Com o pai e o tio presos, deputado Jean Oliveira é condenado por corrupção

Com o pai e tio presos por corrupção, o deputado estadual Jean Carlos Scheffer Oliveira, conhecido como Jean Oliveira, foi condenado pelo Tribunal de Justiça de Rondônia pelo crime de corrupção passiva, previsto no artigo 317 do Código Penal. A decisão foi proferida pelo Pleno das Câmaras Especiais Reunidas em sessão realizada no dia 13 de dezembro de 2024, no âmbito da ação penal nº 0013327-43.2011.8.22.0000.

Segundo a denúncia apresentada pelo Ministério Público, Jean Oliveira teria recebido vantagens indevidas em duas ocasiões distintas no ano de 2011, quando exercia mandato parlamentar. As investigações, desdobradas da conhecida Operação Termópilas, revelaram um esquema liderado pelo então presidente da Assembleia Legislativa, Valter Araújo, que envolvia repasses de propina em troca de apoio político de deputados estaduais.

De acordo com os autos, Jean teria recebido, por meio de Rafael Santos Costa, a mando de Valter Araújo, valores que giravam entre R$ 30 mil e R$ 40 mil, em dinheiro, entregues em frente ao portão da Assembleia Legislativa. Em outra ocasião, o montante teria sido entregue à sua genitora em sua residência. Em ambos os casos, os pagamentos estavam vinculados à promessa de apoio político irrestrito a interesses do grupo criminoso.

Euideal