Policiais do 3º Batalhão da Polícia Militar de Rondônia, com apoio da Força-Tarefa da Operação Máximus, recuperaram na manhã desta segunda-feira (15), em Vilhena, uma caminhonete Toyota Hilux que havia sido roubada no município de Juara, no Mato Grosso. A ação resultou na prisão de dois suspeitos e na morte de um terceiro, que trocou tiros com os militares durante a fuga.
A operação teve início por volta das 9h, após a Central de Operações da PM receber denúncia de que o veículo roubado — produto de crime mediante grave ameaça — estaria trafegando pela BR-174 sentido Vilhena, ocupado por três homens, possivelmente armados.
As equipes iniciaram diligências pela rodovia, quando, nas proximidades do km 50, visualizaram a caminhonete capotada às margens da pista. Um segundo veículo estava no local e aparentava estar prestando auxílio na tentativa de desvirar o automóvel acidentado.
Ao se aproximarem, os policiais acionaram os sinais sonoros e luminosos, ordenando que todos parassem para abordagem. Foi neste momento que um dos suspeitos fugiu em direção a uma área de mata e, ao ser seguido pelos militares, voltou-se contra os policiais e efetuou disparos com arma de fogo.
Em legítima defesa, os policiais revidaram e o suspeito continuou a fuga. Um cerco foi montado na região, e após técnicas de rastreamento e incursão na mata, o indivíduo foi localizado novamente. Mesmo após novas ordens de parada, o agressor voltou a atirar, forçando os militares a reagirem, vindo o suspeito a ser atingido.
O homem portava um revólver calibre .38, com cinco munições deflagradas e uma intacta. Ferido, mas ainda com sinais vitais, ele foi socorrido pela própria guarnição e levado ao Hospital Regional de Vilhena, devido à gravidade dos ferimentos e à ausência de comunicação com o Corpo de Bombeiros. Apesar do atendimento de emergência, o suspeito não resistiu e teve o óbito constatado.
Os dois outros envolvidos permaneceram no local e portavam simulacros de arma de fogo. Eles foram reconhecidos como participantes diretos do roubo ocorrido em Juara na madrugada de 14 de abril de 2025. Ambos receberam voz de prisão e foram apresentados na Unidade Integrada de Segurança Pública (UNISP) de Vilhena, juntamente com as armas e os objetos apreendidos.
Outros indivíduos que estavam no local e alegaram estar apenas prestando socorro também foram ouvidos e arrolados como testemunhas. Eles afirmaram desconhecer que o veículo era produto de roubo ou que os suspeitos estavam envolvidos em crime.
A Polícia Militar reforça o compromisso com a segurança da população e destaca que continua atuando de forma integrada com outras forças de segurança no combate à criminalidade interestadual.