Em sessão solene realizada na tarde desta sexta-feira, 9 de agosto, no plenário do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), o presidente, desembargador Daniel Lagos, empossou o juiz de direito Sérgio William Domingues Teixeira como novo membro titular da Corte Eleitoral rondoniense.
Todos os membros estiveram presentes na cerimônia: o corregedor regional eleitoral, desembargador Marcos Alaor Diniz, Grangeia, e os juízes eleitorais José Vitor Costa Junior, Ricardo Beckerath, Tânia Mara Guirro e Letícia Botelho.
Durante a cerimônia, o juiz Sérgio William assinou o termo de posse e prestou o compromisso oficial de exercer suas funções com integridade na magistratura eleitoral de Rondônia, reafirmando seu compromisso de contribuir para a realização das eleições com transparência e justiça.
Em seu discurso, o juiz destacou: “Integrando, de fato, essa honrosa corte eleitoral, imbuído do mesmo ideal de distribuir justiça, demonstrando com julgamentos técnicos e firmes o respeito ao bem maior, que é o de se garantir a manifestação livre e sem coação de todos os eleitores”, disse o juiz.
A juíza membro Tânia Mara Guirro, expressou as boas-vindas em nome de toda a corte eleitoral. “A sua chegada a esta corte também é garantia de que o Poder Judiciário Eleitoral deste estado também continuará a trabalhar, mantendo a credibilidade perante a sociedade rondoniense”, enfatizou juíza Tânia.
O procurador regional eleitoral, Leonardo Trevizani Caberlon e o presidente da OAB/RO, Márcio Melo Nogueira, também discursaram brevemente para cumprimentar o novo membro.
O presidente do TRE-RO, destacou a satisfação com a posse de Sérgio William: “Tenho certeza de que a sua indicação para a composição da corte do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia é o reflexo da plena confiança depositada no Tribunal de Justiça. Com base na sua trajetória, marcada por sua dedicação incansável à Justiça, a sua posse nesta data representa a renovação do compromisso com a democracia”, enfatizou o desembargador Daniel Lagos.
Currículo
Sérgio William ingressou na magistratura rondoniense em 1995 como juiz substituto. De março a setembro de 1997, atuou na comarca de Alta Floresta. Depois, foi para Guajará-Mirim, onde trabalhou como juiz titular da Vara Criminal até 2005. Em seguida, foi transferido para Porto Velho, assumindo a Vara de Execuções Penais.
O juiz Sérgio William é mestre em Poder Judiciário pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e está cursando doutorado na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Além de suas atividades como magistrado, ele também é professor do curso de Direito da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e leciona no curso de pós-graduação em Direito da Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron).
Composição da Corte Eleitoral
A Corte Eleitoral no TRE-RO é composta por desembargadores, juízes estaduais, juízes federais e representantes da Classe dos advogados, conforme determina o artigo 120 da Constituição Federal.