35.8 C
Porto Velho
1 julho 2026

PSOL defende câmeras corporais para policiais em RO

Pré-candidato do PSOL ao Governo de RO defende câmeras corporais, critica operações agrárias e promete mudanças na saúde

Mídia Rondônia – O pré-candidato ao Governo de Rondônia pelo PSOL, advogado Luiz Teodoro, concedeu entrevista ao podcast Resenha Política, apresentado pelo jornalista Robson Oliveira, onde apresentou propostas para áreas como segurança pública, saúde e política agrária, além de fazer críticas à atuação do Estado em conflitos fundiários.

Durante a entrevista, Teodoro afirmou que a Liga dos Camponeses Pobres (LCP) não pode ser classificada de forma generalizada como facção criminosa. Segundo ele, embora possa haver pessoas investigadas ou ligadas ao crime infiltradas em movimentos sociais, isso não justifica rotular todos os integrantes como criminosos.

“LCP não é sigla de facção. LCP é Liga Camponesa Pobre. Não é facção. Agora, se existem pessoas infiltradas que têm problemas com a Justiça, é outra situação”, declarou.

O advogado também criticou a condução de algumas operações de reintegração de posse realizadas em Rondônia. Segundo ele, já presenciou ações em que policiais fortemente armados cercavam mulheres, crianças e idosos durante o cumprimento de decisões judiciais.

Na avaliação do pré-candidato, cabe às forças policiais garantir a segurança da operação, enquanto a apresentação formal da ordem judicial deve ser feita por um oficial de Justiça. Ele afirmou que, em determinadas situações, houve violação da dignidade das famílias envolvidas.

Câmeras corporais

Entre as propostas apresentadas, Luiz Teodoro defendeu a implantação de câmeras corporais nos uniformes dos policiais militares, argumentando que a medida aumentaria a transparência das operações e protegeria tanto os agentes de segurança quanto a população.

Segundo ele, a utilização dos equipamentos ajudaria a documentar as ações policiais e reduzir questionamentos sobre a atuação das forças de segurança, especialmente em conflitos agrários.

Déficit de policiais

Ao abordar a segurança pública, o pré-candidato afirmou que Rondônia enfrenta déficit no efetivo policial. Segundo os números apresentados por ele, o Estado necessitaria de cerca de 8,7 mil policiais, mas contaria atualmente com aproximadamente 4,7 mil, sendo apenas cerca de 700 em serviço para atender os 52 municípios.

Teodoro criticou ainda o modelo de plantões extras remunerados, afirmando que o Estado estaria utilizando os dias de folga dos policiais para suprir a falta de efetivo.

“O povo não quer sensação de segurança. As pessoas querem segurança. O policial precisa descansar porque exerce uma atividade de risco”, afirmou.

Saúde

Na área da saúde, Luiz Teodoro prometeu que, caso seja eleito governador, orientará a Procuradoria-Geral do Estado a não recorrer de decisões judiciais que determinem a realização de cirurgias, fornecimento de medicamentos ou outros tratamentos médicos.

Segundo ele, a medida pretende reduzir a demora no cumprimento de decisões judiciais e garantir maior rapidez no atendimento aos pacientes.

Outras propostas

Durante a entrevista, o pré-candidato também defendeu:

  • a recriação de um instituto estadual de terras;
  • a utilização de prédios provisórios como hospitais para ampliar a capacidade de atendimento da rede pública;
  • a criação de subsídios estaduais para reduzir o valor da conta de energia elétrica da população.

Luiz Teodoro afirmou que pretende apresentar essas propostas ao longo da pré-campanha ao Governo de Rondônia, defendendo mudanças na gestão pública e na condução das políticas voltadas à segurança, saúde e questão fundiária no Estado.

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Droga: Vilhena é alvo de operação da PF

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (1º/7), a Operação...

Calor pode chegar a 36°C em Rondônia

Os rondonienses devem enfrentar dias de calor ao longo...

RO: homem gravou vídeo antes de jogar corpo de idoso no poço

A Polícia Civil de Rondônia concluiu, nesta semana, o...

Mulher morre após ataque de jacaré em rio

Brittany Clark, morreu aos 31 anos após ser atacada...

Rondoniense acerta na quina da Mega-Sena

Uma aposta de Porto Velho (RO) acertou os cinco...

Flagrante: pastor é preso após estuprar sogra de 91 anos

O Pastor e servidor público Dario da Conceição, de...

Corrupção no PL: PF apreende dinheiro em livro falso

A Polícia Federal apreendeu nesta quarta-feira (1º) dinheiro em...

Lula cresce e dispara; Flávio despenca em nova pesquisa

Nova pesquisa AtlasIntel/Bloomberg sobre as eleições presidenciais de 2026, divulgada nesta...