29 C
Porto Velho
4 maio 2026

Governador de Rondônia nomeia ex-presidiário na Casa Civil

Menos de um ano após ter sido preso durante uma operação que investigava fraude em licitações e desvio de recursos públicos, o ex-secretário da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), Júnior Lopes, voltou a ocupar um posto no alto escalão do governo de Rondônia. A nomeação para um cargo de Direção Superior na Casa Civil foi assinada pelo governador Marcos Rocha (União Brasil) e publicada no Diário Oficial desta terça-feira (2).

A decisão reacende debate sobre critérios de nomeação no governo estadual, especialmente pelo histórico recente do ex-gestor. Em dezembro de 2024, após a prisão de Lopes, o governador havia determinado sua exoneração imediata do comando da Sejucel, junto com outros três servidores envolvidos nas investigações.

Segundo a denúncia à época, Júnior Lopes e os demais servidores supostamente integravam um esquema de irregularidades em contratos públicos ligados à realização de eventos festivos do estado, como a Expoviola 2023 e as últimas duas edições da Expovel, tradicional festa agropecuária de Porto Velho. As investigações apontaram para possíveis fraudes em licitações, superfaturamento e desvio de verbas.

A nova nomeação gerou repercussão nos bastidores políticos e entre servidores, que questionam o retorno de um investigado a um posto estratégico dentro da Casa Civil, responsável por decisões administrativas sensíveis do governo.

Até o momento, o governo Marcos Rocha não se pronunciou publicamente sobre os critérios que justificaram o retorno de Júnior Lopes à administração estadual, nem sobre o andamento das investigações relacionadas ao caso.

spot_img

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Professores podem ter adicional de periculosidade

Em tramitação na Câmara dos Deputados, o PL 5264/2025 propõe garantir...

Campanha alerta para diagnóstico precoce do glaucoma

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e a Sociedade...

Ciúmes: mulher é morta a tiro pelo marido em RO

A técnica de enfermagem indígena Gleicia Arikapú, de 38...

Governo de RO diz coronel preso com contrabando agiu sozinho

O Governo de Rondônia informou, por meio de nota...

Preso homem que matou namorada em RO

A Polícia Civil prendeu, nesta segunda-feira (5), o homem...

Coronel flagrado com Mounjauro viajou por conta própria

O Governo de Rondônia informou, por meio de nota...

Novo Desenrola dívidas começa nesta segunda-feira

O governo federal lança nesta segunda-feira (4) o programa...

“Antes que Aconteça” reforça rede de apoio às mulheres

Passa a valer nesta segunda-feira (4) o Programa Antes...