26 C
Porto Velho
7 abril 2026

Justiça pede impugnação de candidato a prefeito em Rondônia

O Ministério Público Eleitoral (MPE) de Rondônia emitiu parecer recomendando a anulação da convenção partidária do Partido Republicanos, realizada no dia 3 de agosto de 2024, em Candeias do Jamari. A ação foi proposta por Daniel Moraes da Silva, também conhecido como Pitbull,que alegou ter sido impedido de participar da convenção, o que comprometeu seu direito de concorrer ao cargo de vice-prefeito na chapa encabeçada por Lindomar Barbosa Alves, o Garçon.

No parecer, a Promotora de Justiça Eleitoral, Andréia Teixeira Vicentini Rocha, apontou que o Diretório Municipal do Republicanos não seguiu as normas estatutárias e a legislação eleitoral ao realizar a convenção. A defesa do partido argumentou que Daniel Moraes não havia manifestado formalmente sua intenção de candidatura, mas o Ministério Público Eleitoral considerou que a pré-candidatura de Moraes era de conhecimento público e amplamente divulgada, o que justificaria sua participação na convenção.

Além disso, o parecer destacou que houve falhas na comunicação do link para participação virtual na convenção, essencial em um evento híbrido, além de inconsistências nos documentos apresentados pelo partido. A promotora ressaltou que a ausência de um link de acesso viola o estatuto do partido, prejudicando o direito de participação dos filiados, o que configura uma irregularidade grave.

Diante das irregularidades apontadas, o Ministério Público Eleitoral manifestou-se pelo acolhimento da impugnação, declarando nula a convenção partidária e, consequentemente, o indeferimento do registro do Documento de Regularidade dos Atos Partidários (DRAP). O indeferimento do DRAP, caso acatado pela Justiça Eleitoral, é “fundamento suficiente para indeferir, como consequência, os pedidos de registro de candidaturas (RRCs) a ele vinculados“. Resumindo, Garçon pode ficar de fora.

O parecer será analisado pela 21ª Zona Eleitoral de Rondônia, que decidirá sobre a validade do registro das candidaturas do partido para as eleições municipais de 2024 em Candeias do Jamari.

spot_img

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Padrasto mata bebê com soco após se irritar com choro

Lukas Pereira do Espírito Santo foi preso após confessar...

Semana Santa registra 57 mortes nas rodovias

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou 808 acidentes nas...

Assédio após prazo levanta suspeita de fraude eleitoral em RO

Mesmo após o encerramento do prazo legal para filiações...

Golpe com canetas emagrecedoras termina em sequestro

Um jovem brasileiro de 27 anos, natural de Maringá...

Sequestro em RO termina com confronto e dois mortos

Uma ação criminosa violenta registrada na madrugada deste domingo...

Vilhena registra 7º homicídio após homem ser morto a facadas

Um crime violento marcou a noite deste domingo (5)...

Disputa por vagas na Assembleia fica tensa em RO

Encerrado o período da janela partidária, o cenário político...

Segunda-feira de chuvas intensas e trovoadas em RO

A previsão do tempo para a Região Norte do...