28 C
Porto Velho
6 maio 2026

Projeto que prevê doação de bicicletas apreendidas a pessoas de baixa renda é aprovado em RO

A Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE/RO) aprovou o Projeto de Lei 317/2023, que prevê a doação de bicicletas apreendidas a pessoas de baixa renda, quando os veículos não forem reivindicados pelos proprietários e após cumpridas as formalidades legais. A discussão e votação da matéria aconteceu durante a sessão ordinária de terça-feira (11).

O projeto, de autoria do deputado estadual Cássio Gois (PSD), altera a Lei Estadual 5.329/2022, que “dispõe sobre a doação de bicicletas apreendidas por ato administrativo ou de polícia, para instituições beneficentes que a transformem em cadeiras de rodas e outros objetos”.

A proposição insere na lei a possibilidade de as bicicletas serem doadas para pessoas hipossuficientes, que se enquadrem nas situações: estar desempregado, com renda familiar mensal igual ou inferior a um salário-mínimo; ser beneficiário do Programa Bolsa Família.

Além disso, os estudantes da rede pública estadual, que possuam renda familiar mensal igual ou inferior a um salário-mínimo, também fazem parte do público-alvo para as doações. Para receber o benefício, as pessoas devem morar em Rondônia e não terem sido condenadas por crimes de furto e roubo.

Os beneficiários também não podem ser proprietários de veículo automotor, com registro no Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran). Conforme o projeto, o objetivo é oferecer às pessoas hipossuficientes a possibilidade de contar com um meio de transporte eficiente, sustentável e de baixo custo.

O projeto foi aprovado por todos os deputados presentes e segue para a sanção do Poder Executivo. “O projeto fomenta a economia solidária e a geração de renda para a população de baixa renda, que poderá utilizar a bicicleta como meio de trabalho ou locomoção”, ressaltou o deputado Cássio Gois.

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Ativista denuncia clínicas de “cura gay”

A ativista e influenciadora Fabíola Lemos denunciou práticas de...

Chupinguaia terá paralisação contra desmonte salarial

Servidores públicos de Chupinguaia (RO) anunciaram a realização de...

PRF apreende mais de 30 kg de cocaína em RO

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na manhã de...

Quarta-feira com trovoadas e pancadas de chuva em RO

A previsão do tempo para a Região Norte nesta...

Pastora é presa por maus-tratos a idosos em RO

Uma pastora e um homem foram presos nesta terça-feira...

Justiça obriga Havan a fornecer cadeiras a funcionários

A Justiça do Trabalho determinou que a Havan forneça...

Ex-engraxate se destaca como pré-candidato ao governo de RO

A pré-candidatura do advogado Luiz Carlos Teodoro ao Governo...

De engraxate a pré-candidato ao governo de RO pelo PSOL

A pré-candidatura do advogado Luiz Carlos Teodoro ao Governo...