28 C
Porto Velho
19 março 2026

Dona do Facebook teria usado deputado Fernando Máximo para tentar derrubar regras de proteção a crianças na internet

Uma investigação publicada pelo site The Intercept Brasil revelou na última quinta-feira (14) que o deputado federal Fernando Máximo (União Brasil) apresentou emendas ao Projeto de Lei 2628/2022, que trata da proteção de crianças e adolescentes na internet, redigidas por um lobista da Meta — empresa controladora do Facebook, Instagram e WhatsApp. A denúncia levanta suspeitas sobre a influência direta de grandes empresas de tecnologia no processo legislativo brasileiro.

Dona do Facebook teria usado deputado Fernando Máximo para tentar derrubar regras de proteção a crianças na internet

De acordo com a reportagem, metadados de arquivos disponíveis no site da Câmara dos Deputados mostram que duas das quatro emendas apresentadas por Máximo foram criadas diretamente por Marconi Borges Machado, gerente de políticas públicas da Meta no Brasil desde 2017. Nenhuma das propostas trazia a identificação da big tech como autora.

Confira a denúncia na íntegra no site do Intercept

Entre as sugestões atribuídas ao executivo, uma buscava eliminar a obrigação das plataformas digitais de produzir e divulgar relatórios sobre moderação de conteúdo, sob o argumento de que nem todas as ações estariam relacionadas a danos a menores e que a exigência geraria um “ônus sem contrapartida”. Outra propunha excluir a possibilidade de aplicação de multas e sanções criminais às empresas.

As duas emendas foram rejeitadas pelo relator do projeto na Comissão de Comunicação, deputado Jadyel Alencar (Republicanos-PI). No entanto, o texto final incluiu um dispositivo que dispensou as plataformas de enviar, a cada semestre, relatórios consolidados sobre moderação e denúncias — medida cuja origem não foi esclarecida pelo relator.

Fernando Máximo não possui atuação destacada na área de tecnologia, concentrando sua presença pública em temas ligados a pessoas com deficiência e posicionamentos políticos em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro e a Israel. No caso do PL 2628, apresentou quatro emendas, todas alinhadas aos interesses das big techs. Uma delas — sem ligação direta com os metadados do lobista — sugeriu retirar do texto o chamado “dever de cuidado”, que obrigaria as empresas a adotar medidas ativas para prevenir crimes e proteger menores em suas plataformas.

O PL 2628, de autoria do senador Alessandro Vieira (MDB-SE), estabelece regras para plataformas digitais, incluindo medidas de prevenção a exploração sexual e bullying, restrições de tempo de uso, ferramentas de controle parental, limites à coleta de dados e aplicação de penalidades. Aprovado no Senado no fim de 2024, o projeto sofreu pressão na Câmara a partir de abril de 2025, quando 38 emendas — em sua maioria de partidos como PL, União Brasil e Novo — tentaram flexibilizar o texto.

A reportagem aponta que a principal vitória das empresas de tecnologia foi justamente a retirada do “dever de cuidado” na versão final, um dos pontos centrais do projeto, resultado de uma articulação envolvendo parlamentares e representantes das plataformas.

Fonte: InterceptRondoniagora.com

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Gado roubado é recuperado pela polícia em RO

A Polícia Civil de Rondônia recuperou gado furtado durante...

Tenente-coronel cobrava sexo por despesas domésticas

O tenente-coronel Geraldo Leite Rosa Neto foi preso sob...

Japão cria máquina que lava e seca humanos em minutos

Uma empresa do Japão desenvolveu uma máquina capaz de...

Lagoinha fecha após escândalo do Banco Master

A Igreja Batista da Lagoinha fechou as atividades de...

Quinta-feira com alerta de chuvas intensas em RO

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de...

Carreta tomba na BR-364 em RO

A madrugada desta quarta-feira (18/03) na rodovia federal (BR-364),...

União Brasil fortalece Hildon Chaves e isola Sérgio Gonçalves

O ex-prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, oficializou nesta...

Fim da fuga: mulher é presa por homicídio em RO

Emanuely Reis do Nascimento, investigada por envolvimento em um...