Nesta segunda-feira, 4, foi aberto no auditório do Ministério Público do Estado, mais um curso de especialização para policiais militares do Batalhão de Operações Policiais – BOPE. O Curso de Patrulhamento em Ambiente Rural – CPAR, vem ao encontro da política de ensino do Estado e da Corporação. Os 25 inscritos terão 215 horas de capacitação com instrutores da PM de Rondônia e Mato Grosso.
De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Regis Braguin, o CPAR, visa preparar o policial militar para o desempenho das atividades empregadas na resolução das situações de maior complexidade sob a égide da legalidade, eficiência e do emprego da técnica, bem como suprirá algumas necessidades específicas em nossa instituição tais como, a formação de pessoal especializado que atuará como tropa de primeiro emprego nas situações de crise, principalmente no interior do Estado.
O coronel PM Braguin lembrou das determinações do governador Marcos Rocha no intensivo combate ao crime organizado com policiais militares preparados para o enfrentamento, e isso, disse ele, “nós temos procurado fortalecer o perfil operacional do Policial Militar”. A nossa tendência é aprimorar a qualidade da informação para que a linha operacional seja mais eficiente, seja mais efetiva.
O diretor do Curso, coronel PM Washington Francisco, Comandante de Policiamento Especializado, falou da importância deste aperfeiçoamento em área rural. Para ele, esse desafio é complexo, “Desejo que cada um aprenda todos os ensinamentos, porque um dia esse conhecimento vai fazer a diferença nas pessoas que confiam na Polícia Militar”. O coordenador do Curso será o tenente-coronel PM Rodolfo.
Para o secretário executivo da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania, coronel PM Paulo Henrique, o crime organizado busca se aperfeiçoar em suas ações criminosas, mas os organismos de segurança estarão sempre a frente e prontos para o enfrentamento em defesa da sociedade. Coronel Henrique fez um balanço das atividades de grupos contra o patrimônio, mas Rondônia tem buscado aperfeiçoar seus policiais com seminários e cursos de especialização.
A promotora de Justiça do Ministério Público do Estado, Yara Travalon, explicou que “para que todos nós, tanto membros do Ministério Público, outras instituições, todos os civis, estejamos em paz, é necessária a presença de vocês, e bravamente, muitas das vezes, sem os recursos necessários, sem onde fazer repouso, às vezes sem um rancho, com equipamentos, às vezes, enfrentando dificuldades para nos dar segurança”. Ela acrescenta que este resultado do dar, proteger, é próprio dos heróis, e ser herói não é qualquer coisa. E vocês, uma prova tão especializada, são mais heróis ainda. Porque são treinados para tudo que está na área.
Ela completou, em sua fala que “é um orgulho muito grande contar com a Polícia Militar, por esta Unidade de tão alto padrão, de tão alta concentração, como o BOPE. Eu fui forjada, o meu pai me treinou altamente rigoroso, a educação que eu tive em casa, foi das melhores e é por isso que eu entendo o que vocês dizem”. Minha gratidão a vocês, parabéns pela visibilidade, se confirmes, não permitam que nada abale a estrutura tão rara da nossa terra.
Consta na grade curricular aperfeiçoamentos nos combates aos crimes violentos contra o Patrimônio e Domínio de Cidades, Teoria Geral de Patrulha Rural, Camuflagem, Atendimento Pré-Hospitalar em Combate, Patrulha Rural Motorizada, Patrulha Rural à Pé, Técnicas de Abordagem, Rastreamento e Contra Rastreamento, Orientação e Navegação Policial, Técnicas de Buscas e Varreduras, Tiro e Ação e Reação em Ambiente Rural, Técnicas de Ações Imediatas, Operações Ribeirinhas e Inteligência Policial.