27 C
Porto Velho
31 janeiro 2026

Prefeitura de Ji-Paraná lança Campanha “Faça Bonito” em defesa de crianças e adolescentes

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf), lançou na manhã desta terça-feira (6) a Campanha Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes. A mobilização faz parte do calendário nacional do Maio Laranja e reforça a luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

O dia 18 de maio marca o 25º ano de mobilização do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data representa uma importante conquista na defesa dos direitos humanos e tem alcançado municípios em todo o país, e Ji-Paraná se soma a essa causa essencial com ações de conscientização e enfrentamento.

O lançamento da campanha foi realizado no gabinete do Prefeito, no Palácio Urupá, com a presença de representantes do Ministério Público, Poder Judiciário, Defensoria Pública, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Conselho Tutelar, Câmara Municipal, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além de secretários municipais, conselheiros e lideranças da Comissão Permanente de Segurança Pública e Trânsito. A solenidade foi conduzida pela secretária municipal da Semasf, Sirlene Muniz, com a participação da vice-prefeita Marley Muniz.

Durante o evento, autoridades destacaram a importância da união de todos os setores da sociedade na prevenção ao abuso sexual. As falas ressaltaram que situações de violência vividas na infância e adolescência deixam marcas profundas e exigem atenção imediata.

A coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Mariana Spinelli, explicou que o objetivo da campanha é sensibilizar a população sobre seu papel na prevenção e proteção de crianças e adolescentes. “É fundamental que qualquer suspeita seja denunciada. A denúncia é a principal forma de garantir acolhimento e proteção às vítimas”, reforçou.

A secretária Sirlene Muniz também alertou para a responsabilidade coletiva: “Não é correto repassar às crianças o dever de se proteger. Esse dever é nosso. Muitas vezes, os agressores fazem parte do convívio familiar ou social, e por isso é essencial que toda a sociedade esteja atenta e pronta para agir diante de qualquer sinal de violência”.

A Campanha Faça Bonito será desenvolvida ao longo do ano com ações educativas, rodas de conversa e atividades de mobilização, promovendo informação, escuta e acolhimento.

A Prefeitura de Ji-Paraná reafirma seu compromisso com a proteção integral de crianças e adolescentes, atuando de forma preventiva e articulada para garantir um futuro mais seguro e digno para todos.

Texto: Natália Pessoa

Foto: Bruno Perazzoli

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

PM mata ex-companheira e outro homem a tiros

Na madrugada deste sábado (31), um policial militar matou...

Papudinha vira quartel-general político de Bolsonaro

Até a eleição de 2026, o principal centro de...

Ezequiel Neiva comemora licitação para pontes entre Cabixi e Pimenteiras

O Cone Sul de Rondônia, especialmente os municípios de...

Ezequiel Neiva confirma conclusão de obra no centro de Colorado

Colorado do Oeste acaba de conquistar um importante avanço...

Execução brutal:dois homens são achados mortos em RO

Os corpos de Clebson de Souza Amorim, de 30...

Sábado com trovoadas e pancadas de chuva em RO

A expectativa é de chuvas intensas em todos os...

Justiça proíbe bloqueios de invasores de terra na BR-364

A  1ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária de Rondônia concedeu tutela...