidos.

De acordo com o BC, cerca de 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de pessoas jurídicas têm cerca de R$ 6 bilhões a receber. Para sacar os valores (pessoa física) ou de falecidos, o usuário precisa ter conta no Portal Gov.br de nível prata ou ouro. Para reaver valores de pessoa jurídica, precisa ter conta no Portal Gov.br com o Cadastro Nacional Pessoa Jurídica vinculado (com qualquer tipo de vínculo, exceto colaborador).

O sistema tem novidades importantes, como impressão de telas e de protocolos de solicitação para compartilhamento no Whatsapp e inclusão de todos os tipos de valores previstos na norma do SVR. Também há uma sala de espera virtual, que permite que todos os usuários façam a consulta no mesmo dia, sem a necessidade de cronograma por ano de nascimento ou de fundação da empresa.

Além dessas melhorias, haverá a possibilidade de consulta a valores de pessoa falecida, com acesso para herdeiro, testamentário, inventariante ou representante legal. Assim como nas consultas a pessoas vivas, o sistema informará a instituição responsável pelo valor e a faixa de valor. Também haverá mais transparência para quem tem conta conjunta. Se um dos titulares pedir o resgate de um valor esquecido, o outro, ao entrar no sistema, conseguirá ver as informações: como valor, data e CPF de quem fez o pedido.

Câmara aprova programa de combate ao assédio sexual

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (7) a Medida Provisória (MP) 1140/22, que institui o Programa de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Sexual, à Violência Sexual e aos demais Crimes contra a Dignidade Sexual. O texto segue para análise do Senado.

A MP havia sido editada pelo governo federal em outubro do ano passado [https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2022-10/governo-cria-projeto-para-prevenir-assedio-nas-escolas], com foco exclusivo na prevenção e combate ao assédio sexual de crianças e adolescentes em instituições de ensino. Durante sua tramitação na Câmara, a deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA), relatora da matéria, ampliou o escopo do programa para abranger toda a administração pública direta e indireta, federal, estadual, distrital e municipal.

O programa também se aplica a todas as instituições privadas que prestem serviços públicos por meio de concessão, permissão, autorização ou qualquer outra forma de delegação. Nesses casos, as normas serão definidas por um regulamento.

De acordo com o texto aprovado na Câmara, o programa será estruturado com medidas para prevenir e enfrentar a prática desses crimes e capacitar agentes públicos para o desenvolvimento e a implementação de ações destinadas à discussão, prevenção, orientação e solução do problema nesses órgãos e entidades.

A MP ainda prevê a adoção de campanhas educativas sobre as condutas e os comportamentos que caracterizem o assédio sexual e demais crimes. O objetivo é informar e conscientizar os agentes públicos e a sociedade sobre como identificar a ocorrência de condutas ilícitas e a rápida adoção de medidas para sua repressão.

Parque Ecológico e pista de caminhada são revitalizados em Vilhena

Na última semana, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), em parceria com a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semtran) e os reeducandos do projeto “Semear e Ressocializar” do Centro de Ressocialização Cone Sul, realizaram a revitalização das margens da BR-174 e do Parque Ecológico Municipal Marechal Cândido Rondon.

Durante as ações, a Semosp realizou a limpeza das margens da BR-174 e, posteriormente a limpeza do Parque Ecológico, visando revitalizar a pista de caminhada, e fazendo os devidos reparos na ponte da pista, a deixando segura. Já a Semtran realizou a sinalização horizontal da pista de caminhada do Parque até o Instituto Federal de Rondônia (Ifro), garantindo a segurança viária de quem percorre a pista, seja pedestre ou ciclista. Essa via é de uso compartilhado, e a cor amarela representa o fluxo de ambos os lados.

A Semosp reitera que mais revitalizações acontecerão nos próximos dias em diferentes locais do município. Para informações sobre a secretaria, sugestões ou solicitações de serviços, basta pedir pelo WhatsApp da Semosp (69) 3221-2665. Já os pedidos relacionados à Semtran, podem ser feitos através do telefone e WhatsApp pelo número (69) 3321-3920.

Estudantes podem se inscrever no Fies a partir desta terça-feira

Começam hoje (7) e vão até a próxima sexta-feira (10) as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Por meio do programa, o governo federal paga as mensalidades de estudantes de graduação em instituições privadas de ensino superior. Segundo o Ministério da Educação (MEC), serão oferecidas 67 mil vagas no primeiro semestre, de um total de 112 mil para este ano.

Para fazer a inscrição o interessado deve acessar Portal Único de Acesso ao Ensino Superior que também reúne informações e resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni). Os candidatos terão que indicar três opções de cursos de graduação.

Critérios

Para pleitear o financiamento, o estudante deve ter feito o Enem de 2010 a 2022, com média nas notas igual ou superior a 450, e não pode ter zerado a redação. Os candidatos também precisam comprovar renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa.

Estudantes que têm bolsa parcial do Prouni podem participar do processo seletivo do Fies e financiar a parte da mensalidade não coberta pela bolsa, desde que se enquadrem nas condições previstas no edital do processo seletivo vigente.

Consulta

Para verificar as instituições e opções de vagas disponíveis, basta acessar o Portal Acesso Único, clicar no botão “Consultar oferta de vagas”. Serão exibidas as vagas disponíveis por estado, município, nome do curso, conceito do curso no MEC e, opcionalmente, é possível escolher a instituição de ensino e o local de oferta.

Calendário Fies 2023/1º semestre

Inscrições: 7 a 10 de março

Resultados (pré-selecionados): 14 de março

Complementação das inscrições dos pré-selecionados: 15 a 17 de março

Convocação da lista de espera: 21 de março a 18 de maio

Primeiro parágrafo alterado às 11h para esclarecer que o encerramento do prazo é na sexta-feira (10).

PF e Receita miram contribuintes que fraudaram dados

O combate à prática de crimes de sonegação fiscal e estelionato é o objetivo da Operação Dark Book, da Polícia Federal em conjunto com a Receita Federal, nesta terça-feira (07).

Segundo a PF, as investigações revelaram que com ajuda de um consultor financeiro e de um contador, declarações de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de profissionais liberais, foram retificadas de modo a obterem ilegalmente valor maior a ser restituído pelo Leão ao contribuinte. A estimativa é de que o prejuízo ao erário chegue a R$ 62 milhões.

“Durante os trabalhos, identificou-se que a consultoria também atuou junto a outras categorias profissionais. Foram empregados esforços para evitar o recebimento indevido de restituições”, informou a Receita.

Na ação, da qual participaram 10 auditores-fiscais e analistas-tributários e 16 policiais federais, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, em Minas Gerais, expedidos pela 3ª Vara Federal Criminal da Subseção Judiciária de Belo Horizonte.

A Justiça também decretou o sequestro e o bloqueio de bens e valores dos envolvidos. Os responsáveis pela consultoria tributária poderão responder judicialmente pelos crimes de estelionato e contra a ordem tributária.

A pena prevista para o crime de estelionato majorado é de até cinco anos de reclusão e multa.

No Brasil, uma mulher é vítima de violência a cada quatro horas

Depressão, suicidio

O boletim Elas Vivem: dados que não se calam, lançado nesta segunda-feira (06) pela Rede de Observatórios da Segurança, registrou 2.423 casos de violência contra a mulher em 2022, 495 deles feminicídios.

São Paulo e Rio de Janeiro têm os números mais preocupantes, concentrando quase 60% do total de casos. Essa foi a terceira edição da pesquisa feita em sete estados: Bahia, Ceará, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão e Piauí, os dois últimos monitorados pela primeira vez.

Os dados são produzidos a partir de monitoramento diário do que circula nos meios de comunicação e nas redes sociais sobre violência e segurança. As informações coletadas alimentam um banco de dados que posteriormente é revisado e consolidado pela rede.

O estado de São Paulo registrou 898 casos de violência, sendo um a cada 10 horas, enquanto o Rio de Janeiro teve uma alta de 45% de casos, com uma mulher vítima de violência a cada 17 horas. Além disso, os casos de violência sexual praticamente dobraram, passando de 39 para 75 no Rio de Janeiro.

A Bahia mostrou aumento de 58% de casos de violência, com ao menos um por dia, e lidera o feminicídio no Nordeste, com 91 ocorrências. O Maranhão é o segundo da região em casos de agressões e tentativas de feminicídio. Já Pernambuco lidera em violência contra a mulher e o Ceará deixou de liderar nos números de transfeminicídio, mas teve alta nos casos de violência sexual. O Piauí registrou 48 casos de feminicídio.

A maior parte dos registros nos estados que fazem parte do monitoramento tem como autor da violência companheiros e ex-companheiros das vítimas. São eles os responsáveis por 75% dos casos de feminicídio, tendo como principais motivações brigas e términos de relacionamento.

Políticas públicas

O relatório destaca que, com os dados da Rede de Observatórios da Segurança, os governos podem criar políticas públicas para evitar violência e preservar vidas.

Em entrevista à Agência Brasil, a coordenadora da Rede em Pernambuco, Edna Jatobá, porta-voz da organização, vê como hipóteses para o crescimento da violência contra a mulher no Rio de Janeiro, o aumento da circulação e facilidade de aquisição de armas, o aprofundamento da crise econômica e social pós-pandemia, que propiciaram o aumento da violência doméstica.

“O estado do RJ não tem conseguido dar proteção às mulheres e suas famílias, ameaçadas de morte, e fazer uma investigação exaustiva para a identificação dos autores e suas motivações acaba por estimular novas ações violentas”. Ela cita ainda a falta e o desmantelamento das redes de acolhimento como causa da reiteração desta  violência. “O crescimento se dá como um todo, com casos de grande repercussão nacional, tais como o caso do estupro de uma parturiente por parte de um anestesista e os casos de violência política, e que, assim sendo, não há como determinar uma causa específica.”

Sobre a disseminação e o crescimento dos ataques às mulheres por meio digital, Edna Jatobá afirma que “isso sempre impactou o aumento da violência cotidiana contra as mulheres, pela liberdade de ideias retrógradas contaminarem um maior número de pessoas”. Destaca ainda que se faz necessário o controle da disponibilidade de informação, principalmente quanto à disseminação de preconceito e naturalização da violência contra a mulher, que se tornaram os principais pilares para o crescimento dos ataques e da violência a cada ano.

“Queremos que a internet não seja uma terra sem lei, principalmente com relação à proteção das mulheres, houveram muitas conquistas relativas à importunação e à perseguição, mas que ainda existe muito trabalho a ser feito e muita violência a ser coibida no meio digital.”

Com relação ao projeto de lei que tramita no Senado, que prevê criminalizar a misoginia, igualando a postura ao racismo, à homofobia e à transfobia, a pesquisadora diz que, além disso, “se faz necessário o fortalecimento da lutas que já existem e que não são totalmente aplicadas”.

Edna Jatobá propõe o fortalecimento do sistema de justiça já existente, atuando com ações de prevenção e proteção às mulheres vítimas de violência. “Não me coloco contra a criação desta lei, mas o foco tem que ser a vítima, que tem que ser protegida, e não somente a punição do agressor”, ressalta a pesquisadora.

Jornalista que atuou em Rondônia tem projeto de longa-metragem aprovado pela Ancine

 

O projeto Flashdance TF, da produtora Floresta Urbana, foi o único contemplado do Pará no edital Novos Realizadores 2022. O certame contemplava diretores e diretoras com no máximo um longa-metragem realizado. O resultado foi divulgado nesta terça-feira, 07/03/2023. O trabalho conta com a participação do jornalista Ismael Machado, que atuou na imprensa rondoniense. Ismael é autor de vários livros e ganhador de prêmios nacionais de jornalismo.

Sobre o longa-metragem, Flashdance TF tem como cenário o bairro da Terra Firme em Belém e conta a história de um casal de irmãos que possuem um grupo de street dance e são selecionados para um concurso de dança promovido por uma secretária de Educação cuja final será no Teatro da Paz. Entre ensaios, trabalhos para garantir o sustento da família e a sombra permanente da milícia, esse grupo tenta superar o trauma de uma chacina ocorrida no bairro algum tempo antes para realizar o sonho de dançar.

O edital Novos Realizadores foi alvo de uma polêmica por ter no resultado preliminar deixado de contemplar projetos da Região Norte, causando revolta entre produtoras amazônicas. Questionada, a Agência Nacional de Cinema (Ancine) suplementou recursos. Com isso, seis projetos da Amazônia foram contemplados, sendo dois do Amazonas, um de Tocantins, um de Rondônia, um de Roraima e um do Pará.

A produtora Floresta Urbana tem dois anos de existência. Produziu os curtas-metragens ‘Amador, Zélia’ e ‘O amor tem cheiro de pimenta e cominho’. O primeiro, contemplado no Edital da Lei Aldir Blanc, vem sendo selecionado e premiado em diversos festivais nacionais.

Outra produção da Floresta Urbana é o documentário ‘Na Fronteira do Fim do Mundo’, que aborda impactos da mineração no sudeste do Pará, selecionado em 2022 no Independent Film Festival de Montreal, no Canadá.

Flashdance TF é a primeira obra de ficção da produtora, que tem como sócios Aline Paz, Michelle Maia, Glauco Melo e Ismael Machado. O roteiro de Flashdance TF é de Machado e Vlad Cunha.

PF cumpre mandados em Rondônia e mais 11 estados por fraudes no Auxílio Emergencial

A PF deflagrou na manhã desta terça-feira (7), a Operação Apateones, visando à desarticulação de organização criminosa espalhada pelo país e voltada a fraudes ao programa Auxílio Emergencial.

O rastreamento inicial das transações indicou que parte dos envolvidos estava situada em GO e RO. Depois, verificou-se que os beneficiários receberam valores de cerca de 360 contas do Auxílio Emergencial fraudadas por meio de pagamento de boletos e transferências bancárias.

No total, 200 policiais federais dão cumprimento a 47 mandados de busca e dois mandados de prisão preventiva, expedidos pela 9ª Vara Federal de Campinas, em endereços localizados em 12 estados da Federação: Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo e Tocantins, além do Distrito Federal. São cumpridos 8 mandados nas cidades de Machadinho (1), Ariquemes (2) e Porto Velho (2).

A investigação, iniciada em agosto de 2020, com base em informação encaminhada pela Caixa Econômica Federal à Policia Federal em Brasília com dados sobre 91 benefícios de Auxílio Emergencial fraudados, no valor total de R$ 54.600,00 (cinquenta e quatro mil e seiscentos reais) e desviados para duas contas bancárias de pessoa física e de pessoa jurídica em Indaiatuba/SP, foi instaurada na Delegacia de Polícia Federal em Campinas e revelou milhares de outras fraudes.

 

O rastreamento inicial das transações indicou que parte dos envolvidos nestas fraudes estavam situados nos estados de Goiás e Rondônia, sendo este último, lugar de residência de familiares da pessoa física residente em Indaiatuba. Em um segundo estágio da investigação, verificou-se que os beneficiários em questão receberam valores provenientes de cerca de 360 contas do Auxílio Emergencial fraudadas por meio de pagamento de boletos e transferências bancárias.

Após análises de RIFs (relatórios de inteligência financeira) e quebra de sigilos bancários, estima-se que a organização criminosa movimentou valores que ultrapassam os R$ 50 milhões, com mais de 10 mil contas fraudadas. A operação é resultado de uma união de esforços denominada Estratégia Integrada de Atuação contra as Fraudes ao Auxílio Emergencial (EIAFAE), da qual participam a Polícia Federal, Ministério Público Federal, Ministério da Cidadania, CAIXA, Receita Federal, Controladoria-Geral da União e Tribunal de Contas da União.

O objetivo da atuação interinstitucional conjunta é a identificação sistemática de fraudes massivas e a desarticulação de organizações criminosas, com a responsabilização de seus integrantes e a recuperação de valores para o erário.

Por isso, além das medidas de busca foram autorizados pela 9ª Vara Federal de Campinas, o bloqueio de bens e valores encontrados em nome dos investigados. Os 37 envolvidos na presente operação estão sendo investigados pelos crimes de furto mediante fraude, estelionato e organização criminosa, cujas penas somadas ultrapassam 22 anos de reclusão. Rondoniagora.