28 C
Porto Velho
17 março 2026

Governo de Rondônia anuncia intervenção em escola indígena de Chupinguaia após denúncias

Após denúncias veiculadas na imprensa de Porto Velho sobre as condições precárias da Escola Indígena da Comunidade Rio do Ouro, localizada no município de Chupinguaia, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), divulgou nota de esclarecimento (leia abaixo)  informando que já deu início à elaboração de um relatório técnico com o objetivo de realizar uma intervenção emergencial de manutenção no prédio da unidade escolar.

A escola atende estudantes da etnia Aikanã e está situada na região do Cone Sul do Estado. De acordo com as denúncias, a estrutura da instituição encontra-se em estado de abandono, sem condições adequadas para o funcionamento, o que gerou preocupação por parte da comunidade local e levou o Ministério Público Federal (MPF) a solicitar providências urgentes junto ao governo estadual.

Na nota, a Seduc reconhece a necessidade da ação e informa que o relatório técnico servirá de base para a adoção das medidas corretivas imediatas.

Sintero denuncia

O caso ganhou repercussão também durante uma assembleia do Sintero realizada nesta sexta-feira (11), em Vilhena, quando a diretora regional da entidade, professora Lívia Maria, criticou a lentidão do governo e cobrou providências efetivas diante da situação das escolas indígenas do Cone Sul, especialmente em Chupinguaia. A sindicalista afirmou que a realidade enfrentada por essas comunidades é “alarmante” e reafirmou que um relatório completo será entregue à deputada estadual Cláudia de Jesus, que deverá apresentar o material em plenário na Assembleia Legislativa.

A denúncia foi feita pelo jornal online Diz Rondônia de Porto Velho. Confira a matéria.

https://dizrondonia.com/noticia/3927/escola-indigena-em-ruinas-expoe-abandono-total-do-governo-de-rondonia.html#google_vignette

Nota de Esclarecimento

A Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc) informa que está acompanhando de perto a situação da Escola Indígena da Comunidade Rio do Ouro, localizada no município de Chupinguaia, na região do Cone Sul, que atende estudantes da etnia Aikanã.

A Seduc esclarece que um relatório técnico já está em elaboração e, de forma imediata, será realizada uma intervenção emergencial de manutenção do prédio, registrada por meio de ATA DE REGISTRO DE PREÇO, para garantir condições adequadas de funcionamento da unidade. Paralelamente, será formalizada a demanda para a construção de uma nova escola, respeitando todos os trâmites legais e administrativos previstos nos processos licitatórios.

O Governo de Rondônia reitera seu compromisso, desde o início da atual gestão, com a melhoria da infraestrutura de todas as unidades escolares da rede pública estadual, visando oferecer um ambiente escolar mais digno, seguro e acolhedor nas escolas da rede.

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Execução de PM pode ter ligação com ciúmes do marido

A soldada Gisele Alves Santana, encontrada morta com um tiro...

Decisão histórica: canabidiol gratuito é garantido em RO

O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO) declarou constitucional...

Terça-feira de chuvas e trovoadas em RO

A previsão do tempo para a Região Norte do país, nesta terça-feira (17), indica...

Pai morre após carreta conduzida pelo filho capotar em RO

Raimundo Gomes Brasil, de 71 anos, morreu no último...

Criança é atingida por hélice de barco em balneário de RO

Uma criança de 11 anos ficou gravemente ferida após...

Flávio Bolsonaro e Nikolas surgem em celular de Vorcaro

O cerco em torno das conexões políticas do Banco...

Delegada é presa por suspeita de ligação com o PCC

A Justiça de São Paulo decretou, nesta segunda-feira (16),...

Flávio Bolsonaro é denunciado por vídeo falso

Gleisi Hoffmann, ministra da Secretaria de Relações Institucionais do...