27 C
Porto Velho
4 novembro 2026

Mais diálogo e políticas públicas para a pesca artesanal, reivindica deputada Cláudia de Jesus

Quatro indicações ao MP e ao Governo foram apresentadas para fortalecer a pesca artesanal.

Com o objetivo de garantir melhores condições de trabalho e ampliar o diálogo entre o governo e os pescadores artesanais, a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou quatro indicações ao Ministério Público (MPRO) e ao Governo de Rondônia. As propostas buscam atender uma categoria que reúne mais de 13 mil pescadores no estado, responsáveis pelo sustento de milhares de famílias e pelo fortalecimento da economia local.

Entre as medidas sugeridas estão ajustes na Guia de Transporte do Pescado, a reativação da Câmara Técnica da Pesca, a criação de uma gerência específica na Sedam e a capacitação de fiscais ambientais. “Esses trabalhadores precisam ser respeitados e ouvidos. São pessoas simples, que vivem da pesca e têm muito a contribuir com políticas públicas mais humanas”, afirmou Cláudia de Jesus.

A parlamentar indicou ao MPRO que promova um diálogo com as colônias de pescadores sobre a estruturação da Guia de Transporte do Pescado. Ela pede uma abordagem pedagógica e técnica para alinhar os procedimentos à realidade dos pescadores.

Câmara técnica ativa

A parlamentar também propôs a reativação da Câmara Técnica Setorial da Pesca e Aquicultura, extinta pela Sedam. Segundo Cláudia, o colegiado é fundamental para que os pescadores tenham voz na formulação de políticas públicas específicas para o setor.

Nova gerência

A terceira indicação da deputada é a criação da Gerência da Pesca e Aquicultura dentro da estrutura da Sedam. A medida tem como objetivo centralizar e coordenar ações voltadas à pesca profissional no estado.

Fiscalização humanizada

Por fim, Cláudia solicita a criação de cursos e ferramentas para capacitar os fiscais ambientais sobre como abordar pescadores artesanais e comunidades tradicionais. A deputada afirma que há relatos de abordagens agressivas e desrespeitosas. A proposta inclui formações com foco em direitos, cultura, legislação e mediação de conflitos.

Cristiane Abreu – Jornalista – Assessoria parlamentar.

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Trump cai e Bolsonaros perdem proteção nos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sofreu a...

Quarta-feira de chuva e alerta de tempestade em RO

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET),...

Nova carteira já pode ser solicitada pelo celular

Os brasileiros já podem iniciar pelo celular a solicitação...

Aproado o Sistema Único de Segurança Pública

O Senado Federal aprovou nesta terça-feira (3) a Proposta...

Rondônia registra 43,6 mil inscritos no Enem 2026

Rondônia contabiliza 43.682 mil inscritos no Exame Nacional do...

Edir Macedo acena que “bolsonarismo não é Deus”

O cenário político e religioso no Brasil passa por...

Gretchen perde peruca no palco e fala de alopecia

Gretchen perdeu a peruca enquanto dançava a coreografia de...

Terça com pancadas de chuva e calor em RO

Rondônia deve registrar muitas nuvens e pancadas de chuva...