Por Neirimar Coradini – O projeto “A extensão no curso de licenciatura: o ensino de ciências dentro e fora da sala de aula” institucionalizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, envolveu alunos da Licenciatura em Ciências Biológicas e da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Dom João VI. Participaram os 17 acadêmicos da turma BIO 119, sob coordenação da Professora Miriam Orloski.
Desenvolvido na disciplina Projeto Integrador de Extensão, do 7º semestre do curso, o projeto de curricularização da extensão está previsto no curso de Licenciatura em ciências Biológicas para atender o Plano Nacional de Educação (Lei 13.005/2014), em sua meta 12.7, explica a docente. As atividades ocorreram nos dias 17 e 18 de maio de 2022, com alunos do Ensino Fundamental II da Escola Dom João VI, tendo a participação de 43 estudantes do 6º ao 9º ano.
Os alunos da escola parceira visitaram o campus e os setores de produção animal e vegetal. Foram guiados pelo Departamento de Integração, Ensino, Pesquisa e Extensão (Diep/IFRO), que apresentou o funcionamento de cada setor visitado. Os visitantes também realizaram atividades de microscopia no Laboratório de Biologia, orientados pelos acadêmicos e foram ao laboratório de anatomia animal, onde tiveram suas dúvidas respondidas pela Professora Larissa Jardim.
A escola municipal é dirigida por Rosenilda Silva, e a disciplina de Ciências é ministrada pela docente Maria Cristina Solidera. Outros professores também participaram juntamente com os alunos das atividades realizadas no Campus Colorado do Oeste. Para a Professora do IFRO Colorado, Miriam Orloski, este tipo de projeto é essencial para a formação do futuro professor. “Na verdade, seus benefícios acontecem em uma via de mão dupla”.
Os acadêmicos realizaram ainda atividades na escola parceira, desenvolvendo temas importantes para a formação do aluno como ser humano e cidadão. Realizaram atividades de entrosamento, práticas, lúdicas e de reflexão como forma de garantir aprendizado com significado para todos. Os temas trabalhados envolviam Educação Sexual e Meio Ambiente.