24 C
Porto Velho
3 fevereiro 2026

Rondônia se levanta contra a violência de gênero

A violência de gênero segue atravessando a vida das mulheres em Rondônia e em todo o país de forma brutal, cotidiana e devastadora. Nas páginas policiais e na memória das famílias brasileiras, permanecem registradas as marcas deixadas por facas, balas, socos, chutes, hematomas e por todas as formas de dor que expressam o aprisionamento e a tirania de um patriarcado que alimenta o machismo estrutural e a misoginia. É esse sistema que, todos os dias, ceifa a vida de meninas e mulheres.

Dados nacionais do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) revelam a gravidade do cenário: 1.497 mulheres assassinadas em 2024 — o equivalente a quatro mulheres mortas por dia no Brasil. Em Rondônia, o quadro também é alarmante. Somente entre janeiro e outubro deste ano, a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (SESDEC) registrou 24 casos de feminicídio, mulheres mortas pelo simples fato de serem mulheres.

Diante da escalada da violência, o Levante Nacional contra o Feminicídio, Transfeminicídio e Lesbocídio convocou uma mobilização nacional, unindo os Levantes estaduais e municipais ao Ato “Mulheres Vivas”. Em Porto Velho, o Levante Estadual contra o Feminicídio reuniu redes, coletivos, sindicatos, movimentos feministas, artistas e ativistas no Espaço Alternativo, em uma grande manifestação intitulada Ato Pela Vida das Mulheres.

A mobilização contou com a participação de diversas lideranças políticas e sociais, entre elas a deputada estadual Ieda Chaves, o desembargador Álvaro Kalix, Rosimar Francelino (Rede Lilás), Risolene Souza (Secretaria Estadual de Mulheres do PT), Giovana Noletto (SINDIR), Mara Valverde (FPM), Hanna Lopes (CONCIL), Ananda (Movimento Olga Benário), além de Mariangela, Luciana Oliveira, Sílvia Pinheiro e muitas outras integrantes do Levante Feminista contra o Feminicídio em Rondônia.

Artistas também marcaram presença, como Erika e o bloco “Eu Te Avisei”, Selma Pavaneli (Ruante) e diversas outras mulheres que levaram música, arte e poesia para fortalecer o ato. O encontro reuniu ainda organizações sociais, movimentos culturais e coletivos que, juntos, ecoaram vozes de resistência e convocaram toda a sociedade – especialmente os homens – a refletir e assumir compromisso no enfrentamento à violência de gênero.

O Ato Pela Vida das Mulheres reforçou que o combate ao feminicídio exige união, políticas públicas eficientes, proteção às vítimas e a desconstrução urgente das estruturas de violência que se reproduzem diariamente. Em coro, as participantes deixaram um recado claro: as mulheres não aceitarão mais ser silenciadas. A luta continua nas ruas, nas instituições e em toda a sociedade, até que todas possam viver livres de medo.

Fonte: LFCFTL/RO

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Luana Rocha e a virada política de 2026 em Rondônia

A eleição de 2026 pode marcar um ponto de...

Flávio Bolsonaro é citado em escândalo no INSS

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) entrou na mira da CPMI (Comissão Parlamentar...

Explosão de botija mata ex-vereadora em RO

A ex-vereadora de Nova União Valdeci Andrade Pinto, de...

Homem é morto a tiros ao abrir porteira em RO

m homem de 54 anos identificado como Gilmar Roberto...

Polícia de RO recupera caminhonetes da Sedam e apreende fuzil

Duas caminhonetes oficiais da Secretaria de Estado do Desenvolvimento...

Assessores viram alvo de denúncia por mídias direcionadas

Denúncias que tramitam envolvendo a gestão da publicidade institucional...

Pix ganha novas regras contra golpes nesta segunda-feira

Os bancos passaram a ser obrigados, a partir desta...

Sem Rocha e com Seduc investigada, Sintero cobra pautas de 2026

Sem o governador Marcos Rocha como principal protagonista nas...