Criminosos estão utilizando um novo esquema para aplicar golpes em filiados do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia (Sintero). Os marginais entram em contato com as vítimas se passando pelo advogado Hélio Vieira, representante legal da entidade, solicitando antecipação de pagamento referente a supostas ações ganhas na Justiça.
Esse golpe tem gerado preocupação entre os dirigentes das regionais do Cone Sul e Café, em Cacoal, que estão reforçando a orientação de que apenas o Sintero, por meio de seus canais oficiais, tem a autorização para tratar de assuntos relacionados a ações judiciais ou qualquer outro tema de interesse dos filiados.
O professor e advogado Oto Braz Odorico, diretor da Regional Café, alerta que os filiados devem ficar extremamente atentos caso recebam qualquer tipo de contato suspeito. “Não realizem nenhum pagamento nem forneçam informações pessoais ou financeiras sem antes verificar a autenticidade da solicitação. Entrem em contato imediatamente com o Sintero através dos nossos canais oficiais para confirmar a veracidade”, orienta o sindicalista.
Na Regional Cone Sul, a dirigente de Vilhena, professora Lívia Maria, também reforça a necessidade de cautela. “Fiquem atentos às fraudes. Em caso de dúvida, utilizem os canais oficiais do Sintero para qualquer verificação”, alerta.
O Sintero reafirma que não solicita antecipação de valores por telefone e que qualquer comunicação oficial será feita pelos meios de contato reconhecidos pela entidade. A direção do sindicato está tomando todas as medidas necessárias para coibir essa prática e garantir a segurança dos seus filiados.