34.4 C
Porto Velho
1 agosto 2026

Gasolina com 32% de etanol chega aos postos neste sábado

gasolina comercializada no Brasil passa a ter, a partir deste sábado (1º), 32% de etanol anidro na composição. O percentual anterior era de 30%. A mudança foi aprovada pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) e terá validade inicial de 180 dias, com possibilidade de prorrogação.

A medida ocorre em meio à alta dos custos dos combustíveis fósseis e à instabilidade no mercado internacional de petróleo. O governo afirma que a mudança também busca ampliar o uso de um combustível renovável produzido no país.

Apesar de o CNPE afirmar que testes não identificaram impactos relevantes no funcionamento dos veículos, especialistas alertam para possíveis efeitos principalmente em carros antigos ou que não foram projetados para concentrações maiores de etanol.

Quais carros exigem mais atenção?

Veículos flex são projetados para trabalhar com diferentes concentrações de etanol e, em geral, não devem enfrentar problemas com a mudança. A preocupação maior envolve modelos antigos, importados e veículos movidos exclusivamente a gasolina.

O etanol tem capacidade de absorver água, o que pode favorecer processos de corrosão em determinados componentes. Mangueiras, vedações, bomba de combustível, bicos injetores, tanque e linhas de combustível estão entre as peças que podem ser afetadas em sistemas incompatíveis.

Entre os possíveis sinais de problema estão dificuldade para dar partida, marcha lenta irregular, aumento do consumo, perda de desempenho, falhas nas acelerações e acendimento da luz de injeção.

veículos

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Homem invade casa da ex com caminhonete após separação em RO

A noite desta última quinta-feira (30/7) para uma moradora...

Acidente com ambulância mata paciente e técnica enfermagem

A técnica de enfermagem Maria Eulália Vieira da Silva,...

Agosto começa quente em Rondônia

O primeiro sábado de agosto será de calor e...

Leonardo abre a Expoari 2026 neste sábado

A 41ª edição da Expoari tem início neste sábado...

PT lança Lula à reeleição neste domingo

O presidente Lula (PT) participa neste domingo (2), em...

Psol confirma Luiz Teodoro como vice de Netto

A Executiva Estadual da Federação PSOL/Rede confirmou, durante reunião...

PP abandona Flávio e ficará neutro na eleição presidencial

O Partido Progressistas (PP) não fará convenção nacional. A decisão...