33 C
Porto Velho
22 setembro 2026

Governo vai investigar alta repentina do preço do ovo

O governo federal solicitou ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) que investigue a alta repentina do preço do ovo no Brasil. O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, afirmou que o aumento do valor do ovo foi “estranho” e “repentino”, destacando que fatores como clima e custo de produção não justificam totalmente a escalada de preços.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também criticou a situação, afirmando que “alguém está passando a mão” e que o governo quer descobrir quem está por trás do aumento.

“O preço que está mais estranho é o do ovo, essa subida tão repentina, foi um salto”, disse Teixeira em entrevista ao Uol. Ele ressaltou que, embora o preço de outros alimentos, como carne, arroz, feijão, mandioca e soja, já esteja cedendo, o ovo continua com valores elevados.

“O presidente Lula tem razão quando alega que foi um aumento muito expressivo. Que as causas que estão colocadas —e só por elas— não explicam o aumento do ovo: aumento de consumo, clima, preço do milho. Só isso não explica. Há um problema de mercado que agravou o preço dos ovos e que precisa ceder”, afirmou o ministro.

O ovo foi um dos principais responsáveis pela inflação de alimentos em fevereiro, com alta de 15,4% no mês, segundo dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

O valor da caixa com 30 dúzias de ovos, unidade comercial utilizada no mercado, saltou de R$ 142 em janeiro de 2023 para R$ 211 em fevereiro de 2025. Esse aumento contribuiu para elevar o IPCA de alimentos e bebidas para 0,79% no período.

O governo federal monitora os preços dos alimentos e identificou que o ovo se destacou como um dos vilões da inflação.

“Algumas situações requerem eventuais avaliações de distorção de mercado. O Cade precisa também avaliar onde possa ter distorção de mercado e inexplicáveis aumentos de preço. Estamos em monitoramento permanente”, acrescentou Teixeira.

O setor produtivo atribui a alta do preço do ovo a uma combinação de fatores, como o forte calor no Brasil, o aumento no custo do milho —principal insumo para a produção de ração— e a maior demanda durante o período da Quaresma, quando parte da população deixa de consumir carne vermelha.

Além disso, a volta às aulas também contribuiu para o aumento do consumo, já que o ovo é amplamente utilizado em refeições escolares.

“As altas temperaturas registradas no início do ano afetaram a produtividade das aves, impactando diretamente a oferta e os custos de produção”, informou o Instituto Ovos Brasil (IOB) em nota. Um levantamento feito pelo Uol mostrou que o preço dos ovos brancos aumentou 69% entre janeiro e fevereiro para os revendedores, atingindo o nível mais alto em pelo menos 22 meses.

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Morre Rick, da dupla com Renner, em queda de helicóptero

O Corpo de Bombeiros de Santa Catarina localizou os...

Não colou: “Bolsonaro de Rondônia” tem no nome barrado pelo TSE

O ministro Dias Toffoli, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE),...

Operação mira nova fase contra lavagem de dinheiro em RO

O Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio do...

Mulher é morta a facadas e marido é procurado em RO

Auricélia Ferreira da Silva, de 50 anos, foi encontrada...

Nazif contesta novo pedágio na BR-364 entre Vilhena e Cuiabá

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizará no...

Pastor prega de salto alto e gera repercussão

Um pastor de Lomé, capital do Togo, chamou atenção...

Terça de chuva, calor e trovoadas isoladas em RO

Rondônia terá uma terça-feira marcada por instabilidade, calor e...

Helicóptero com Rick, da dupla com Renner, desaparece durante voo

(Folhapress) – A FAB (Força Aérea Brasileira) faz buscas,...