Mídia Rondônia – O governador de Rondônia, Marcos Rocha, estará em Vilhena nesta quinta-feira, 03, para participar de uma agenda oficial voltada à regularização fundiária no Cone Sul do Estado. O evento será realizado a partir das 15h, na sede social do Corpo de Bombeiros, e deve reunir autoridades locais, produtores rurais, servidores e imprensa.
A visita ocorre em meio a uma crise interna no governo, envolvendo o vice-governador Sérgio Gonçalves. A tensão política teria se intensificado após a saída do ex-chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves — irmão do vice — e sua substituição pelo servidor de carreira Elias Resende, que atualmente concentra grande influência dentro do governo com o apoio direto de Marcos Rocha.
Durante a agenda em Vilhena, o governador deverá conceder entrevista coletiva à imprensa, e há expectativa de que ele explique seus posicionamentos políticos recentes e reforce o respaldo ao novo chefe da Casa Civil, além de tentar amenizar os ruídos gerados pela mudança no primeiro escalão.
Além da pauta fundiária, o evento poderá contar com a presença de lideranças do Sintero, sindicato que representa os trabalhadores em educação. Conforme apurado pelo Mídia Rondônia, dirigentes e filiados do Cone Sul cogitam comparecer à agenda para entregar pessoalmente ao governador uma pauta de reivindicações, que inclui demandas por valorização salarial, melhorias nas condições de trabalho e maior diálogo com a categoria.
A relação entre o Sintero e a atual secretária de Estado da Educação, Ana Pacini, está desgastada, segundo dirigentes sindicais. Diante da falta de avanço nas negociações com a Seduc, o sindicato marcou para o próximo dia 31 de julho uma série de assembleias gerais em todo o Estado com indicativo de greve.