26 C
Porto Velho
2 fevereiro 2026

Justica cassa mandatos de vereadores em Vilhena e Rolim de Moura

Em decisões históricas, o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) reconheceu, pela primeira vez, fraudes na cota de gênero nas eleições municipais e cassou os diplomas de dois vereadores eleitos nos municípios de Vilhena e Rolim de Moura. As sentenças resultam de ações movidas pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), que apontaram o uso de candidaturas femininas fictícias para burlar a legislação eleitoral.

De acordo com o MPE, as mulheres envolvidas nas fraudes foram registradas apenas para cumprir a cota mínima de 30% de candidaturas femininas exigida por lei, mas não realizaram campanha, obtiveram votações irrisórias — ou sequer votaram em si mesmas — e não movimentaram recursos financeiros. A Justiça Eleitoral considerou essas candidaturas como fictícias e aplicou punições severas.

Caso de Vilhena

Em Vilhena, o vereador Gabriel Afonso Graebin, eleito com 619 votos, teve seu diploma cassado. A decisão foi motivada pela candidatura de Odinéia Gomes Pereira, registrada como “Néia Gomes”, que não recebeu nenhum voto, tampouco realizou campanha ou teve movimentação de recursos. A Justiça Eleitoral a declarou inelegível por oito anos.

Gabriel Graebin, de apenas 19 anos na época da eleição, foi um dos parlamentares mais jovens eleitos em Rondônia. Ele vem de uma tradicional família política na cidade: seu pai, Vanderlei Graebin, teve o mandato extinto anteriormente após condenação por falsidade ideológica, e seu tio também ocupou três mandatos, somando 38 anos de atuação parlamentar na família.

Caso de Rolim de Moura

Em Rolim de Moura, a fraude também foi confirmada. A candidata Ane Karoline dos Santos Soares admitiu à Justiça que não fez campanha e obteve apenas dois votos. Ela foi declarada inelegível por oito anos.

Ainda no município, as candidaturas de Ana Caroline Cardoso de Azevedo e Lucilene Dias, ambas do partido Podemos, também foram consideradas irregulares. Com base nesses casos, o TRE cassou o diploma do vereador Marcelo Henrique Belgamazzi, eleito na mesma chapa. Segundo o Ministério Público, essas duas candidatas apresentaram “votação inexpressiva, ausência de atos de campanha e praticamente nenhuma movimentação financeira”, caracterizando a fraude na cota de gênero.

Precedente importante

As decisões do TRE-RO abrem precedentes importantes para o combate às fraudes eleitorais envolvendo a cota de gênero. A Justiça Eleitoral tem endurecido a fiscalização sobre o cumprimento efetivo da legislação que busca promover maior representatividade feminina na política.

As defesas apresentadas pelos parlamentares e candidatas foram rejeitadas em todas as instâncias do processo. Os envolvidos ainda podem recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas até que haja decisão contrária, os efeitos das cassações permanecem válidos.

A decisão também acende o alerta para partidos e coligações que usam candidaturas femininas apenas de forma simbólica para atender a legislação, prática que pode resultar em punições severas, inclusive com perda de mandatos.

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Sem Rocha, irmãos Gonçalves reorganizam União Brasil em RO

A filiação do governador Marcos Rocha ao PSD marca...

Corinthians bate Flamengo e conquista a Supercopa

Corinthians e Flamengo decidiram a Supercopa do Brasil neste...

Nova 364: colisão mata 4 pessoas neste domingo em RO

Quatro pessoas morreram em um grave acidente na manhã...

Pedófilo elogiou Bolsonaro em email: “the real deal”

Uma troca de e-mails atribuída a Jeffrey Epstein e...

Áudios inéditos sobre crianças revela falas de Michael Jackson

Gravações de áudio até então inéditas revelam reflexões de...

Câmeras registram assalto violento a posto em RO

Um assalto violento foi registrado na madrugada do dia...

Influenciador é preso em flagrante em Rondônia

A Polícia Militar de Rondônia prendeu o influenciador João...

Domingo nublado e com pancadas de chuva em RO

O domingo (1) será de tempo instável em grande...