26 C
Porto Velho
30 outubro 2026

Mais de 600 brasileiros são deportados do Reino Unido em voos secretos

Mais de 600 brasileiros — incluindo 109 crianças — foram deportados do Reino Unido em três voos secretos do governo, entre agosto e setembro deste ano. A informação foi apurada e publicada pelo jornal britânico “The Guardian”.

Segundo a publicação, o número é recorde: o país nunca deportou tantas pessoas de uma mesma nacionalidade em voos desse tipo.

As deportações são oficialmente classificadas como voluntárias e o governo britânico disse ao jornal que está intensificando as medidas contra a migração ilegal. Organizações que protegem os direitos de imigrantes latino-americanos no Reino Unido expressaram preocupação, especialmente com o alto número de crianças retiradas do país.

Números de deportação publicados na quinta-feira (28) pelo Ministério do Interior britânico, órgão responsável pelas políticas de migração, mostram que 8.308 retornos forçados e voluntários foram feitos entre julho e setembro de 2024. A quantidade é 16% maior em relação ao mesmo período do ano passado.

A maioria das viagens (6.247) foi voluntária, segundo o relatório. O governo oferece incentivos de até 3.000 libras (cerca de R$ 22 mil) para pessoas que aceitam ser deportadas voluntariamente do Reino Unido. Apesar de ter divulgado os números, o Ministério do Interior escondeu que o destino dos voos com quantidade recorde de imigrantes era o Brasil.

Os três voos relatados pelo “Guardian” aconteceram em um período de menos de dois meses — a reportagem não cita para quais cidades brasileiras foram levados os imigrantes:

  • Em 9 de agosto, 205 pessoas foram deportadas, entre elas 43 crianças;
  • Em 23 de agosto, 206 foram deportadas, incluindo 30 crianças;
  • Em 27 de setembro, foram 218 deportados, 36 deles crianças.

 

O jornal menciona que todas as crianças retiradas do país faziam parte de unidades familiares. Muitas delas estavam matriculadas em escolas e passaram a maior parte — ou toda a vida — no Reino Unido.

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Empresas são notificadas por discriminação contra petistas

O Ministério da Justiça notificou ao menos quatro empresas...

Dois homens são executados a tiros em Vilhena

Dois homens foram encontrados mortos a tiros dentro de...

PF mira venda de artigos científicos em RO

A suspeita de venda de artigos científicos e certificados...

Acusados de matar policial morrem em troca de tiro em RO

Dois homens procurados pela Justiça morreram na manhã desta...

Vereadora é obrigada a se retratar por pedir demissão de petistas

A vereadora e pastora Patrícia Queiroz (PP), de Belém...

De virada: imprensa internacional diz que “Lula faz história”

A reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Trump segue o líder, faz o “L” e declara:”Gosto do Lula”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não pretende...

Bullying político chega às escolas:“Votou 13 porque é pobre”

A polarização da eleição presidencial ultrapassou as urnas e...