24 C
Porto Velho
10 janeiro 2025
spot_img

Alerta geral: casos de Covid-19 e Síndrome Respiratória Aguda aumentam em Rondônia

Mídia Rondônia –  O primeiro Boletim InfoGripe da Fiocruz de 2025 traz um alerta preocupante: a tendência de crescimento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em Rondônia e outras regiões do país.

Segundo o relatório, o rinovírus continua sendo o principal responsável pelos casos de SRAG em crianças e adolescentes de até 14 anos, enquanto o Sars-CoV-2, causador da Covid-19, prevalece entre os idosos. A incidência semanal média de SRAG por Covid-19 tem se destacado em dois grupos: crianças pequenas e idosos, sendo que a mortalidade é maior entre pessoas com 65 anos ou mais.

De acordo com Tatiana Portella, pesquisadora do Programa de Computação Científica da Fiocruz e coordenadora do InfoGripe, o aumento de casos entre os idosos em diversos estados sugere uma possível associação com a Covid-19, que tem impactado severamente essa faixa etária.

No cenário nacional, seis capitais apresentam sinais de crescimento nos casos de SRAG: Boa Vista (RR), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Palmas (TO), Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO).

Em Rondônia, o boletim reforça a necessidade de atenção das autoridades de saúde e da população, com foco na intensificação de medidas preventivas, como o uso de máscaras em locais fechados, higienização das mãos e a adesão à vacinação contra a Covid-19 e outros vírus respiratórios.

O InfoGripe é um dos principais instrumentos de monitoramento de síndromes respiratórias no Brasil, sendo fundamental para a orientação de políticas públicas e ações de controle.

- Advertisement -
Banner

Mídia Rondônia

Banner




Últimas Notícias