24.9 C
Porto Velho
17 junho 2026

Irã ameaça atacar países da Europa que apoiarem guerra

Irã ameaçou atacar países da Europa em qualquer caso de envolvimento ou apoio militar aos Estados Unidos e Israel. A declaração foi feita pelo vice-ministro das Relações Exteriores iraniano, Majid Takht-Ravanchi, nesta sexta-feira (6/3).

De acordo com o diplomata, Teerã informou que nações europeias devem ter “cuidado” para não se envolver no que classificou como “guerra de agressão contra o Irã”.“Se [algum país] se juntar aos Estados Unidos e Israel na agressão contra o Irã, também se tornará alvo legítimo de retaliação iraniana”, afirmou Takh-Ravanchi durante entrevista ao canal France 24.

Até o momento, nenhum aliado europeu dos EUA se envolveu diretamente nos ataques contra o território iraniano. Apesar disso, a guerra no Oriente Médio já provocou reflexos diretos no velho continente.

De forma indireta, porém, alguns países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) já sentem os reflexos do conflito e passaram a agir militarmente.

No início da semana, o Reino Unido anunciou o deslocamento do destróier HMS Dragon e de helicópteros militares ao Mediterrâneo. Enquanto isso, a França também destacou o porta-aviões nuclear Charles de Gaulle para a mesma região.

Segundo Londres e Paris, a decisão foi uma resposta a um ataque de drones contra uma base britânica localizada na ilha de Chipre.

Além disso, a Turquia e o Azerbaijão também sofreram impactos da guerra entre EUA, Israel e Irã. Nos últimos dias, os governos dos dois países acusaram o Irã de promover ataques com mísseis e drones.

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Eduardo Bolsonaro é condenado a 4 anos e 2 meses

O Supremo Tribunal Federal aplicou uma pena de quatro...

Homem mata, esquarteja e oculta corpo de idoso em RO

Mídia RO - A Polícia Militar prendeu na manhã...

Investigação de servidores fantasmas e rachadinha segue em RO

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) reforçou a equipe...

Urgente: STF condena Eduardo Bolsonaro

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou,...

Servidor público morre após grave acidente em Vilhena

Mídia Rondônia - O acidente registrado na noite desta segunda-feira...

Lula vence Flávio Bolsonaro de lavada, diz pesquisa

Pesquisa CNT/MDA divulgada nesta terça (16) aponta crescimento do...

MP pede condenação por propaganda antecipada em RO

O Ministério Público (MP) Eleitoral ajuizou uma representação no...

Jovem morre após cair de moto na BR-364 em RO

Um grave acidente, por volta de 1h30 da madrugada...