28 C
Porto Velho
17 março 2026

TENDÊNCIA NACIONAL: Síndromes gripais causam mortes em Ji-Paraná; veja como se prevenir

Ji-Paraná registrou recentemente duas mortes com suspeita de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde do Município para nossa reportagem nesta quinta-feira (15). 

Acompanhando um cenário nacional, Ji-Paraná enfrenta uma crise em razão do aumento de atendimentos por síndrome gripal – que pode ser causada por vírus como influenza, coronavírus, rinovírus, sincicial respiratório, entre outros. 
 
De acordo com a diretora do Hospital Municipal de Ji-Paraná, Renata Fuverki, boa parte dos leitos do hospital estão ocupados por causa da síndrome gripal (mais especificamente pelo vírus influenza). “Hoje não estamos com todos os respiradores em uso, mas temos uma alta taxa de ocupação e uma grande quantidade de atendimentos todos os dias”, disse ela ao Rondoniaovivo.
 
A ocupação da UTI por causa de síndromes gripais também é considerável. Os pacientes mais graves, e mais suscetíveis à infecção, são crianças e idosos. De acordo com a diretora do hospital, a imunização e a higiene são as melhores formas de evitar o contágio. “Os bebês, as crianças e os idosos são os mais afetados. É importante evitar aglomerações e manter a higienização – como a lavagem das mãos”, explicou. 
 
Crianças de dois anos são mais suscetíveis a desenvolver bronquiolite (inflamação das vias aéreas com acúmulo de mico). Na semana passada, o jornal entrevistou o titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Cristiano Ramos Pereira, que reforçou a importância da imunização. 
 
A Prefeitura de Ji-Paraná participa da campanha nacional de imunização realizada pelo Governo Federal. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBs) oferecem a vacina contra a influenza – principal vírus causador das crises respiratórias (e do aumento de hospitalizações) no município. 
 
Toda a população a partir de seis meses de idade pode e deve se imunizar. 
 
Prevenção

Além da vacinação orienta-se a adoção de outras medidas gerais de prevenção para toda a população. 
 
Evitar aglomerações, lavar as mãos e mantê-las longe dos olhos, boca e nariz são dicas essenciais para evitar o contágio da influenza. “Se você sabe que está doente, evite contato com pessoas saudáveis – especialmente bebês e idosos”, disse Fuverki. 
 
Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel, principalmente antes de consumir algum alimento;
Utilize lenço descartável para higiene nasal;
Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir;
Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
Mantenha os ambientes bem ventilados;
Evite contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe;
Evite sair de casa em período de transmissão da doença;
Evite aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados);
Adote hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

rondoniaovivo.com

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Execução de PM pode ter ligação com ciúmes do marido

A soldada Gisele Alves Santana, encontrada morta com um tiro...

Decisão histórica: canabidiol gratuito é garantido em RO

O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO) declarou constitucional...

Terça-feira de chuvas e trovoadas em RO

A previsão do tempo para a Região Norte do país, nesta terça-feira (17), indica...

Pai morre após carreta conduzida pelo filho capotar em RO

Raimundo Gomes Brasil, de 71 anos, morreu no último...

Criança é atingida por hélice de barco em balneário de RO

Uma criança de 11 anos ficou gravemente ferida após...

Flávio Bolsonaro e Nikolas surgem em celular de Vorcaro

O cerco em torno das conexões políticas do Banco...

Delegada é presa por suspeita de ligação com o PCC

A Justiça de São Paulo decretou, nesta segunda-feira (16),...

Flávio Bolsonaro é denunciado por vídeo falso

Gleisi Hoffmann, ministra da Secretaria de Relações Institucionais do...