26 C
Porto Velho
8 maio 2026

Trump se derrete por Lula após reunião: “Cara inteligente”

Donald Trump elogiou Lula após a reunião entre os dois presidentes nesta quinta-feira (7), na Casa Branca, em Washington. O presidente dos Estados Unidos chamou o brasileiro de “um bom homem” e “um cara inteligente” ao comentar o encontro, que durou cerca de três horas.

“Tivemos uma ótima reunião com o presidente do Brasil. Estamos fazendo muito comércio e vamos aumentar ainda mais esse comércio. Falamos sobre tarifas. Eles gostariam de algum alívio nas tarifas. Mas tivemos uma reunião muito boa”, afirmou Trump. Em seguida, completou: “Ele é um bom homem. É um cara inteligente.”

Mais cedo, Trump já havia publicado na Truth Social que tinha acabado de concluir a reunião com “Luiz Inácio Lula da Silva, o muito dinâmico presidente do Brasil”. Segundo ele, os dois discutiram “muitos temas”, incluindo comércio e tarifas, e representantes dos dois países devem se reunir para tratar de pontos estratégicos.

 

Celso Amorim, Assessor Especial da Presidência da República, relatou o avanço na tentativa de estabilizar as relações entre Brasil e Estados Unidos depois da conversa. Além disso, os dois governos concordaram em manter negociações sobre tarifas, e a reunião também tratou de minerais críticos, segurança, comércio e crime organizado. Reuters

Depois do encontro, Lula falou à imprensa na embaixada brasileira em Washington. O presidente disse que discutiu com Trump a parceria entre os dois países, terras raras, a reforma do Conselho de Segurança da ONU, a situação em Cuba e a guerra no Irã.

Lula também relatou um momento descontraído da reunião e afirmou que aconselhou Trump a sorrir. “Trump rindo é melhor do que de cara feia”, disse. O brasileiro ainda contou ter brincado sobre a Copa do Mundo e pedido que o presidente dos Estados Unidos não anulasse vistos de jogadores da seleção brasileira.

A reunião ocorreu em meio a tensões comerciais provocadas por tarifas dos Estados Unidos contra produtos brasileiros. Apesar da ausência de entrevista conjunta, os dois governos saíram do encontro com sinalização de novas conversas, especialmente sobre comércio e tarifas.

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Sexta-feira com pancadas de chuva e trovoadas em RO

A previsão do tempo para a Região Norte nesta sexta-feira (8),...

Cantor sertanejo é achado morto em casa

O cantor sertanejo Adriano Muniz foi encontrado morto dentro...

Crise entre governador e vice sai do controle em RO

A crise política entre o governador de Rondônia, Marcos...

Fúria expõe suspeita de espionagem política em RO

O pré-candidato ao governo de Rondônia Adailton Fúria divulgou...

PSOL aciona PGR para anular venda de terras raras

Os deputados federais Sâmia Bomfim (PSOL-SP), Glauber Braga (PSOL-RJ)...

Homem que matou genro é condenado em RO

Quase dois anos após um crime bárbaro ocorrido durante...

Barco com carga de drogas é interceptado em RO

Uma ação integrada das forças de segurança em Rondônia...

Golpista da OLX é presa após fazer vítimas em RO

Uma mulher identificada pelas iniciais D. G. F. foi...