29 C
Porto Velho
17 março 2026

Protestos contra Trump se espalham e reúnem milhares nos EUA: ‘Tire suas mãos!’

Milhares de pessoas tomaram as ruas de Washington e de outras cidades dos Estados Unidos neste sábado (5) em protesto contra as políticas do presidente Donald Trump. Os atos, que também se espalharam por cidades da Europa, foram os maiores desde o retorno do republicano à Casa Branca, no fim de janeiro.

Com cartazes e palavras de ordem como “Não é meu presidente” e “Tirem suas mãos da nossa Seguridade Social”, os manifestantes demonstraram indignação com propostas de cortes federais, impactos ambientais e o avanço do que chamam de políticas autoritárias. Uma faixa com os dizeres “TIRE SUAS MÃOS!” foi estendida a poucos quarteirões da Casa Branca.

A mobilização, organizada por uma coalizão de mais de 50 grupos progressistas, como MoveOn e Women’s March, foi batizada de “Tire Suas Mãos”. Mais de mil cidades e municípios americanos aderiram ao movimento, segundo os organizadores. Só em Washington, mais de 5 mil pessoas participaram do ato no National Mall, nas proximidades da sede do governo.

A manifestação contou com a presença de políticos democratas, como o congressista Jamie Raskin, além de ativistas veteranos. “Despertaram um gigante adormecido, e ainda não viram nada”, declarou Graylan Hagler, ativista de 71 anos. “Não vamos nos calar, não vamos nos sentar e não vamos embora.”

A preocupação com os rumos da administração Trump foi expressa também por cidadãos comuns. A corretora imobiliária Jane Ellen Saums, de 66 anos, disse estar aterrorizada com o que considera uma tentativa de desmonte da estrutura federal em parceria com o empresário bilionário Elon Musk. “Tudo está sendo atropelado, do meio ambiente aos direitos individuais”, afirmou.

Em Washington, os manifestantes ouviram vários oradores, incluindo membros democratas do Congresso, como o presidente da Federação Americana de Funcionários Públicos, Everett B. Kelley. “Não seremos silenciados. Não vamos nos curvar. Vamos nos levantar e dizer: tirem as mãos do nosso sindicato. Vamos nos levantar e dizer: tirem as mãos do nosso contrato. Vamos nos levantar e dizer: tirem as mãos da nossa democracia e da nossa liberdade”, declarou Kelley ao público.

A assistente de imprensa da Casa Branca, Liz Huston, respondeu às críticas, dizendo que “a posição do presidente Trump é clara: ele sempre protegerá a Previdência Social, o Medicare e o Medicaid para os beneficiários elegíveis”. Ela continuou: “Enquanto isso, a posição dos democratas é dar benefícios de Previdência Social, Medicaid e Medicare para imigrantes ilegais, o que quebrará esses programas e esmagará os idosos americanos.”

Em resposta a uma postagem no X que acusava “bilionários democratas” de financiar os protestos e pedia que fossem “responsabilizados legalmente pela violência e vandalismo”, Musk simplesmente respondeu no sábado: “Eles serão.”

Fora dos Estados Unidos, capitais como Paris, Roma e Londres também registraram protestos em solidariedade aos americanos e contra o avanço do trumpismo no cenário internacional.

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Execução de PM pode ter ligação com ciúmes do marido

A soldada Gisele Alves Santana, encontrada morta com um tiro...

Decisão histórica: canabidiol gratuito é garantido em RO

O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO) declarou constitucional...

Terça-feira de chuvas e trovoadas em RO

A previsão do tempo para a Região Norte do país, nesta terça-feira (17), indica...

Pai morre após carreta conduzida pelo filho capotar em RO

Raimundo Gomes Brasil, de 71 anos, morreu no último...

Criança é atingida por hélice de barco em balneário de RO

Uma criança de 11 anos ficou gravemente ferida após...

Flávio Bolsonaro e Nikolas surgem em celular de Vorcaro

O cerco em torno das conexões políticas do Banco...

Delegada é presa por suspeita de ligação com o PCC

A Justiça de São Paulo decretou, nesta segunda-feira (16),...

Flávio Bolsonaro é denunciado por vídeo falso

Gleisi Hoffmann, ministra da Secretaria de Relações Institucionais do...