Mídia Rondônia – Ronaldo Silva Santos, suspeito de matar e enterrar em uma cova rasa o pecuarista Genilson Bazilio Martins (foto), de 45 anos, foi preso na última sexta-feira (6), em Ouro Preto do Oeste (RO). O crime, que chocou a comunidade, ocorreu em novembro no município de Nova União.
De acordo com a polícia, Ronaldo foi contratado por R$ 1 mil para executar a vítima. O mandante do crime, cuja identidade não foi revelada, também foi preso nesta semana e confessou ter atraído Genilson ao local. O motivo do homicídio seria um desacerto comercial relacionado ao arrendamento de uma propriedade.
Genilson foi dado como desaparecido após sair para buscar uma novilha que estava no pasto de um vizinho. Dois dias depois, populares relataram seu sumiço e, durante buscas no assentamento Margarida Alves, em Nova União, encontraram uma cova rasa próxima a um córrego.
A perícia constatou que Genilson foi morto em um local e arrastado por 40 metros até a cova. No local do crime, foram encontrados cartuchos de espingarda usados, indicando o uso de arma de fogo.
Ronaldo foi localizado em um hotel de Ouro Preto do Oeste após denúncias de moradores, que forneceram informações às autoridades. A motocicleta da vítima foi encontrada na casa do mandante, com as carenagens queimadas, reforçando sua ligação com o crime.
O mandante afirmou à polícia que atraiu Genilson para a propriedade, mas não entrou em detalhes sobre como organizou o assassinato. Ele será conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Mirante da Serra para prestar mais esclarecimentos.
O caso segue em investigação, e ambos os suspeitos estão à disposição da Justiça.
Com informações do G1