27 C
Porto Velho
17 março 2026

Comissão aprova proposta da deputada Cláudia de Jesus para agilizar apoio psicológico a vítimas de abuso

Mudança na lei propõe escuta especializada como critério para acesso prioritário à saúde mental.
Durante reunião da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente, Mulher e Idoso da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), realizada nesta terça-feira (6), a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) participou dos debates sobre violência contra crianças e mulheres e celebrou a aprovação do seu Projeto de Lei Ordinária nº 544/2024, que propõe mudanças importantes na legislação estadual.

A proposta apresentada por Cláudia de Jesus altera a Lei nº 5.727/2024 para eliminar a exigência de laudo médico ou pericial como condição para que crianças e adolescentes vítimas de abuso ou exploração sexual tenham prioridade no atendimento psicológico na rede pública de saúde.

Crescimento da violência

Segundo a parlamentar, a medida busca remover obstáculos que dificultam o acesso imediato a serviços de saúde mental, principalmente em casos em que o abuso é psicológico e não deixa marcas visíveis. “Não podemos permitir que exigências burocráticas aumentem o sofrimento de quem já foi vítima. Essa mudança é fundamental para garantir um acolhimento rápido e digno”, destacou a deputada.

Cláudia de Jesus também chamou atenção para os altos índices de violência sexual contra menores, reforçando a importância de políticas públicas. Ela lembrou que o mês de maio é marcado pela campanha Maio Laranja, dedicada à prevenção do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes, e que ações de conscientização serão levadas à 12ª Rondônia Rural Show Internacional, de 26 a 31 de maio, em Ji-Paraná.

Cristiane Abreu – Jornalista – Assessoria parlamentar.

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Execução de PM pode ter ligação com ciúmes do marido

A soldada Gisele Alves Santana, encontrada morta com um tiro...

Decisão histórica: canabidiol gratuito é garantido em RO

O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO) declarou constitucional...

Terça-feira de chuvas e trovoadas em RO

A previsão do tempo para a Região Norte do país, nesta terça-feira (17), indica...

Pai morre após carreta conduzida pelo filho capotar em RO

Raimundo Gomes Brasil, de 71 anos, morreu no último...

Criança é atingida por hélice de barco em balneário de RO

Uma criança de 11 anos ficou gravemente ferida após...

Flávio Bolsonaro e Nikolas surgem em celular de Vorcaro

O cerco em torno das conexões políticas do Banco...

Delegada é presa por suspeita de ligação com o PCC

A Justiça de São Paulo decretou, nesta segunda-feira (16),...

Flávio Bolsonaro é denunciado por vídeo falso

Gleisi Hoffmann, ministra da Secretaria de Relações Institucionais do...