26 C
Porto Velho
28 agosto 2026

‘Dinheiro esquecido’: clientes têm 5 dias para sacar R$ 8,6 bilhões no sistema do BC

Os clientes que têm “dinheiro esquecido” no Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central do Brasil (BC) têm até a próxima quarta-feira (16) para sacar os valores(veja mais abaixo como fazer)

Segundo o BC, R$ 8,6 bilhões estão disponíveis para resgate no SVR. O sistema permite consultar se pessoas físicas (inclusive falecidas) e empresas deixaram valores para trás em bancos, consórcios ou outras instituições.

O prazo de 30 dias para resgate começou a valer em 16 de setembro, quando o presidente Lula (PT) sancionou a Lei nº 14.973/2024, que trata da reoneração gradual da folha de pagamentos de 17 setores da economia e de municípios até o fim de 2024.

O projeto, que já havia sido aprovado pelo Congresso Nacional, estabelece que o dinheiro esquecido não resgatado por pessoas físicas e jurídicas poderá ser incorporado pelo Tesouro Nacional.

Em nota enviada ao g1, o Ministério da Fazenda explicou que, além dos 30 dias para resgate após publicação da lei, os clientes terão 30 dias para contestar o recolhimento dos recursos pelo Tesouro, a contar da data de publicação de edital pela pasta.

A Fazenda também reforçou que, ainda assim, os interessados terão um prazo de seis meses para requerer judicialmente o reconhecimento de seu direito aos depósitos.
“Logo, não há que se falar em confisco”, afirmou.
Caso não haja contestação do recolhimento, os valores serão, então, incorporados de forma definitiva como receita orçamentária primária, continuou a pasta, destacando que os recursos serão considerados para fins de verificação do cumprimento da meta de resultado primário.
G1

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Motorista morre após acidente em RO

O trânsito continua fazendo vítimas nas rodovias federais, estaduais...

Polícia mira familiares usados como “laranjas” em RO

A Polícia Civil do Estado de Rondônia cumpriu, na...

Polícia desarticula fraude em benefícios sociais em RO

A Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio...

Conselheiro alerta para controle sobre Hospital de Vilhena

O conselheiro estadual de Saúde Raimundo Nonato Soares afirmou...

Acir fortalece campanha ao Senado em RO

A Justiça Eleitoral reconsiderou parcialmente uma decisão anterior e...

É hoje: horário eleitoral mira eleitores indecisos em RO

O início do Horário Eleitoral Gratuito, nesta sexta-feira (28),...

Acir fortalece campanha com bandeiras em Ji-Paraná

A Justiça Eleitoral reconsiderou parcialmente uma decisão anterior e...

Mãe é flagrada descartando recém-nascida em lixeira

A Polícia Civil identificou uma mulher de 25 anos...