29 C
Porto Velho
31 janeiro 2026

Brasileira grávida é uma das vítimas do triplo homicídio que devastou Portugal

De LISBOA | Um crime de brutalidade indescritível para os padrões de violência e de criminalidade de Portugal, um dos países mais seguros da União Europeia e do mundo, cometido nesta quarta-feira (2), tem uma mulher brasileira entre suas vítimas fatais. Um triplo homicídio por motivos absolutamente fúteis, cometido na freguesia de Penha de França, em Lisboa, uma área muito próxima ao núcleo nervoso turístico do Centro Histórico da capital lusa, deixou toda a sociedade perplexa e devastada.

Julia Fernanda, que não teve o sobrenome e a idade revelados, era uma brasileira nascida no estado de Minas Gerais. Casada com o português Bruno Neto, ela tinha dois filhos e estava grávida do terceiro. O casal passava em frente à barbearia Grande Pente, na rua Henrique Barrilaro Ruas, quando uma discussão banal estava acontecendo.

O dono do estabelecimento, o barbeiro Carlos Pina, de 43 anos e pai de cinco filhos, sujeito muito conhecido e querido no bairro, batia boca com um homem que mora a poucos passos dali, chamando de “Nando”. A confusão teria começado ainda pela manhã, quando o tal “Nando” foi pedir para cortar o cabelo no salão, ocasião em que teve a solicitação negada por Pina por não ter horário disponível na agenda. Horas depois, “Nando” voltou e insistiu, recebendo outra negativa.

Quando era hora do almoço, por volta de 13h20 no horário local, outra vez o cliente insistente apareceu, desta vez com a esposa. Ele pediu novamente para cortar o cabelo e ao ter o pedido negado sacou uma arma de fogo, algo muito incomum e raríssimo em Portugal, e disparou um tiro à queima-roupa na testa de Pina, que caiu morto. Na sequência, o assassino apontou a arma para matar um rapaz que também trabalha no salão, mas percebeu que alguém passava pela porta e olhava para dentro.

Era o casal Fernanda Júlia e Bruno Neto. Sem pensar suas vezes, ele apontou a arma para as cabeças de ambos e disparou mais duas vezes, matando-os instantaneamente. O criminoso ainda chegou a fazer mira e apertar o gatilho contra outras pessoas, mas o mecanismo falhou. Ele saiu correndo, entrou na casa do pai, que mora metros ao lado, e de lá saiu num jipe verde dirigido pelo idoso e mais um familiar.

No início da noite, a imprensa portuguesa reportou que dois carros da família de “Nando” foram incendiados por vizinhos revoltados, que fizeram uma espécie de altar improvisado com velas e flores na soleira da barbearia palco do crime bárbaro. A PSP (Polícia de Segurança Pública) segue até o momento numa verdadeira caçada por toda a Região Metropolitana de Lisboa na tentativa de encontrar o assassino, seu pai e o outro parente que ajudaram na fuga.

O caso monopolizou as manchetes em todos os veículos de imprensa do país, que não conhece atos de violência extrema como esse, o que fez até com que alguns jornalistas e espectadores classificassem o crime como o “mais fútil da história” de Portugal.

Revista Fórum

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Papudinha vira quartel-general político de Bolsonaro

Até a eleição de 2026, o principal centro de...

Ezequiel Neiva comemora licitação para pontes entre Cabixi e Pimenteiras

O Cone Sul de Rondônia, especialmente os municípios de...

Ezequiel Neiva confirma conclusão de obra no centro de Colorado

Colorado do Oeste acaba de conquistar um importante avanço...

Execução brutal:dois homens são achados mortos em RO

Os corpos de Clebson de Souza Amorim, de 30...

Sábado com trovoadas e pancadas de chuva em RO

A expectativa é de chuvas intensas em todos os...

Justiça proíbe bloqueios de invasores de terra na BR-364

A  1ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária de Rondônia concedeu tutela...

Trump estuprou menina de 13 anos, dizem arquivos do FBI

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos liberou, nesta...