Mídia Rondônia – Os moradores de Rondônia devem enfrentar mais um dia de calor e tempo instável nesta terça-feira (14). De acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o estado terá predomínio de sol entre muitas nuvens, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, principalmente entre a tarde e a noite.
A combinação de calor e elevada umidade mantém as condições favoráveis para a formação de áreas de instabilidade sobre a Amazônia Ocidental, o que aumenta a possibilidade de chuvas em todas as regiões de Rondônia. Em alguns pontos, as precipitações poderão ocorrer com intensidade moderada a forte, acompanhadas de rajadas de vento e descargas elétricas.
No Cone Sul, municípios como Vilhena, Cerejeiras, Colorado do Oeste, Cabixi, Corumbiara, Chupinguaia e Pimenteiras do Oeste devem registrar temperaturas elevadas ao longo do dia. As máximas ficam entre 31°C e 34°C, enquanto as mínimas variam de 21°C a 23°C. A expectativa é de aumento da nebulosidade durante a tarde, com possibilidade de pancadas isoladas de chuva.
Em Porto Velho e nos municípios da região norte do estado, o tempo também será abafado, com céu variando entre parcialmente nublado e encoberto. O Inmet prevê chuvas passageiras ao longo do dia, com maior probabilidade de ocorrência no período da tarde e da noite.
O instituto orienta a população a redobrar a atenção durante temporais, evitando áreas sujeitas a alagamentos e procurando abrigo seguro em caso de raios e ventos fortes. Também é recomendado acompanhar as atualizações da previsão do tempo e eventuais avisos meteorológicos emitidos pelo Inmet.
Apesar das pancadas de chuva previstas para esta terça-feira, o calor continuará predominando em Rondônia, mantendo a sensação de abafamento em grande parte do estado.




