Uma caravana formada por servidores da educação da região do Cone Sul de Rondônia parte neste domingo (6) de Vilhena rumo à capital Porto Velho para participar, nesta segunda-feira (7), às 14h, de uma audiência pública na Assembleia Legislativa. O evento foi convocado pelo deputado federal Maurício Carvalho, presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, e terá como pauta central o Plano Nacional da Educação (PNE).
Organizada pela Regional Cone Sul do Sintero, a mobilização envolve trabalhadores de todas as cidades da região e integra uma série de ações em defesa da valorização da categoria e de melhorias nas políticas educacionais. Além da audiência, a participação reforça a mobilização para a paralisação marcada para o dia 31 de julho, data em que estão previstas assembleias gerais com indicativo de greve em todo o estado.
Na última sexta-feira, as dirigentes do Sintero no Cone Sul, professora Lívia Maria e a técnica Roseli Mendes, visitaram escolas da rede estadual para mobilizar a base, distribuir materiais informativos e convocar os trabalhadores para o movimento do fim do mês. Durante as visitas, as sindicalistas também ouviram diversos relatos de perseguição a servidores, especialmente professores contratados em regime emergencial, além de denúncias de assédio moral e até situações de violência praticadas por alunos.
As queixas estão sendo sistematizadas e serão apresentadas em uma reunião com as duas superintendentes regionais de educação do Cone Sul que atuam na região, localizadas nos municípios de Vilhena e Cerejeiras. O objetivo é cobrar providências imediatas e garantir a defesa dos direitos dos trabalhadores da educação.







