35.6 C
Porto Velho
2 julho 2026

Alecrim Dourado completa 14 anos

No dia 2 de janeiro de 2008 nascia em Cacoal o Centro Educacional Alecrim Dourado (CEAD). O projeto foi idealizado pela educadora Elizabete Maria de Jesus Souza, atual diretora e proprietária da instituição. Filhas e netas de professoras, Elizabete e suas três irmãs também escolheram a área da educação como projeto de vida. “Me lembro da minha mãe dando aula, na sala da nossa casa, em Minas Gerais”, conta Elizabete.

O CEAD iniciou suas atividades há 14 anos, atendendo crianças de 1 ano e 6 meses a 6 anos de idade. Em 2014, implantou o Ensino Fundamental. Atualmente atende alunos da Educação Infantil e do 1° ao 9° ano. “Atendendo a pedido dos pais, fomos implantando as séries seguintes, conforme as crianças iam crescendo, explica a diretora. Em 2018 a escola passou a funcionar em sede própria.

O material utilizado pelo CEAD é a plataforma SAS, considerada uma das mais completas do país. Entre seus diferenciais está a sessão Mais atitude, que visa preparar o aluno para os temas atuais do dia a dia.

15 alunos por sala
Segundo a diretora, o principal objetivo do CEAD é o de oferecer uma educação humanizada, trabalhando o aluno de forma integral, abrangendo os quatro aspectos básicos do desenvolvimento, que são o cognitivo, o afetivo, o social e o psicomotor. Além do conteúdo normal da grade curricular, a escola oferece aulas de xadrez, judô, balé, jazz e ginástica rítmica. Há ainda atendimento no contraturno com oficinas de leitura e do Eureca, além de tarefas monitoradas.

As salas de aula do CEAD atendem no máximo 15 alunos por turma, facilitando a aprendizagem. “Esse número dá condições de trabalho para o professor, que consegue ouvir e acompanhar o desenvolvimento de cada um, enquanto o aluno tem a liberdade para participar ativamente da aula”, explicou a diretora.
A diretora afirmou que entre os principais diferenciais da escola está o de oferecer um atendimento individualizado. “Nosso maior zelo é para que a criança sinta que não é mais uma e que sua responsabilidade não é acompanhar o grupo, mas sim desenvolver as suas possibilidades dentro dos seus limites”, disse a diretora, acrescentando que a ideia é possibilitar que o aluno olhe para a vida em sua totalidade.

As emoções também contam
Segundo a diretora, no CEAD as emoções também contam. O objetivo é fazer com que o aluno receba uma educação de qualidade num ambiente acolhedor, para que ele se desenvolva de forma natural, conquistando uma formação saudável.

O dia a dia na escola conta também com o acompanhamento de uma psicóloga, que desenvolve diversas oficinas sobre temas comuns entre os estudantes. “Um de nossos grandes diferenciais é olhar para as emoções da criança e do adolescente, porque não compensa nenhuma carga que custe essa formação saudável, então nós somos uma escola muito comprometida com o desenvolvimento do aluno, mas queremos que isso aconteça de forma natural, sem sofrimento, sem peso, sem competições, queremos que esse aluno simplesmente acredite no potencial que há nele”, afirmou a diretora.

Texto: Eli Batista – Assessora de Comunicação

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

PSOL defende câmeras corporais para policiais em RO

Pré-candidato do PSOL ao Governo de RO defende câmeras...

Droga: Vilhena é alvo de operação da PF

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (1º/7), a Operação...

Calor pode chegar a 36°C em Rondônia

Os rondonienses devem enfrentar dias de calor ao longo...

RO: homem gravou vídeo antes de jogar corpo de idoso no poço

A Polícia Civil de Rondônia concluiu, nesta semana, o...

Mulher morre após ataque de jacaré em rio

Brittany Clark, morreu aos 31 anos após ser atacada...

Rondoniense acerta na quina da Mega-Sena

Uma aposta de Porto Velho (RO) acertou os cinco...

Flagrante: pastor é preso após estuprar sogra de 91 anos

O Pastor e servidor público Dario da Conceição, de...

Corrupção no PL: PF apreende dinheiro em livro falso

A Polícia Federal apreendeu nesta quarta-feira (1º) dinheiro em...