24 C
Porto Velho
18 outubro 2026

MP ingressa com Ação Civil Pública para regularizar atividades de sepultamento em Rolim de Moura

O Ministério Público de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça de Rolim de Moura, ajuizou Ação Civil Pública em que requer que a Prefeitura daquele Município regularize as atividades de sepultamento do cemitério municipal, promovendo adequações em cumprimento ao disposto na Resolução 335/2003 – Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Na ação, o MP requer que a Prefeitura promova o respectivo licenciamento, mediante a elaboração de estudos de impacto ambiental do cemitério para a realização de novos sepultamentos. Também pleiteia que o Município elabore projeto de adequação do atual Cemitério Municipal, de modo a fazer cessar o prejuízo ambiental que vem ocorrendo e implante, ainda, programa de monitoramento de qualidade do solo e das águas subterrâneas na área do empreendimento, bem como, quando necessário, na sua área de influência direta e nas águas superficiais (Resolução 420/2009 – Conama, art. 14, I).
O Ministério Público vem acompanhando a situação do cemitério desde 2018, quando instaurou procedimento com a finalidade de apurar as condições do local e cobrar a adequação de seu funcionamento às legislações ambiental e sanitária, não tendo sido atendido. Mas, conforme ressalta na ação, o serviço funciona sem licenciamento ao longo de décadas.
A Promotoria de Justiça cita ainda o cenário de pandemia, que agravou a situação, com aumento do número de sepultamentos, já que, oficialmente, apenas em decorrência da covid 19, desde o primeiro óbito, registrado em 30/06/2020, morreram 176 pessoas.
O Ministério Público vinha implementando tratativas junto ao Município para que a questão do cemitério fosse resolvida. Contudo, embora o ente municipal tenha apresentado algumas informações para a efetiva regularização do local, retrocessos têm sido observados, sendo que, concretamente, nada foi feito desde então.
Departamento de Comunicação Integrada – DCI

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Denúncias revelam depósito com 101 kg de drogas em RO

Na manhã deste sábado (17), policiais militares da Força...

Flávio não esclarece apoio a projeto sobre crime organizado

O candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL-RJ) não explicou,...

A poucos dias do 2º turno, TSE altera locais de votação

Eleitores de diferentes regiões do Brasil terão de votar...

Caso extraconjugal: PM vai a júri por matar biólogo em Espigão

Nove anos após o assassinato do biólogo Ismael Graunkel,...

Funcionários são condenados por matar o patrão em RO

Após dois dias de julgamento, os jurados da 1ª...

Enfermeira comemora divórcio com espumante e confetes

A enfermeira Anielle Santana Silva, de 38 anos, celebrou...

Aliados de Flávio Bolsonaro temem “bala de prata” de Lula

Apoiadores de Flávio Bolsonaro (PL) temem que uma “bala...

Polícia Civil inicia curso para 381 novos agentes em RO

A Polícia Civil de Rondônia deu início, na manhã...