28 C
Porto Velho
3 fevereiro 2026

Sintero mobiliza escolas, anuncia paralisação e ouve denúncias no Cone Sul

A mobilização dos trabalhadores em educação ganhou força no Cone Sul de Rondônia com a adesão de diversas escolas à paralisação estadual marcada para o dia 31 de julho, convocada pelo Sintero (Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia). A paralisação será acompanhada de assembleias gerais em todo o estado, com indicativo de greve, diante do impasse nas negociações com o Governo de Rondônia.

Nesta sexta-feira, 4, as dirigentes da Regional Cone Sul, professora Lívia Maria e a técnica Roseli Mendes, realizaram uma série de visitas às escolas de Vilhena, reforçando o chamado à mobilização. Durante as conversas com os servidores, as sindicalistas explicaram os motivos da paralisação e destacaram a urgência da valorização profissional.

Durante as visitas, as dirigentes ouviram os relatos de assédio moral, perseguições e até casos de violência no ambiente de trabalho por parte dos estudantes, o que agrava ainda mais a insatisfação da categoria. “Os servidores estão adoecendo, sendo desrespeitados e ainda cobrados por resultados, sem o mínimo de estrutura ou valorização. É urgente dar um basta a essa situação”, afirmou a professora Lívia Maria.

Durante as visitas, os cartazes da paralisação do dia 31 foram afixados e os servidores receberam informações detalhadas sobre a pauta de reivindicações, que inclui melhorias salariais, condições de trabalho dignas.

Colorado do Oeste

Na próxima semana, a mobilização seguirá nas demais cidades do Cone Sul. A agenda começa por Colorado do Oeste, município que também enfrenta sérios casos de assédio a servidores, conforme denúncias recebidas pelo sindicato. Além de fortalecer a adesão à paralisação, as dirigentes estão coletando informações sobre as deficiências estruturais das escolas, que serão encaminhadas às autoridades competentes e aos parlamentares estaduais.

Intimidação a servidores

Diante de denúncias graves envolvendo intimidação a servidores da educação, especialmente professores em contrato emergencial, as dirigentes do Sintero Regional Cone Sul, agendaram reuniões com as superintendentes regionais de educação de Vilhena e Cerejeiras para tratar da situação.

Segundo relatos ouvidos, profissionais da educação estão sendo ameaçados e coagidos a não participarem das assembleias ou manifestações organizadas pelo sindicato. A pressão estaria sendo direcionada, principalmente, a professores emergenciais, que se sentem inseguros diante do risco de não renovação contratual.

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

MP Militar pede perda de patente de Bolsonaro e mais quatro

O Superior Tribunal Militar recebeu nesta terça-feira (3) uma...

Curta de Rondônia chega ao maior festival do mundo

O curta-metragem rondoniense Beira, produzido em Porto Velho, foi...

PF mira morador de Cerejeiras por abuso sexual

A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta terça-feira (3),...

Michelle rompe com Bolsonaro em meio a crise familiar

O PL Mulher, presidido por Michelle Bolsonaro, tem ignorado...

Motorista de app interrompe sexo oral e acaba agredido

Um motorista de aplicativo foi agredido em Salvador após...

Bolsonaro e militares golpistas podem ser expulsos das Forças Armadas

O Ministério Público Militar deve pedir nesta terça-feira (3)...

Policial civil é preso por estuprar detenta em delegacia

O policial civil Manoel Batista da Silva, de 52...

Terça-feira de chuvas e trovoadas em RO

A previsão do tempo para a Região Norte do...