31 C
Porto Velho
25 agosto 2026

Michelle vira a casaca e elogia governo Lula

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) utilizou as redes sociais nesta sexta-feira (3) para elogiar uma ação do governo do presidente Lula (PT) e parabenizar a comunidade surda pelo lançamento da Política Nacional de Educação Bilíngue de Surdos (PNEBS), iniciativa apresentada pelo Ministério da Educação (MEC).

A manifestação ocorreu poucos dias após o agravamento da crise pública envolvendo o senador e pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Em publicação nos Stories do Instagram, Michelle celebrou a criação da política voltada à educação bilíngue para estudantes surdos.

Sem mencionar diretamente o presidente, ela destacou a importância da medida anunciada pelo governo federal. “Parabenizo a nossa amada comunidade surda pelo lançamento da Política Nacional de Educação Bilingue de Surdos”, escreveu a ex-primeira-dama.

Na mesma publicação, Michelle também afirmou que a iniciativa representa um avanço para a inclusão educacional da comunidade surda. “A educação bilingue se tornou uma modalidade separada da Educação Especial, trazendo mais autonomia e protagonismo para a comunidade surda. […] É um sonho realizado! Seguimos trabalhando por um Brasil mais acessível e com oportunidades para todos”, declarou.

Publicação de Michelle Bolsonaro no story do Instagram. Foto: Divulgação

O lançamento da PNEBS ocorreu nesta sexta-feira, em evento realizado no auditório do Ministério da Educação, em Brasília. Segundo o MEC, a política tem como objetivo ampliar o acesso, garantir a permanência e favorecer o êxito escolar dos estudantes atendidos pela modalidade de educação bilíngue de surdos.

Em nota oficial, o ministério informou que a iniciativa atende a uma reivindicação da comunidade surda e das redes públicas de ensino. Conforme a pasta, a política fortalece ações voltadas à garantia dos direitos educacionais e linguísticos dos estudantes, em conformidade com a legislação vigente.

Dados divulgados pelo MEC apontam que apenas 12% das redes de ensino brasileiras possuem materiais pedagógicos adequados em Libras. As avaliações no formato VídeoLibras alcançam somente 1,31% dos estudantes.

O levantamento também informa que cerca de 51% das escolas contam com Salas de Recursos Multifuncionais, embora ainda exista deficiência na oferta de apoio bilíngue especializado. O ministério também destacou a baixa disponibilidade de profissionais qualificados na área.

Atualmente, apenas 2.501 professores possuem formação continuada em educação bilíngue de surdos, situação atribuída à oferta reduzida de cursos de pedagogia bilíngue no país. A nova política busca ampliar a estrutura disponível para o atendimento desse público e fortalecer a educação bilíngue nas redes de ensino.

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Dentista pega 5 anos por transmitir HIV à companheira em RO

O dentista Jean José Dunga de Oliveira foi condenado...

Léo Simão ganha adesões e fortalece campanha

O lançamento oficial da campanha da candidata a deputada...

Sem Confúcio, esquerda fortalece apoio a Acir ao Senado

A desistência de Confúcio Moura da disputa ao Senado...

Sintero lamenta a morte do professor José Mendes

A Direção do Sintero Regional Cone Sul manifesta profundo...

Professor é encontrado morto em Vilhena

O professor aposentado José Mendes foi encontrado morto por...

Homem é encontrado morto em praça de Chupinguaia

Um homem identificado como Oseias de Paula Pinto, de...

Terça de calor intenso e tempo seco em RO

Rondônia terá uma terça-feira (25) de calor intenso e...

Homem é preso por usar nomes falsos em locadoras de RO

O uso de identidades diferentes para retirar carros de...