O mutirão de perícia médica do INSS, que acontece em Vilhena entre os dias 7 e 11 deste mês, foi comemorado pelo ex-vereador de Cerejeiras, Valdecir Sapata. Em contato com o jornal Mídia Rondônia, o professor e sindicalista afirmou que a realização do mutirão é resultado direto de sua atuação parlamentar durante os dois mandatos como vereador.
Segundo Sapata, a iniciativa é fruto de uma antiga reivindicação levada por ele até Brasília, quando solicitou pessoalmente ao Ministro da Previdência a realização de atendimentos periciais para os municípios do Cone Sul de Rondônia, incluindo Cerejeiras, Corumbiara, Pimenteiras, Cabixi, Colorado do Oeste e Vilhena. Sapata fez questão de destacar que a agenda foi construída com o apoio do senador Confúcio Moura (MDB)
“A falta de peritos do INSS na nossa região é um problema crônico. Em 24 de agosto de 2022, ainda como vereador, participei de uma audiência com o então ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, que se comprometeu a designar um médico perito para atuar em Vilhena. Hoje, ver esse mutirão acontecendo é a concretização de um esforço coletivo, mas que começou lá atrás, com essa luta nossa em Brasília”, destacou Sapata.
O mutirão busca amenizar a fila de espera por perícias médicas, um dos principais gargalos enfrentados pelos usuários da Previdência na região. A expectativa é que dezenas de moradores sejam atendidos durante os dias da ação emergencial.