Mídia Rondônia –Uma criança de apenas três anos deu entrada em um hospital particular de Ji-Paraná após apresentar fortes dores abdominais. Após exames, os médicos descobriram que a causa do desconforto era uma bateria de lítio do tipo botão, que havia sido engolida pela criança.
O caso foi relatado nas redes sociais nesta semana pela pediatra doutora Bárbara Blafert, que acompanhou a situação. De acordo com ela, o objeto foi localizado dentro do intestino da criança por meio de um exame de raio-X. A bateria, semelhante a uma pequena moeda, é comumente encontrada em brinquedos, controles e dispositivos eletrônicos.
Segundo a médica, em muitos casos como esse, é necessário realizar procedimentos invasivos, como endoscopia ou até cirurgia, para a retirada do objeto. No entanto, no caso de Ji-Paraná, a criança conseguiu expelir a bateria naturalmente pelas fezes, o que evitou intervenções mais complexas.
A médica aproveitou o episódio para fazer um alerta aos responsáveis: “Baterias de lítio podem causar sérias lesões internas se não forem identificadas e retiradas rapidamente. É fundamental manter esses objetos fora do alcance de crianças pequenas”, escreveu em suas redes.