27 C
Porto Velho
22 março 2026

Imprensa sem máscara: dono de jornal apoia extrema-direita

O presidente da Gazeta do Povo, Guilherme Döring Cunha Pereira, divulgou um vídeo nesta terça (3) em que faz um ataque frontal ao funcionamento das instituições brasileiras, especialmente ao Poder Judiciário.

Sob o discurso de “defesa da democracia”, a mensagem apresenta um diagnóstico alarmista de suposta “anomalia institucional” e “suspensão permanente do Estado de Direito”, num tom que ecoa narrativas já consolidadas no campo bolsonarista e que, na prática, funciona como um apoio indireto à candidatura de Flávio Bolsonaro.

No vídeo, Cunha Pereira acusa o Judiciário de agir à revelia da Constituição, de concentrar poderes excessivos e de promover censura, perseguições e condenações arbitrárias. Abúlico, Pereira apela para a parábola manjada do sapo na frigideira, uma idiotice que ele mesmo se dá ao trabalho de explicar.

O discurso ignora decisões colegiadas, o papel constitucional do Supremo Tribunal Federal e o contexto de investigações envolvendo ataques às instituições, preferindo apresentar o cenário como uma “autocracia pavorosa”. “Não são toleráveis a censura prévia, a criminalização da crítica política e institucional, nem penas intimidadoras como desmonetização e cancelamento de perfis, que representam uma verdadeira morte civil”, afirma.

Presidente do GRPCOM, conglomerado que controla a Gazeta do Povo e afiliadas da TV Globo no Paraná, ele é numerário da Opus Dei e, desde que assumiu o comando do grupo após a morte do pai, em 2009, passou a imprimir de forma crescente uma agenda conservadora ao jornal. Essa orientação se intensificou a partir de 2015, acompanhando a ascensão da extrema-direita no país.

Iniciativas como o site Sempre Família, criado sob sua gestão, escancararam esse alinhamento. O portal atacou um padre que celebrou missa em apoio à candidatura de Fernando Haddad, estimulou denúncias formais contra o sacerdote, publicou textos desencorajando católicos a participarem de atos do movimento #EleNão e exaltou figuras como Magno Malta e Eduardo Bolsonaro como “defensores da vida”.

Em 2017, a Gazeta lançou o Monitor da Doutrinação, ferramenta que incentivava leitores a vigiar e denunciar professores acusados de “doutrinação de esquerda”, episódio que gerou forte reação negativa e levou o jornal a recuar poucos dias depois.

O vídeo é mais um capítulo de uma aventura busca criar um ambiente de desconfiança generalizada contra o Judiciário às vésperas de disputas eleitorais. Ao falar em “responsabilidade histórica” e conclamar leitores a “acordarem”, Cunha Pereira sopra o velho e bom apito do cachorro.

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Banco de Edir Macedo opera no modelo do Master

Reportagem da jornalista Consuelo Dieguez, publicada na revista Piauí...

Tenente-coronel segue preso acusado de matar esposa

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Reynaldo...

Rondônia tem chuvas intensas neste domingo (22)

O domingo (22) será de muita instabilidade na Região Norte.Acre e Rondônia terão muitas...

Professor é agredido por aluno em escola de Cabixi

Mídia Rondônia -Um caso de agressão envolvendo um aluno...

Ex-PM de RO condenado por estupro é preso

Um ex-integrante da Polícia Militar de Rondônia, de 51...

Rondônia registra fortes chuvas neste sábado (21)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de...

Polícia segue apurando morte de ex-vereador de São Miguel

Nesta sexta-feira (20), a Polícia Civil do Estado de...

Passageiro de ônibus cai com 20 kg de cocaína em RO

Uma fiscalização da Polícia Rodoviária Federal resultou na apreensão...